Popup Banner Popup Stihl Passatempo Primavera 2024
NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Arnaldo Caeiro, Diretor Geral da SDF Portugal

31 Jan 2023

Dando continuidade à publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de Arnaldo Caeiro, Diretor Geral da SDF Portugal, responsável pela comercialização das marcas Same, Deutz-Fahr e Lamborghini em Portugal.
 
Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.


CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para as suas marcas?

AC - O mercado de tratores agrícolas em 2022 teve um comportamento diferenciado ao longo do ano. No primeiro semestre, por força do programa de abate de tratores, o mercado cresceu. Após o mês de Agosto verificou-se um decréscimo que culminou numa ligeira queda do mercado.

No caso da SDF Portugal, o atraso na entrega de equipamentos devido às roturas nas cadeias de fornecimento, fez com que tivéssemos um primeiro semestre abaixo do esperado pelo que foi necessário rever o nosso objetivo interno. Na segunda metade do ano houve uma recuperação e, apesar da queda na quota de mercado, globalmente cumprimos o nosso objetivo.

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023? 

AC - Para o ano de 2023, considerando o cenário económico global (elevada taxa de inflação, aumento dos custo de produção, aumento das taxas de juro,…) esperamos uma queda do mercado que poderá ainda ser agravada pela ausência de medidas de apoio ao investimento nas explorações agrícolas.

CM - Como está a sua marcas/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023? 

AC - A SDF Portugal está neste momento melhor preparada que no ano anterior porque, por um lado, conseguimos regularizar as entregas de equipamentos e, por outro lado, vamos completar durante o ano a gama de produto com a entrada em produção de novos modelos importantes para o mercado português.