NOTICÍA

Diferenças entre um sistema antigranizo e uma rede antigranizo

30 Jun 2022

Um dos principais problemas para as culturas agrícolas são os fenómenos meteorológicos, como por exemplo o granizo. O risco, dependendo da área, ao que se expõem algumas explorações agrárias é muito alto, e por isso surgiram diversos métodos para a proteção destas explorações, uma vez que o granizo pode acabar com os esforços de toda a campanha, por isso, é importante investir em métodos eficazes ao mesmo tempo que rentáveis para a sua proteção.

 

Em seguida mostramos as diferenças existentes, quer económicas, de proteção e de durabilidade de dois métodos eficazes em relação ao granizo.

 

Rede antigranizo ou sistema antigranizo?

A rede antigranizo é uma rede agrícola de proteção composta integralmente por monofilamento de poliestireno e alta densidade, é uma defesa passiva, as principais utilizações desta defesa encontram-se nas plantações de pomares, vinhas e viveiros. A rede antigranizo encontra-se há décadas no mercado ajudando a preservar culturas, é importante destacar que os agricultores têm que fazer um grande investimento a cada 5 anos, renovando este sistema devido à deterioração no tempo provocado por fenómenos como o vento, o sol e as trovoadas. A sua manutenção é anual, com um custo elevado que qualquer agricultor deve respeitar se quiser que a sua rede esteja em ótimas condições para as trovoadas que possam ocorrer durante o ano.

 

Especificações importantes no momento de colocar a rede antigranizo

Não se deve colocar a rede antigranizo em lugares onde existam esquinas que possam cortar a rede. Também é importante ao colocá-la, evitar não esticá-la demasiado, poderá romper-se por desgarro devido à retração que pode sofrer com a passagem do tempo.

 

Outro método que vamos apresentar é o sistema antigranizo, um método ativo que protege as culturas deste fenómeno há mais de 45 anos.

 

O sistema antigranizo funciona através da mistura entre oxigénio e  gás acetileno industrial, este tipo de mistura realiza-se numa câmara controlada que se encontra no interior do equipamento, ao se tratar de dois produtos inócuos não contaminam o meio ambiente, a mistura destes dois elementos, gera uma explosão controlada na câmara e gera-se uma onda expansiva a cada 7 segundos, desestrutura, desfaz a pedra de granizo no percurso que faz desde que cai da nuvem até à superfície. Esta onda expansiva evita a chegada de granizo à superfície, o espetro de proteção alcançado pelo equipamento são 80 hectares e o melhor de tudo… é que ao contrário da rede, tem um preço fixo, não aumenta o seu custo dependendo dos hectares.

 

Apesar da principal missão deste sistema ter sido sempre a agricultura, há já um muito tempo que este sistema vem sendo utilizado noutros competitivos sectores como a aeronáutica, energias renováveis e automoção.

 

Que culturas são protegidas por este sistema?

 

- Vinha

- Olival

- Amendoal

- Pistacho

- Citrinos

 

Pontos-chave das diferenças entre os dois sistemas

 

Tanto o sistema antigranizo como a rede antigranizo são dois métodos que atualmente já se encontram em muitas explorações agrícolas na  Europa e nos EUA. As principais diferenças entre eles são:

 

1. Qualidade/Preço: os dois sistemas têm uma ótima qualidade, no entanto a rede antigranizo tem um custo elevado, que dependerá dos hectares da exploração. O sistema antigranizo é muito mais rentável com um custo único, que perdura no tempo e não é necessário substituí-lo cada certo tempo.

 

2. Tecnologia: no sistema antigranizo o utilizador poderá controlar em tempo real as necessidades do sistema ou o que está a ocorrer durante as trovoadas através da aplicação móvel.

 

3. Sustentabilidade: aqui não há nenhum tipo de diferenças entre os dois sistemas, já que nenhum dos dois contamina o meio ambiente nem evita a chuva além de não danificarem a fauna e a avifauna.

 

Fonte: Grupo SPAG