Popup Banner Popup Stihl Oferta Bateria Primavera 2024
NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Severino Olimpio, gerente da Sotrac, Lda.

07 Fev 2023

É chegado o momento da publicação da última das respostas recebidas por parte dos principais players do mercado de tratores agrícolas, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal. Trata-se do testemunho de Severino Olimpio, Gerente da Sotrac, responsável pela comercialização das marcas Hinomoto e Startrac em Portugal.
 
Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para as suas marcas?
 
SO - O balanço que faço é positivo, muito embora não tenhamos alcançado os objetivos na totalidade, mas 2022 foi bastante melhor que 2020 e 2021.
 


CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?
 
SO - Acho que o mercado, em especial no segmento dos tratores mini/compactos/especiais, não deverá baixar em relação a 2022 e estou convencido que até poderá aumentar.
 


CM - Como estão as suas marcas/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?  
 
SO - Neste momento estamos numa fase de expansão e a fazer de tudo para aumentar a quantidade de unidades vendidas na atual rede de revenda e também nomeando novos revendedores. Neste mercado tudo leva bastante tempo e empresas pequenas como a Sotrac têm bastante dificuldade em aumentar a quantidade de unidades vendidas.
Até porque são sempre as mesmas marcas no topo das vendas e, na minha opinião, não é só por terem melhor ou mais gama de produto, mas acima de tudo porque conseguiram dominar os revendedores com as mais recentes formas de aquisição e pagamento, através de empresas financeiras que trabalham em regime de preferência e favorecimento e assim os revendedores ficam completamente nas mãos de quem vende sempre mais.
 
Um revendedor que é aliciado com prazos de pagamento até 1 ano e plafond de crédito muito acima do que teria na banca tradicional, claro que terá sempre tentação de vender a marca que lhe proporcionar este tipo de pagamento e não uma marca de tratores que não tem o mesmo produto financeiro para lhe oferecer.