NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - João Pimenta, Diretor Geral da Ascendum Agro

27 Jan 2023

Dando continuidade à publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de João Pimenta, Diretor Geral da Ascendum Agro, empresa responsável pela comercialização das marcas Valtra e Kioti em Portugal.

 

Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

 

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para as suas marcas?

JP - O Ano 2022 foi um ano cheio de incertezas e dificuldades nomeadamente atrasos nas entregas, aumentos sucessivos nos preços, aparecimento de sobretaxas de combustíveis etc. que fomos contornando da melhor forma que nos foi possível, conseguindo no final alcançar os objetivos que tínhamos para o ano. Em termos do mercado, com exceção dos segmentos de <25 hp e de 54-80 hp que cresceram, todos os outros apresentam descidas em relação a 2021. Isto demonstra que realmente houve problemas no sector mais profissional da agricultura.

 

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?

JP - Para 2023 a visibilidade ainda é limitada, tendo em conta que se desconhecem as ações de apoio à renovação de parque de tratores bem como à capacitação de empresas ou à continuidade de incentivos fiscais. Por outro lado, o aumento do custo do dinheiro conjugado com os constantes aumentos dos preços dos tratores e a inflação nos preços dos demais fatores de produção pode levar a uma retração no investimento em maquinaria. Como nota encorajadora, refiro a reposição de reservas de água nos solos e nas barragens que constituem fator decisivo para os agricultores em relação a investimentos para 2023. Aliás este efeito já se vem a notar desde Dezembro com o aparecimento de negócios com os quais já não contávamos e que se devem em grande parte a este efeito positivo do fim da seca.

 

CM - Como estão as suas marcas/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

JP - A nossa marca está a preparar-se para dar uma resposta melhor em termos de qualidade de serviço Após Venda e assim apoiar melhor os agricultores quando eles mais precisam, através dos nossos parceiros Concessionários. A preparação da força de vendas e consultoria técnica/comercial é outra das nossas preocupações pois queremos ser bons conselheiros e parceiros de confiança dos nossos agricultores.