NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - José Luís Rodrigues, Territory Business Manager da John Deere

26 Jan 2023

Dando continuidade à publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de José Luís Rodrigues, Territory Business Manager da John Deere.


Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.


CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para a sua marca?

JLR - Para a John Deere o ano 2022 foi positivo por dois motivos. Primeiro porque crescemos em quota de mercado e em aproximadamente 120 unidades no número de tratores vendidos. Segundo e mais importante, porque o crescimento foi essencialmente no mercado de tratores com mais de 100 CV, consolidando a posição da John Deere como líder no mercado de tratores para agricultura profissional em Portugal.
 
 
CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?
 
JLR - Em relação ao mercado de tratores para 2023, pensamos que irá manter a tendência de queda dos últimos 6 meses de 2022, até que diminuam as incertezas provocadas pela inflação e de outros indicadores macro-económicos, que afetam a economia Portuguesa. Ainda assim, pensamos que a queda de mercado vai ser mais significativa nos tratores de menor potência, destinados à agricultura de cariz mais familiar, que como sabemos tem um peso muito grande no mercado total de tratores em Portugal. A falta de programas de apoio governamentais, similares ao programa de renovação do parque de tratores “Next Generation” dos anos anteriores e as dificuldades de acesso ao crédito por parte dos pequenos agricultores, pensamos que também contribuirá para a retração do mercado total de tratores. No que respeita ao mercado de tratores destinados à agricultura mais profissional (>100 CV), pensamos que os números se vão manter muito similares aos do ano 2022, porque apesar das incertezas na economia, as empresas agrícolas estão a ter uma boa rentabilidade. Apesar do aumento dos custos de produção, estas empresas estão a beneficiar do escoamento dos seus produtos agrícolas a preços acima da média dos últimos anos, nomeadamente nos preços do leite, azeite, cereais, vinho, carne, etc. Além disso, com o crescimento destas empresas agrícolas, o mercado nacional de tratores cada vez carece mais de tratores com maior potência e tecnologia para otimizar as cadeias de produção. Em resumo para 2023, prevemos queda de mercado em tratores pequenos e uma certa estabilização no mercado de tratores de mais de 100 CV em Portugal.

 
CM - Como está a sua marca/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

JLR - A John Deere tem uma preocupação muito grande com os seus clientes e está constantemente à procura de novas soluções, para os mesmos e foi por isso que recentemente lançou a “Smart Industrial Strategy”. Esta estratégia é muito ampla, no entanto tem um propósito muito claro, que é fornecer aos clientes máquinas e aplicações inteligentes e conectadas, que irão revolucionar os seus negócios, gerando maior valor económico para o cliente, durante todo o ciclo de vida dos produtos e de forma sustentável para todos. Redirecionando a estratégia da John Deere ao mercado Português, no ano 2023 pretendemos continuar a vender tratores com muita tecnologia e conectados. Além disso, continuaremos a explorar todas as potencialidades da Agricultura de Precisão e conectividade, introduzindo no mercado novos produtos e serviços nesta área,  que irão ajudar os clientes a otimizar as suas explorações e com isso aumentar a sua rentabilidade. Vamos continuar a apostar nos tratores de alta potência e para clientes profissionais, porque dispomos de produtos de excelência nesta gama e porque temos uma rede de concessionários muito preparada e capacitada, para dar resposta a este tipo de empresas. Introduziremos no mercado a nova série de tratores especiais 5ML, que vai ao encontro das necessidades dos clientes de culturas de alto valor, nomeadamente na olivicultura, viticultura e produtores de amêndoa. Para dar resposta às dificuldades de acesso ao crédito dos clientes, provocadas pelas incertezas da economia e da inflação, vamos introduzir no mercado novos produtos financeiros, no âmbito da parceria que temos entre a John Deere Financial e o BPI, que é o Banco Líder no apoio à agricultura em Portugal. Paralelamente aos produtos e soluções financeiras que introduzimos no mercado, vamos continuar a desenvolver a nossa rede de concessionários em várias áreas, de forma a que possam dar mais e melhor serviço aos clientes.