NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Miguel Vieira, Gerente Auto Industrial, Div. Agrícola

03 Fev 2023

Continuando com a publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de Miguel Vieira, Gerente Auto Industrial, Div. Agrícola e da Tractorluso, responsável pela comercialização das marcas Lovol e Preet Avenger em Portugal.

 

Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

 

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para as suas marcas?

MV - O mercado de tratores foi bastante influenciado pelo programa de abate com apoio á compra de trator novo, tal como espelhou a queda do mercado no segundo semestre.

Relativamente às marcas que comercializamos - Lovol e Preet Avenger -, os nossos objetivos foram parcialmente alcançados, com o aumento da nossa rede de revendedores que nos ajudaram na introdução de duas marcas novas no mercado português. Não esquecendo a confiança dos clientes, em nós e nos nossos revendedores, que adquiriram maquinas recém chegadas ao mercado português. A todos muito obrigado.

 

 

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?

MV - Este ano será mais um ano de incerteza no mercado português, tal como foram muitos no passado e em Portugal, há que estar atento, e antecipar as necessidades do mercado, no meio de tanta incerteza, há algumas certezas, os produtos provenientes da agricultura e da pecuária estão a melhorar a rentabilidade dos agricultores, mesmo considerando os aumento das matérias primas e das maquinas.

Certamente será um ano de menos investimento dos não profissionais, e como uma grande fatia do nosso mercado é não profissional as previsões é que baixem as vendas em número de unidades.

As grandes contrariedades atuais e que provocam constrangimentos a nível internacional e nacional são, a guerra na Ucrânia o aumento e instabilidade das taxas de juro e a instabilidade na maioria absoluta do governo português.

 

 

CM - Como estão as suas marcas/empresas a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

MV - A Auto industrial Divisão Agricola e a Tractorluso, empresas do grupo Auto Industrial, pretendem seguir a linha condutora que é o ADN deste grupo, um foco permanente no crescimento da venda de unidade aliadas a um serviço de após venda, que continua a garantir a confiança dos compradores e utilizadores de maquinas agrícolas. Vamos, em 2023, aumentar a nossa gama de potência nos tratores, aumentando assim a nossa oferta.