NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Nuno Santos, Diretor Comercial Entreposto Máquinas

06 Fev 2023

Continuando com a publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de Nuno Santos, Diretor Comercial Entreposto Máquinas, responsável pela comercialização das marcas Case IH, Branson e Farmtrac em Portugal.

 

Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

 

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para as suas marcas?

NS - O mercado nacional no ano de 2022 teve duas fases distintas: uma primeira metade em forte crescimento e uma segunda metade em queda bastante acentuada. Globalmente ficou ligeiramente inferior aos valores de 2021 (mercado de tratores agrícolas excluindo ATVs, UTVs e empilhadores multifunções). Ainda de uma forma global as marcas por nós representadas tiveram um desempenho que excedeu os nossos objetivos iniciais, melhorando quer em termos de marketshare quer em termos de volume absoluto.

 

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?

NS - O mercado para 2023, assim como toda a nossa economia estará dependente da conjuntura política externa, ou para ser mais concreto dos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia e respetivos impactos quer a nível da procura quer a nível da capacidade de produção e das cadeias de fornecimentos. Para já e com os dados que temos, esperamos uma queda em linha com o que tem sucedido nos últimos meses, isto é, na ordem dos 15% relativamente ao período homologo do ano transato. Eventuais estímulos e programas de incentivos governamentais poderão contribuir positivamente para os números do mercado, mas a tendência e previsão é mesmo de queda.

 

CM - Como estão as suas marcas/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

NS - Atuamos em diversos vetores, apostando na criação de ofertas atrativas de financiamento dos equipamentos aos nossos empresários agrícolas, na adequação da nossa gama ao nosso mercado e trazer para os nossos clientes o que de mais novo se faz nesta industria, quer em equipamentos quer em sistemas complementares com muito ênfase na agricultura de precisão e na conectividade, no sentido de aumentar a modernização e competitividade do sector agrícola do país. O sector de aluguer de equipamentos é também prioridade de desenvolvimento para 2023.