NOTICÍA

Descobrir a indústria mineira: as vantagens e o papel da tecnologia

22 Mar 2023

A Global Trends, o talk show da BKT que analisa algumas das tendências e tópicos mais relevantes da indústria, está pronta a arrancar com uma nova série, completamente dedicada ao todo-o-terreno (OTR). O primeiro episódio dá uma ideia de como a tecnologia, a automação e a robótica estão a revolucionar a eficiência e a segurança nas minas.

 

O desenvolvimento tecnológico é algo que nos tem acompanhado ao longo dos séculos, principalmente para influenciar positivamente todos os aspetos das nossas vidas. Uma revolução industrial que nunca parou, com o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho, a segurança humana e o impacto no ambiente.

 

Estes são os conceitos subjacentes que levaram ao primeiro episódio da nova temporada da Global Trends: o formato da BKT, que vai abordar tendências e tópicos relacionados com o universo do todo-o-terreno (OTR), proporcionando uma visão de 360 graus de conteúdos exclusivos e envolventes; isto vai acontecer após os números extraordinários da edição passada: 1,5 milhões de visualizações, 4 milhões de impressões e mais de 260 artigos nos média publicados em 22 países.Mas há mais: mais de 150 peças de conteúdos sobre a primeira temporada foram publicadas nos canais das redes sociais da BKT e partilhadas por utilizadores em todo o mundo.

 

Este episódio começa com algumas perguntas simples: as novas tecnologias podem realmente mudar o setor mineiro, melhorar a sua eficiência e ter um impacto positivo no ambiente? A automação e a robótica podem tornar o processo de mineração segura mais seguro? Os excelentes convidados no estúdio da BKT dão algumas respostas no primeiro episódio: "Tecnologia, Automação e Robótica".

 

O primeiro convidado mergulha no tema da sustentabilidade na indústria mineira global, ilustrando como a tecnologia desempenha um papel de liderança nesta transição. 

 

"A tecnologia contribui definitivamente para tornar as empresas mineiras mundiais sustentáveis. Um exemplo concreto é a utilização cada vez maior de veículos elétricos pelos mineiros, resultando na redução das emissões"- explica o primeiro convidado, Frik Els, editor executivo da Mining.com, o site de notícias e opiniões sobre exploração mineira mais visto do mundo. De facto, as principais empresas mineiras estão a investir tanto em frotas elétricas como na automatização dos processos, a fim de alcançarem os seus objetivos de sustentabilidade. "A exploração mineira é marcada por um nível cada vez maior de automatização dos processos. Desta forma, as grandes empresas podem fazer poupanças significativas, considerando que a maior parte destas operações funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. E não esqueçamos que a mineração mineral deverá aumentar exponencialmente, se quisermos realmente eliminar permanentemente os combustíveis fósseis". Por um lado, Frik Els sublinha a importância da adoção de tecnologia na indústria mineira. Por outro lado, indica várias dificuldades e barreiras, tais como a regulamentação. Outro ponto importante da conversa diz respeito à automatização e ao trabalho: a natureza do trabalho está de facto a evoluir e a mudar. A automatização e a robótica facilitam o trabalho dos operadores, de modo a poderem concentrar-se em atividades de requalificação.

 

Ainda no campo da tecnologia, o papel cada vez mais crucial da atividade mineira representa um grande passo em direção ao futuro. "Os drones são um desafio realmente interessante, uma vez que proporcionam vantagens significativas principalmente em relação à inspeção pormenorizada das minas. Estes robôs são programados para detetar e transmitir dados fornecendo, por exemplo, vistas de perto de áreas que poderiam ser perigosas para os seres humanos, sem pôr em risco a sua segurança". Este é o ponto de vista interessante que o segundo convidado, Andrew Petruska, Professor Associado de Engenharia Mecânica na Colorado School of Mines, traz para o debate. Continua: "Na minha visão das minas do futuro, este é o primeiro passo para tirar as pessoas daquele ambiente desafiante, com maquinaria a fazer o trabalho dentro e debaixo de terra, e nós a monitorizar e a controlar a partir do exterior. Além disso, os drones estão a tornar-se cada vez mais fundamentais para as operações de salvamento, explorando as áreas e detetando os riscos nos locais para onde os humanos têm de ir para salvar pessoas em perigo". Graças à utilização de drones autónomos que utilizam inteligência artificial para navegação e para evitar obstáculos, é possível operar em áreas subterrâneas onde o GPS não funciona. O futuro ideal da indústria mineira será, portanto, feito de sistemas automatizados e os trabalhadores humanos monitorizam e controlam as atividades a partir da superfície, reduzindo a necessidade de ventilação intensiva de energia e tornando a exploração mineira mais sustentável - uma revolução para a inspeção de minas subterrâneas.

 

E, neste contexto, o que está a fazer a BKT para facilitar as operações mineiras?

Isso é explicado em pormenor por Chris Rhoades, vice-presidente OTR da BKT USA. Ao fornecer uma análise do modo como a tecnologia está a transformar o setor mineiro, realça como a tecnologia é o motor da revolução neste setor, e como podemos testemunhar uma mudança de paradigma na forma como as atividades mineiras são conduzidas. 

 

"Na BKT, estamos a estudar como implementar a tecnologia nas operações mineiras, num esforço para ajudar as empresas com a sua produtividade e automatização. As empresas mineiras maximizam a produtividade movendo os materiais o mais rapidamente possível. Os pneus desempenham um papel crucial devido ao seu impacto na capacidade de carga, velocidade e eficiência. Por isso criámos um programa chamado "Spotech" que ajuda as minas a maximizar a sua produtividade, selecionando o pneu certo: recolhemos dados sobre o funcionamento da mina, equipando os camiões com câmaras de vídeo que captam dados GPS e rastreiam rotas de transporte, velocidade e distância, bem como acelerómetros para detetar as forças G. Instalamos estes dispositivos em camiões durante um dia, analisamos os dados e preparamos um relatório indicando as áreas para otimização. Mostramos então aos operadores o melhor pneu para a sua utilização, de modo a atingir a máxima produtividade. Tudo isto tem também um impacto na sustentabilidade: a escolha do pneu errado leva a uma má utilização dos recursos e a um aumento dos custos. Graças ao Spotech, demonstrámos que podemos reduzir as mudanças de pneus em pelo menos 10% numa frota".

 

O episódio completo está disponível aqui: https://www.bkt-network.com/technology-automation-and-robotics