Para o transporte da maior pá eólica do mundo em BladeLifter, modelo Vestas V162, a LASO contou com os primeiros veículos Mercedes‑Benz SLT 8×8, que acabam de chegar a Portugal e dos poucos a operar na Europa.
Esta tipologia de viatura foi concebida especialmente para o transporte de cargas pesadas e de grandes dimensões, em estradas sinuosas e pendentes elevadas, oferecendo a qualidade de trabalho adequada a estes serviços.
A LASO efetua em média cerca de 50 transportes diários de componentes eólicos, todos eles, estudados, planeados e organizados. São avaliadas as medidas de passagem do transporte e ainda as condições meteorológicas de modo a não comprometer o projeto.
Estas viaturas tiveram como primeira missão levar uma pá eólica de 81 metros de comprimento e 32 toneladas para o Parque Eólico Barão de São João.
A solução, para cruzar a vila algarvia de Bensafrim com a pá eólica, foi através do sistema BladeLifter, capaz de a erguer a 60 graus.
Pela especificidade deste transporte, estiveram envolvidos cerca de 20 colaboradores da LASO.
“Isto só vem confirmar que, no sector do transporte especial, para grandes desafios, é preciso ter grandes soluções.” – referem na Mercedes-Benz referindo-se ao trabalho especial da LASO.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Motolusa reconhece estudante que utilizou trator com motor Perkins para combater incêndios
29 Nov 2024
Fravizel conquista o Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2024
28 Nov 2024
Develon e Leica Geosystems ampliam opções de controlo 3D para o dozer DD130-7
26 Nov 2024
LASO supera desafios no transporte de componentes para Parque Eólico em Valladolid
25 Nov 2024