NOTICÍA

Nova série de tratores 5ML da John Deere

11 Nov 2022

Com a nova Série 5ML, que inclui o trator 5130ML, a John Deere apresenta os seus tratores estreitos mais inteligentes e potentes até à data para uso em culturas de alto valor. Os tratores 5ML podem ser equipados com um pacote completo de tecnologia John Deere para agricultura de precisão e oferecem uma potência máxima de 134 CV.

 

Inteligente: Agricultura de precisão para culturas de alto valor

Para facilitar o trabalho com culturas especiais, a 5ML oferece um pacote completo de tecnologia John Deere para agricultura de precisão. Uma característica exclusiva é o sistema de orientação AutoTracTM integrado. O ecrã AutoTracTM foi integrado diretamente no painel do trator, eliminando a necessidade de uma ativação ou ecrã adicional. Isto, acima de tudo, economiza custos adicionais. Com o seu equipamento, o 5ML permite combinar diferentes fases de trabalho. O sistema de orientação integrado permite que o operador realize um trabalho de alta qualidade mesmo em longas jornadas de trabalho. Pode concentrar-se totalmente nos implementos enquanto o próprio trator se mantém na passagem.

 

Devido a medidas políticas, os agricultores terão que documentar cada vez mais detalhadamente os seus processos de trabalho, o que é um esforço adicional. Com o ecrã Gen4 disponível opcionalmente no 5ML, todas as fases do trabalho do trator podem ser facilmente documentadas e transferidas com segurança para o John Deere Operations Center™, que está disponível gratuitamente. Aqui todas as operações podem ser monitorizadas, planeadas e analisadas, permitindo que o agricultor tome decisões agronómicas informadas. Com o 1-Click-Go-AutoSetup da John Deere, as configurações para a documentação e execução das fases de trabalho, como a dose de uma medida de proteção de culturas, podem ser configuradas através do Operations Center. Assim que o trator entra no campo correspondente, a tarefa definida aparece no ecrã. Tudo o que o operador precisa de fazer é confirmar e começar a trabalhar. Assim, o 1-Click-Go-AutoSetup economiza tempo de configuração e garante documentação sem erros.

 

Através do John Deere Operations Center™, o 5ML pode conectar-se a aplicações de software de empresas associadas que permitem uma agricultura específica do local para culturas de alto valor. Isto permite o uso seletivo dos consumíveis, o que reduz os custos de produção. O 5ML é pioneiro na agricultura de precisão para as culturas de alto valor.

 

Além disso, o John Deere Connected Support™ pode maximizar o tempo de atividade de 5ML. Com o consentimento explícito do cliente, os dados da máquina são analisados remotamente enquanto o 5ML está em funcionamento. Se for detectada uma irregularidade, o seu concessionário local John Deere será informado automaticamente. Em seguida, o cliente é notificado sobre a avaria iminente antes que o desempenho da máquina seja afetado.

 

Resistente: o trator estreito mais resistente da John Deere

O motor John Deere PowerTech™ Plus apresentado no novo 5130 ML é um motor de quatro cilindros de 4,5 litros com um aumento robusto de 30% no binário e uma potência máxima de 134 cv. A transmissão mecânica PowrQuad™ Plus apresenta quatro das oito marchas da transmissão Powr8™ opcionalmente disponível. Ao mudar de marcha, a marcha PowerShift™ correspondente é selecionada automaticamente. Isto, e a mudança de marchas sem embraiagem com o botão de embraiagem, fazem com que o trator se destaque em termos de conforto.

 

O 5ML impressiona não só pela potência do motor, mas também pela potência hidráulica de 117 l/min. Isto permite que implementos com elevadas exigências de potência hidráulica sejam conectados diretamente ao sistema hidráulico do trator sem a necessidade de uma bomba hidráulica externa acionada por uma TDF. Além disso, é possível combinar diferentes aplicações. Além disso, o trator está preparado para ser usado com carregadores frontais.

 

Uma característica especial é a excelente capacidade de elevação do 5ML, que chega a 4.900 kg nos engates esféricos do sistema hidráulico traseiro. No sistema hidráulico dianteiro é de 2.900 kg, com uma carga útil de 3.500 kg. A combinação de uma elevada carga útil com a capacidade máxima de elevação permite o engate de implementos de grande porte, aumentando a eficiência e a produtividade.

 

Além disso, o 5ML destaca-se pelo seu design robusto. Os pára-lamas, depósito de combustível e a caixa da luz traseira, bem como as juntas das portas, são feitos de aço e, portanto, são particularmente robustos. O design ajustado garante que as colheitas não sejam danificadas ao passar por rodeiras estreitas.

 

Segurança e comodidade de uso

A cabine do 5ML está equipada com uma alavanca multifunções eletrónica e um grande ecrã LCD no painel. Isto fornece uma excelente visão geral das configurações do trator e aumenta o conforto do operador. A alavanca multifunções eletrónica torna o controlo dos implementos fácil e confortável. Com a função de gestão de cabeceiras iTEC™, o operador fica muito aliviado pela automatização dos processos de trabalho ao virar na cabeceira. O sistema de filtração da cabine de categoria 4 (de acordo com EN 15695) integrado no teto da cabine do operador está disponível como opção e oferece proteção contra poeira, aerossóis e vapores perigosos para a saúde.