O Grupo Manitou apresentou o seu novo modelo de manipulador telescópico NewAg XL, o MLT 850-145 V+, na feira internacional de pecuária Eurotier. Com uma capacidade de carga de 5 toneladas e uma altura de trabalho de 7,6 metros, este novo modelo completa a gama existente para responder às necessidades das grandes explorações.
O manipulador telescópico MLT 850-145 V+ é o quarto modelo da gama NewAg XL, após o lançamento dos MLT 841, 1041 e 961. Com uma capacidade de carga de 5 toneladas e uma altura de trabalho de 7,6 metros, este novo modelo completa a gama existente para responder às necessidades das grandes explorações e cooperativas, mas também da indústria alimentar e do sector de reciclagem. Projetado para um uso muito intensivo, em particular o carregamento de cargas a granel, cereais, estilhas e silagem, o MLT 850 também é perfeito para manipular fardos de palha e sacos grandes.
Produtividade melhorada
Com uma capacidade de 5 toneladas, implementos de elevada capacidade e uma alta velocidade de trabalho hidráulica, o MLT 850 proporciona a melhor taxa de trabalho da sua classe (+18% em comparação com a concorrência, ou seja, 2 semi-reboques mais carregados por hora). Este modelo oferece mais de 600 Nm de binário, com uma força de tração de mais de 9.160 daN (+20% em relação à concorrência). A alta velocidade de movimento proporcionada pela bomba LSU de 200 l/min é complementada com uma força de arranque do balde de mais de 8.670 daN (+32% em comparação com a concorrência). Combinado com um depósito de elevada capacidade, o utilizador pode trabalhar com o melhor caudal durante todo o dia sem interrupções. Para otimizar a eficiência, a câmara HighView instalada na cabeça da lança permite controlar o nível de enchimento do reboque diretamente a partir da cabine.
A transmissão continuamente variável M-Vario Plus permite ajustar o comportamento da máquina a cada necessidade, graças aos modos confort e dinâmico.
Comodidade sem esforço
Colocando a inovação no centro da sua estratégia, como sempre, o Manitou Group aproveitou a sua presença na Eurotier para apresentar um novo sistema de direção patenteado*: o utilizador agora pode conduzir a máquina sem esforço usando um mini-joystick para reduzir a fadiga e o risco de distúrbios músculo-esqueléticos associados ao uso repetitivo do volante. Este é um grande avanço em termos de ergonomia e produtividade no mercado de manipuladores telescópicos.
Para oferecer o máximo conforto aos seus utilizadores, o Manitou Group seguiu os requisitos da gama NewAg XL com uma cabine espaçosa e silenciosa, graças ao excelente isolamento acústico, que limita o nível de ruído a apenas 69 dBA. A cabine também foi elevada em comparação com os modelos NewAg XL de menor capacidade para maximizar a visibilidade. A grande grade do teto com faixas angulares e as câmaras duplas Safeview opcionais completam essas inovações para uma visão de 360° em redor da máquina no visor do painel.
Para um fácil acesso à cabine, os dois degraus Easy-step com a iluminação por baixo da porta tornam a entrada e saída ainda mais segura, de dia ou de noite.
O MLT 850 NewAg XL também vem de série com JSM Autopower (disponível com a transmissão M-Vario Plus), que ajusta automaticamente a velocidade do motor necessária aos movimentos hidráulicos controlados através de JSM. Isto reduz o consumo de combustível e a fadiga do operador.
Rentabilidade inigualável
Arnaud Sochas, gerente de inovação de marketing, diz: “Como resultado de todas estas inovações, o MLT 850 proporciona o custo total de propriedade mais baixo da sua classe, 8% mais baixo que a concorrência. Isto significa que o consumo de combustível é quase 20% inferior ao da concorrência**. Isso representa uma economia substancial de € 4.800 para um uso anual de 2.000 horas. Os custos de manutenção preventiva também são reduzidos em 4%.” Para alcançar essa redução no TCO, o Manitou Group equipa o MLT 850 com Stop & Start de série. Esta função reduz o consumo de combustível e, portanto, as emissões de ruído ao desligar o motor quando a máquina está parada, sem que o operador tenha que fazer nada (arranque automático). Dessa forma, o contador de horas é baseado nas horas reais trabalhadas, espaçando assim as manutenções com uma troca de óleo a cada 1.000 horas e aumentando o valor residual da máquina.
Para simplificar a manutenção em aplicações de serviço pesado, o pré-filtro de ar autolimpante localizado por cima do compartimento do motor reduz a frequência de limpeza do filtro de ar principal. O compartimento do motor abre em duas partes para facilitar o acesso aos principais componentes. Um painel de libertação rápida também permite eliminar os detritos e a poeira na frente dos radiadores. Para que a manutenção dos componentes hidráulicos críticos seja mais segura, os pontos de lubrificação são centralizados (sistema de lubrificação automática disponível como opção) e são facilmente acessíveis.
Os manipuladores telescópicos MLT 850 (Etapa V) e MLT-X 850 (Etapa IIIA) serão entregues aos concessionários da Manitou a partir do segundo trimestre de 2023 na Europa e em todo o mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mercado de tratores cai menos em junho, mas semestre fecha com perdas significativas
04 Jul 2025
ARAG apresenta inovações em viticultura de precisão na Enovitis in Campo 2025
04 Jul 2025
Bobcat aposta forte em implementos: mais de 120 soluções para multiplicar a produtividade
03 Jul 2025
Tecnologia de cascata da Mewa: Meio século de sustentabilidade
02 Jul 2025