A Fravizel, em parceria com a equipa de Inovação Florestal da Navigator Company, desenvolveu o Riper Amontoador cujo objetivo é realizar a gradagem, ripagem e adubação em apenas uma só operação.
Esta alfaia mobiliza a faixa de terreno, proporcionando assim uma boa “cama de plantação”. Os discos podem ter 28, 30 ou 32 polegadas e têm orientação variável, que permite definir a altura do cômoro, adaptando-se a zonas mais secas ou de maior encharcamento e efetuar uma ripagem até 70 cm de profundidade, ficando marcada com o riscador a futura linha de plantação. Adicionalmente pode ser aplicado adubo fosfatado (ou outro), na linha de plantação e à taxa variável.
É adaptável quer para bulldozer quer para trator, desde que tenha acessório de 3º ponto. O próprio equipamento tem inclinação ajustando-se também à própria irregularidade. Nos ensaios preliminares já executados, o rendimento da operação situa-se entre 2 a 3h/hectare. Os ensaios estão a ser executados no âmbito do projeto rePlant apoiado pelo Portugal 2020 e Compete.
Empresa Destacada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Grupo Kramp atinge novamente recorde de vendas em 2022
02 Jun 2023
Opção de emissão zero agora disponível para qualquer transporte SPMT
01 Jun 2023
Feira Nacional de Agricultura promove o que de melhor se faz no país
31 Mai 2023
John Deere fecha primeiro semestre do seu ano fiscal com lucro líquido de 4,5 mil milhões de euros
31 Mai 2023