NOTICÍA

Fravizel em Ação - Riper Amontoador fabricado em parceria com a Navigator Company

11 Mai 2022

A Fravizel, em parceria com a equipa de Inovação Florestal da Navigator Company, desenvolveu o Riper Amontoador cujo objetivo é realizar a gradagem, ripagem e adubação em apenas uma só operação. 

Esta alfaia mobiliza a faixa de terreno, proporcionando assim uma boa “cama de plantação”. Os discos podem ter 28, 30 ou 32 polegadas e têm orientação variável, que permite definir a altura do cômoro, adaptando-se a zonas mais secas ou de maior encharcamento e efetuar uma ripagem até 70 cm de profundidade, ficando marcada com o riscador a futura linha de plantação. Adicionalmente pode ser aplicado adubo fosfatado (ou outro), na linha de plantação e à taxa variável. 

É adaptável quer para bulldozer quer para trator, desde que tenha acessório de 3º ponto. O próprio equipamento tem inclinação ajustando-se também à própria irregularidade. Nos ensaios preliminares já executados, o rendimento da operação situa-se entre 2 a 3h/hectare. Os ensaios estão a ser executados no âmbito do projeto rePlant apoiado pelo Portugal 2020 e Compete.