A empresa continua a desempenhar um papel primordial na comunidade em que opera:
O Conselho de Supervisão SDF, multinacional italiana com sede em Treviglio (BG), um dos líderes mundiais na produção de tratores, máquinas agrícolas de colheita e motores diesel, aprovou os resultados consolidados para o exercício financeiro de 2021.
Resultados económico-financeiros
A empresa encerrou 2021 registando um crescimento das receitas e do EBITDA, tanto em termos percentuais como absolutos.
Em detalhe, as receitas de 1.481 milhões de euros aumentaram 29% em comparação com os 1.146 milhões de euros em 2020, afetadas pelo encerramento da sede de Treviglio que se prolongou por mais de dois meses devido à pandemia, e 17% em comparação com os 1.268 milhões de euros em 2019, o ano pré-pandemia.
Crescimento também do EBITDA que atingiu 159 milhões de euros, equivalente a 10,8%, acima dos 9,5% em 2020 e 8,7% em 2019.
Foi registado um resultado líquido de 62,6 milhões de euros, equivalente a 4,2%, um aumento face aos valores percentuais de 2020 (3,4%) e 2019 (3,5%). A posição financeira líquida encerrou com um endividamento de 122 milhões de euros, uma redução de quase 55 milhões de euros (-31%) em relação ao ano anterior. Este valor também confirma para 2021 os melhores parâmetros de avaliação da solidez financeira.
SDF interveniente no Sistema de Países que apoia a comunidade
Na visão da SDF, o valor económico que a empresa gera deve ser acompanhado de um desenvolvimento sustentável a longo prazo dos seus recursos e do ambiente social e físico em que estes operam. Por esta razão, num ano caracterizado pela continuação da emergência Covid-19, a empresa apoiou importantes iniciativas em benefício dos funcionários e da comunidade.
A SDF foi a primeira empresa da província de Bergamo, e uma das primeiras em Itália, a ativar um Centro de vacinação no território, disponibilizando os seus recursos e estruturas empresariais. Inicialmente dedicado aos funcionários, familiares e fornecedores, o Centro de vacinação SDF em Treviglio tornou-se posteriormente o Centro Regional de Vacinação para toda a comunidade, distribuindo cerca de 40.000 doses de vacina.
Em 2021, iniciaram-se os projetos de reabilitação das sedes de Ranipet, Châteaubernard, Lauingen e Treviglio.
A fábrica francesa Grégoire de Châteaubernard e a fábrica indiana de Ranipet a estão ainda a sofrer grandes investimentos na renovação de edifícios, instalações de produção e logística.
Para a sede de Lauingen foi lançado o projeto “MOVE” que, de acordo com os novos requisitos funcionais e arquitetónicos da DEUTZ-FAHR Land, prevê a reconstrução dos atuais escritórios, numa área total de quase 2.000 m2, e completa o investimento iniciado em 2017 com a construção da DEUTZ-FAHR Land.
Por fim, foi apresentado o projeto “SAME Campus para a sede de Treviglio” que estará totalmente concluído em 2027, num valor total de aproximadamente 25 milhões de euros. Os principais objetivos do projeto arquitetónico incluem a construção de um parque de estacionamento dedicado aos trabalhadores, novos vestiários e novos edifícios de escritórios, cobrindo uma área total de 4.000 m2.
Além disso, em Itália, a SDF pagou o prémio de desempenho a todos os seus funcionários, posicionando-se novamente este ano entre as principais empresas do país em termos de valor do prémio, que ascendeu a mais de 5.000 euros. Em geral, o rácio de rentabilidade ao longo dos últimos dez anos cresceu 93% atingindo 1.035 euros.
A empresa contratou cerca de 300 novos colaboradores na fábrica de Treviglio, entre empegados e operários, através de contratações diretas, colaborações em projetos e contratos temporários a médio e longo prazo, para um total de 4.187 funcionários a nível mundial.
Mercados
O ano de 2021 assistiu a um crescimento generalizado no mercado de tratores e máquinas de colheita.
O lançamento de novos produtos, apoiado por uma gestão comercial eficaz, permitiu à SDF aumentar as suas quotas de mercado tanto na Europa (de 10,7% para 11,4%), como na Turquia (de 6,6% para 9,7%).
Nos restantes países extracontinentais, o crescimento do volume de negócios da SDF ascendeu a 356 milhões de euros, mais 27,6% do que em 2020.
Na China, a divulgação da marca DEUTZ-FAHR foi substancialmente reforçada e as Séries 6W-7W, equipadas com transmissões Powershift e atualizações técnicas significativas, foram lançadas com sucesso, fazendo da DEUTZ-FAHR a referência nos tratores Powershift na China.
Além disso, a SDF Índia ganhou o prémio mais prestigiado do país “Indian Tractor of the Year” com o Agrolux 70 4WD na categoria de “Best Tractor above 60HP category”.
Inovação e Smart Farming
A aposta na inovação foi suportada por investimentos em investigação e desenvolvimento que atingiram 63 milhões de euros, equivalentes a 4,3% das receitas, um aumento face aos 57 milhões de euros em 2020 e 60 milhões de euros em 2019.
As mudanças tecnológicas associadas à digitalização contribuíram, também no setor agrícola, para enriquecer a oferta ao utilizador final. Para a SDF, isto traduz-se na prestação de serviços inovadores que podem apoiar o Cliente durante as várias atividades de utilização do produto, por exemplo: O SDF Fleet Management que permite ao Cliente monitorizar e verificar a utilização de veículos, o SDF Field Management que permite a aplicação de agricultura de precisão no campo e o SDF Farm Management que auxilia o cliente na gestão da exploração agrícola.
No que diz respeito ao produto, a SDF dedicou recursos significativos ao desenvolvimento de motores Stage V de nova geração, em conformidade com as rigorosas normas em matéria de emissões. Assim nasceram os FARMotion 35 e 45, motores de 3 e 4 cilindros desenvolvidos internamente pela SDF (com potências de 65 a 160 CV) que cumprem a Stage V. As versões até 75 CV estão equipadas com recirculação externa dos gases de escape, catalisador de oxidação e filtro de partículas. Em todas as potências superiores, também está instalado o sistema de redução seletiva catalítica. Por último, os motores FARMotion 45 com potência de 130 a 160 CV estão equipados com um turbocompressor VTG (Turbo Geometria Variável).
A DEUTZ-FAHR também atualizou as gamas de produtos de alta potência Série 6 TTV e Série 7 TTV, ao mesmo tempo que introduziu as novas transmissões SDF de variação contínua T7540, T7560 e T7780. Por fim, a introdução da nova Série 6C confirmou a vocação da marca para a adaptabilidade às necessidades de qualquer tipo de cliente graças a 3 tipos de transmissão, incluindo a nova RVshift Full PowerShift.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” que prevê e resolve problemas em tempo real
02 Dez 2025
Agricultor do Fundão recebe cisterna Herculano CH 18000 RG entregue pela MTA
02 Dez 2025
O manipulador que eleva a indústria: Sennebogen 360 G chega com alcance, força e eficiência inéditos
28 Nov 2025
John Deere lança nova série 5EN: potência compacta para vinhas, estufas e culturas especiais
27 Nov 2025