NOTICÍA

Alliance 354 Agriflex VF: demonstradas as vantagens da tecnologia VF

13 Jul 2022

- Pneu para culturas em linha Alliance 354 VF para tratores, pulverizadores e pulverizadores autopromotrizes

 

- Menor pressão de enchimento ou maior capacidade de carga

 

- Papel essencial dos pneus em termos de tração, proteção do solo e aumento da produtividade

 

Novos estudos científicos sobre o Alliance Agriflex 354 VF

Depois de uma primeira série de estudos de campo científicos levados a cabo pela SEGES Innovation em colaboração com o NDI Group (distribuidor exclusivo da Alliance, pertencente ao grupo Yokohama Off-Highway Tires, nos países nórdicos) na Dinamarca, um novo estudo foi colocado em marcha em abril deste ano. Este segundo estudo está a ser levado a cabo na estação de maquinaria de Agerbæk, 20 quilómetros a nordeste de Esberg, Dinamarca. Nesta ocasião, os investigadores dinamarqueses estão a observar uma solução especial de roda e os seus efeitos na produtividade e na qualidade do milho. Estão a realizar-se testes comparativos que incluem uma solução com jantes estreitas duplas e pneus estreitos para culturas em sulcos Alliance 354 Agriflex VF, que se estão a utilizar a uma pressão de enchimento reduzida e que circulam entre as linhas de milho, comparado a um jogo de pneus largos que circulam no espaço que ocupariam quatro linhas de milho no processo de sementeira.

 

Doron Salomon, chefe de gestão de produto da Yokohama Off-Highway Tires (YOHT) Europe, afirma: «Valorizamos muito aquilo que os dados científicos dizem de nós. Graças a serem cientistas independentes, podemos estar certos de que se observam parâmetros estritamente científicos, pelo que os dados obtidos terão uma grande fiabilidade e poderemos usá-los como informação para os nossos clientes».

 

Última tecnología VF para culturas em linha

O Alliance 354 Agriflex+ (VF) é um pneu ideal para pulverizadores e tratores de grande capacidade utilizados em operações de culturas em linha. Conta com a gama mais ampla disponível para pulverizadores e tratores. Fabricado com a última tecnologia VF, foi desenhado para transportar até 40% mais carga que um pneu convencional para culturas em linha ou para pulverização, com a mesma pressão de enchimento. Por outro lado, este pneu pode transportar uma carga normal com 40% menos pressão de enchimento. Em função das condições do solo predominantes, este modo de trabalho proporciona uma oportunidade ideal para minimizar o impacto sobre o solo, ao mesmo tempo que se alcança uma máxima eficiência operacional. Graças ao seu índice de velocidade D, este pneu é ideal para velocidades em estrada até 65 km/h. Uma vez que é frequente que os grandes pulverizadores tenham que percorrer por estrada a distância entre a estação de enchimento e o campo de cultivo, agora já quase nunca será necessário ter que ajustar a pressão dos pneus em função do nível de abastecimento do depósito, devido à grande variedade de cargas e pressões de ar que o Alliance 354 Agriflex VF admite. Este pneu funciona com pressões bastante abaixo dos valores habituais. Graças à sua excecional resistência aos furos, excelente tração e magníficas prestações de autolimpeza (como resultado da distância ótima que existe entre os tacos R-1W), o pneu com cinta de aço 354 Agriflex VF aumenta significativamente a produtividade da maquinaria agrícola.

 

Base científica: informação fiável para o cliente

Como no caso de Henning Sjørslev Lyngvig, técnico especialista superior em maquinaria agrícola, cultivos e meio-ambiente da SEGES, que nos descreve a seguir o método que seguem para testar este pneu: «Estamos a circular com duas configurações diferentes de pneus em quatro linhas cada um enquanto se semeia o milho. Durante este ano, realizaremos um seguimento de todo o processo e avaliaremos o crescimento e a qualidade das plantas. Depois da colheita no outono, analizaremos os dados e compararemos as culturas de milho. Depois, determinaremos que impacto teve cada solução de roda na produção e qualidade do milho», comenta. Segundo Lyngvig, já há resultados neste sentido de um estudo que se levou a cabo na Alemanha há algum tempo: «Este estudo já mostrou que usar uma solução de roda que permitisse que o pneu circulasse entre as linhas incrementava a produtividade, mas agora é a primeira vez que iniciámos uma experiência assim na Dinamarca. Estamos ansiosos por conhecer os resultados e de que forma estes nos podem proporcionar dados novos e valiosos e um conhecimento para os agricultores aplicável na prática». Henning Sjørslev Lyngvig e o seu colega na SEGES, Martin Mikkelsen, esperam terminar a avaliação e ter os resultados prontos para sua publicação em finais de 2022.