NOTICÍA

Os pneus gigantes da BKT em evidência na próxima BAUMA

15 Set 2022

Vai ser impossível não reparar nos pneus BKT na próxima Bauma. Em exposição estarão os EARTHMAX SR 468 no tamanho 40.00 R 57,  de longe o maior pneu já produzido pela BKT com os seus 3,5 metros de altura, bem como duas medidas dos EARTHMAX SR 46 - 33.00 R 51 e 27.00 R 49, com mais de 3 e 2,6 metros de diâmetro, respetivamente.

 

Há grande entusiasmo na BKT para um dos eventos mundiais mais importantes para os setores da terraplanagem, estaleiros, construção, industrial e mineração. Estamos a falar da BAUMA, a feira trienal que vai decorrer em Munique, de 24 a 30 de outubro de 2022.

 

Os planos da empresa para esta edição passam por deixar a sua marca exibindo – entre outros produtos – três pneus Gigantes com características incríveis.

 

O primeiro é o EARTHMAX SR 468, lançado no mercado em 2021, que é o maior pneu alguma vez produzido pela BKT. Destina-se a camiões basculantes rígidos e será exposto no tamanho 40.00 R 57 que corresponde a 3,5 metros de altura, 1,13 metros de largura e um peso de 3800 kg. 

 

Segue-se o EARTHMAX SR 46, a expor nas medidas 27.00 R 49 e 33.00 R 51, concebido para camiões basculantes rígidos. O tamanho 33.00 R 51 é equivalente a um diâmetro de 3061 milímetros, uma largura de 905 e um peso de 2400 kg, enquanto o 27.00 R 49 tem um diâmetro de 2688 milímetros e uma largura de 746.

 

Adequado para terrenos rochosos e hostis, este tipo de pneu é particularmente resistente a ataques e perfurações, graças à estrutura All Steel que confere resistência à carcaça, e com uma profundidade de banda de rodagem E-4, que oferece resistência extrema em condições muito difíceis. O padrão especial da banda de rodagem e o composto foram especificamente concebidos para limitar o calor gerado por este tipo de processo produtivo extremo.

As duas referências fazem parte da linha BKT, EARTHMAX, projetada para uma melhor distribuição de cargas no terreno para camiões basculantes, carregadoras de rodas, tratores, motoniveladoras e alguns veículos multiusos, e que hoje inclui 40 pneus diferentes para os setores de terraplanagem, construção, mineração e pedreira, e estão disponíveis em muitos tamanhos e variantes compostas.

 

Porque é que a BKT escolheu pneus gigantes? Dada a crescente necessidade de produtividade, a maquinaria será cada vez mais poderosa e necessitará de pneus ainda maiores que transformem o seu poder em tração e sobretudo resistência.

 

Neste momento, a BKT está a trabalhar em muitas frentes de pneus para o setor OTR, com um particular enfoque em novos compostos novos compostos que são de alta resistência cut&chip ou seja, resistentes a cortes e abrasão, além de misturas ultrarresistentes ao calor, com capacidade para suportar grandes cargas e, ao mesmo tempo, manter um ótimo TKPH, ou seja a razão média entre o peso transportado pela máquina e os km/h.

 

No futuro, algumas "revoluções" do produto pneumático serão provavelmente invisíveis para a maioria, mas não menos importantes. Seguramente, os pneus Gigantes da BKT, não passarão despercebidos na Bauma. Estarão localizados nas áreas exteriores da feira e disponíveis para uma oportunidade fotográfica!