NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Fernando Garcia, Diretor Geral da CNH Portugal

30 Jan 2023

Dando continuidade à publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de Fernando Garcia, Diretor Geral da CNH Industrial Portugal, responsável pela comercialização da marca New Holland em Portugal.

 

Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

 

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para a sua marca?

FG - O ano começou bem com as entregas, resultado das vendas realizadas no programa de abates ainda em 2021. À medida que se foram esgotando estas entregas, cada vez se começou a assistir a maiores dificuldades em gerar novas vendas, tendo o último trimestre sido particularmente mau. No computo geral a New Holland acabou por ficar aquém dos objectivos de vendas a que se tinha proposto no início do ano.

 

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?

FG - Se não houver uma alteração das condicionantes ao mercado que se vivem neste momento, 2023 pode vir a ser um dos piores anos de vendas da última década. O peso bastante grande que os clientes “não profissionais” têm no nosso mercado e o facto de estes clientes não estarem  disponíveis neste fase para investir em novos equipamentos não augura nada de bom para 2023. Os clientes profissionais, baseando as suas decisões de compra em critérios racionais, estão a adiar novos investimentos à espera que a situação internacional possa apresentar melhorias. Esta situação só poderia alterar-se se o Governo criasse, à semelhança do Governo espanhol, um programa de emergência para a agricultura que permitisse ao sector ganhar algum optimismo.

 

CM - Como está a sua marca/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

FG - As respostas são variadas e passam por encontrar uma oferta financeira que possa cativar os potenciais cliente nesta fase complicada, desenvolver ações comerciais pontuais em alguns modelos ou séries que possam ter maior procura e, de uma forma mais estrutural, procurar rever a oferta de produto, incorporando para além dos produtos Premium a oferta de produtos mais económicos destinados a cumprir as mesmas funções.