Este microtrator pode ser revolucionário uma vez que se trata de um verdadeiro "transformer" que ajuda o agricultor em múltiplas tarefas. Pelas suas características, é ideal para pequenas explorações e para culturas especializadas.
A startup norte-americana Farm-ng desenvolveu este microtrator elétrico sob o nome Amiga, um veículo multifunções que está a ter um verdadeiro impacto entre os agricultores dos Estados Unidos da América.
A sua estrutura modular permite-lhe adaptar-se facilmente às diferentes condições culturais. Por exemplo, pode variar a largura de trabalho de acordo com a distância entrelinhas.
Também pode ser portador de múltiplas ferramentas, o que lhe permite realizar tarefas de lavoura, deservagem, sementeira, pulverização, fertilização, colheita e transporte, entre outras.
Pode ser operado de forma manual ou remotamente, com a possibilidade de incorporar robótica para o seu funcionamento totalmente autónomo, uma das especialidades da Farm-ng.
Desde a Farm-ng destacam que o microtrator Amiga está desenhado para ajudar os produtores a manterem-se competitivos através de um equipamento elétrico simples, acessível e altamente personalizável.
Atendendo a este objetivo, o equipamento incorpora as últimas tendências em técnicas de Agricultura de Precisão, com o fim de maximizar o rendimento, reduzir a carga de trabalho, facilitar a recopilação de dados, melhorar a segurança e minimizar a compactação do solo.
Devido às suas características, o Amiga é ideal para explorações de pequenas dimensões e culturas regionais. Para já, nos Estados Unidos é utilizado principalmente na produção hortícola orgânica e de plantas aromáticas.
A comercialização desta máquina ainda não chegou à Europa mas prevê-se que venha a ter impacto quando isso ocorrer.
Investidores
O sucesso comercial do Amiga nos Estados Unidos traduziu-se num crescente interesse por parte dos investidores.
Recentemente, a Farm-ng realizou bem sucedida ronda de financiamento para apoiar o seu projeto.
O investimento, liderado pela Xplorer Capital, será utilizado pela empresa californiana para aumentar a capacidade de produção do microtrator.
Também utilizará os novos recursos para um maior desenvolvimento da navegação autónoma em operações agrícolas que vão desde a colheita até ao transporte.
A Farm-ng é uma startup californiana dedicada ao desenvolvimento de hardware e software de robótica para agricultura e outros sectores.
Saiba mais: https://farm-ng.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Futuro da Mecanização Agrícola debatido na Agroglobal com casa cheia
17 Set 2025
Ascendum entrega os primeiros dumpers rígidos Volvo em Portugal
17 Set 2025
Fendt 600 Vario em primeira mão na Agroglobal com a Forte, Lda.
16 Set 2025
Olix da ID David: nova podadora de baixeiras atraiu atenções na Agroglobal
16 Set 2025