NOTICÍA

Landini REX4 Full Hybrid recebe o prémio Novidade Técnica na EIMA 2022

08 Nov 2022

Não há duas sem… Landini

 

Por terceira vez consecutiva, o prémio Novidade Técnica na EIMA International vai para a marca Argo Tractors e, em especial para o REX4 que, após o Advanced Driving System de 2018 e o Electra - Evolving Hybrid de 2020, vê premiado o projeto Full Hybrid, mais um passo no processo de eletrificação que está a levar a cabo o grupo para os tratores especializados e que confirma a empresa italiana como figura de referência, capaz de criar inovações de alto nível no sector mecatrónico.

 

O prestigiado reconhecimento foi entregue no passado dia 5 de outubro durante o avanço exclusivo organizado pela FederUnacoma em Bolonha, cidade onde o REX4 Full Hybrid será o centro das atenções na EIMA International 2022 de 9 a 13 de novembro.  

 

«Os três prestigiados reconhecimentos recebidos de forma consecutiva a partir do Landini REX4 — assinala Giovanni Esposito, diretor de Inovação da Argo Tractors — certificam o avanço no desenvolvimento tecnológico dos nossos produtos, fruto de uma trajetória de crescimento onde o grupo Argo Tractors está a investir com um espírito visionário constante. O programa de eletrificação dos tratores especializados, que se traduz também na criação na empresa de competências e métodos operacionais novos, dá hoje um grande passo em frente graças ao projeto Full Hybrid. Com a estratégia de gestão aplicada, desenvolvida pela Argo Tractors, obteve-se uma redução considerável do consumo de combustível e uma autonomia de até 2 horas em Full Electric, respondendo assim com eficácia às exigências do mercado e da agricultura moderna, e destacando uma vez mais a sensibilidade especial do grupo com os objetivos de sustentabilidade económica e ambiental».

 

O design do novo trator REX4 Full Hybrid supôs o desenvolvimento de uma série de tecnologias e sistemas inovadores com o objetivo de otimizar a mecânica, a recuperação energética e a gestão de potência nos distintos dispositivos elétricos. Tudo isto constitui um ponto de chegada extraordinário, mas também uma etapa excecional para o desenvolvimento futuro destas máquinas, com funções cada vez mais sofisticadas, de última geração e úteis para o utilizador e o ambiente.

 

O projeto Full Hybrid, capaz de proporcionar uma potência total de 80 kW, caracteriza-se pela combinação de um motor endotérmico diesel de 55 kW com um motor elétrico Booster de magnetos permanentes, com uma potência de até 50 kW. O funcionamento Full Hybrid desenvolve-se com os 55 kW do propulsor endotérmico juntamente com os 25 kW de derivação elétrica, enquanto, com o funcionamento Full Electric, se alcança uma potência nominal de 50 kW (com um pico de 65 kW). 

 

O trator dispõe de uma bateria de grande capacidade, tanto como reserva de energia para o funcionamento híbrido como para garantir a autonomia necessária em Full Electric. O motor endotérmico, nos momentos de baixa carga mecânica, carrega a bateria de acordo com um algoritmo patenteado que pondera constantemente as contribuições energéticas e aplica a estratégia mais conveniente em cada momento.

 

Todo o sistema é gerido através de um controlo, PMS (Power Management System), que supervisiona os dispositivos elétricos, os fluxos de potência e identifica o ponto de funcionamento ideal dos sistemas de propulsão. A possibilidade de recuperar energia do veículo durante a desaceleração e a travagem, utilizando o motor elétrico como gerador de carga, aumenta ainda mais a eficiência do sistema.

 

Apesar de ainda ser apenas um protótipo, o projeto REX4 Full Hybrid representa um passo fundamental no desenvolvimento das tecnologias de eletrificação destinadas a assumir um peso cada vez mais importante no mercado do futuro, juntamente com o processo em curso no âmbito automobilístico.