A John Deere acrescentou um novo marco à sua história: a fabricação do seu trator número 2 milhões na sua fábrica de Mannheim, Alemanha. Trata-se de um trator 6R 250 que, em agradecimento à equipa de produção, será coberto com fotos de mais de 300 empregados da fábrica.
O veículo foi apresentado ao público ontem, 22 de março, num evento presidido por John C. May, CEO da Deere & Co. Durante as próximas semanas, o trator estará em exposição no John Deere Forum, o centro de exposições da empresa em Mannheim. A mais longo prazo, ser-lhe-á atribuído um espaço honorário no museu da fábrica num local próximo do seu predecessor, o trator número um milhão produzido em Mannheim, um modelo 6.400.Foram necessários cerca de 70 anos desde o início da produção no local de Mannheim para a fabricação do número um milhão. No entanto, foram necessários apenas 30 anos adicionais para atingir o marco dos 2 milhões de tratores fabricados.
Atualmente, a fábrica de Mannheim produz cerca de 40.000 tratores por ano, que são exportados para vários locais em todo o mundo. Para este fim, emprega 3.000 pessoas, o que a torna um dos maiores empregadores da cidade.
Mannheim, uma fábrica com mais de 100 anos de história
Mannheim é uma cidade que assistiu ao nascimento de grandes invenções como o carro, a bicicleta e o primeiro trator. Embora já nem o primeiro nem o segundo sejam produzidos, o distrito de Lindenhof, onde a fábrica está localizada, continua a produzir tratores na sua linha de produção.
Foi há 102 anos atrás que a empresa Heinrich Lanz lançou as bases do que viria a ser a atual fábrica John Deere em Mannheim com a produção da série de tratores Bulldog. Só em 1956 é que os primeiros tratores John Deere foram produzidos aqui.
O aumento significativo da produção nos últimos tempos fez desta fábrica a maior instalação da John Deere fora dos Estados Unidos. Além disso, dois em cada três tratores produzidos na Alemanha são fabricados aqui, tornando-a a maior fábrica de produção de tratores do país.
A fábrica de Mannheim beneficia da sua proximidade com o rio Reno, o que permite o envio quinzenal de cerca de 250 tratores para locais como Roterdão (Países Baixos) ou Antuérpia (Bélgica), e territórios ultramarinos, incluindo o Reino Unido e a Irlanda.
Além da produção, a fábrica de Mannheim realiza também trabalhos de desenvolvimento para todos os tratores médios da John Deere. Para este fim, a empresa tem 250 engenheiros a trabalhar nos modelos de tratores do futuro, concentrando-se em questões como o rendimento, conforto e eficiência.
Como resultado, as cabinas dos atuais tratores têm as vantagens dos automóveis, tais como controlo climático, AppleCar Play, assentos confortáveis, direção assistida por GPS e muito mais. Ao mesmo tempo, os engenheiros estão também a concentrar os seus esforços no avanço da combustão limpa, uma vez que os tratores estão sujeitos às mesmas limitações e restrições que se aplicam a todos os tipos de veículos. John Deere Walldorf GmbH & Co. KG, Sitz Walldorf, Amtsgericht Mannheim HRA 707944 Persönlich haftende Gesellschafterin: John Deere Walldorf GmbH, Sitz Luxemburg, R.C.S. Luxemburg B220944 Geschäftsführer: Christian Eichholtz, Markwart von Pentz, Alejandro Sáyago, Dr. Wolfgang Voß 2
Estão também a trabalhar em conceitos alternativos, tais como a utilização de biocombustível e o desenvolvimento de motores elétricos, embora estes últimos só estejam disponíveis para tratores mais pequenos, uma vez que a capacidade da bateria para modelos maiores ainda não é adequada. Assim, 2026 será o ano em que veremos o primeiro trator elétrico autónomo movido a bateria, com cerca de 100 CV.
Os modelos de 6R e 6M em Mannheim
O departamento de Desenvolvimento da fábrica de Mannheim foi responsável por liderar a conceção de ambos os modelos. A robusta ponte de aço do seu chassis confere-lhes uma estabilidade incrível quando utilizam alfaias pesadas. Além disso, outros componentes são feitos de materiais mais leves. É o caso das coberturas das caixas de velocidades, que são feitas de alumínio.
Desde a introdução do desenho do chassis nos anos 90, houve um aumento nos números da produção. Um facto que permitiu à John Deere ser o principal fabricante de tratores na Europa Ocidental durante 20 anos. Este sucesso deve-se, entre outras coisas, a um dos carros-chefe da empresa, o 6R 250, que é produzido precisamente em Mannheim. Com uma produção máxima de até 300 CV, é o maior trator alguma vez construído nesta fábrica. Em geral, os tratores de Mannheim cobrem uma gama de 90 a 250 CV, o que os coloca na classe premium.
Um olhar sobre o futuro
Através deste trator comemorativo, John Deere não só olha para trás na sua história, mas também dá um passo no seu futuro. A empresa está atualmente a investir mais de 80 milhões de dólares para assegurar a continuidade da fábrica.
Entre as medidas que estão a ser tomadas, graças à mais moderna tecnologia ambiental, está uma redução do consumo de energia e as emissões serão minimizadas. As águas residuais e outros resíduos serão evitados, e o nível de ruído será muito mais baixo do que nas fábricas anteriores.
Além disso, a oficina de formação na fábrica de Mannheim celebra o seu 100º aniversário este verão. Este é um momento chave para a empresa, para o qual a formação dos jovens é crucial, tendo em conta a escassez de trabalhadores qualificados. Hoje, a oficina da fábrica oferece formação a 160 jovens que se especializarão para se tornarem técnicos de mecatrónica, técnicos de mecatrónica automotiva, mecânicos industriais, técnicos eletrónicos de engenharia industrial e mecânicos de construção com uma especialização em tecnologia de soldadura.
Através do investimento contínuo na cadeia de montagem, para além da produção do trator 2 milhões, Mannheim demonstra que é uma fábrica preparada para o futuro e envia uma importante mensagem de continuidade aos mais de 3.000 empregados que ali trabalham, bem como ao distrito de Rhine-Neckar, onde se situa.
A história de sucesso dos tratores de Mannheim
1921: A Lanz produz o primeiro trator de petróleo bruto, o Bulldog de HL de 12 CV. Este trator estava equipado com um motor longitudinal de um cilindro, também conhecido como motor de cabeça incandescente. A forma particular da cabeça do cilindro e a tampa protetora superior deram ao trator o seu nome 'Bulldog'. O seu desenhador foi o Dr. Fritz Huber.
1936: A Lanz vende os primeiros Bulldogs 'expressos'. Graças a esta maquinaria, o problema do transporte agrícola pôde ser decisivamente melhorado. Os Eibulldogs foram também utilizados de forma mais proeminente para o transporte rodoviário.
1942: Fabrica-se o 100.000º modelo Bulldog na fábrica de Mannheim.
1945: A bomba destrói 90% dos edifícios das instalações e mais de metade das máquinas de produção ficam fora de uso. No Verão de 1945, porém, a ocupação americana autoriza as licenças de produção. A reconstrução prossegue lentamente.
1953: A 9 de fevereiro, foi fabricado o 150.000º Bulldog. Do total produzido, 30.000 tratores foram enviados para o estrangeiro, enquanto 120.000 permaneceram na Alemanha.
1956: Fabrica-se o 200.000º Bulldog. Ao mesmo tempo, a John Deere assume da Heinrich Lanz Ag com as suas fábricas na Alemanha e Espanha.
1960: Após quase 40 anos, a produção do Lanz Bulldog com motor horizontal de um cilindro e dois tempos termina. Começa a comercialização dos dois modelos sucessores: John Deere-Lanz 300 com 28 CV e John Deere-Lanz 500 com 36 CV. Ambos têm um motor diesel moderno de quatro cilindros e quatro tempos.
1962/63: Três modelos adicionais são acrescentados à gama de tratores. Os 100, 700 e 3010.
1967: O nome da empresa muda novamente, e os capôs dos tratores agora apenas indicam John Deere, sem qualquer menção a Lanz.
1974: É introduzida a série 30, com modelos que vão de 830 a 1130. A John Deere é o primeiro fabricante alemão de tratores a mostrar uma cabina integrada e confortável OCDE com níveis de ruído tão baixos como 86 decibéis (dB).
1980: A John Deere constrói a fábrica de cabinas em Bruchsal. Hoje, a fábrica inteira ocupa 63 hectares. A partir de 1981, as primeiras cabinas de conforto SG2 saem da linha de produção.
1986: A série 50 é lançada com modelos que vão de 38 a 114 CV.
1992: A John Deere apresenta a inovadora série 6000 com chassis de ponte de aço. Inicialmente, são produzidos quatro modelos de quatro cilindros de 75 a 100 CV.
1993: 72 anos após a introdução do primeiro trator de petróleo bruto da Lanz, é fabricado o trator número um milhão na fábrica de Mannheim.
1997/98: A série 6010 é produzida, com um eixo dianteiro suspenso e motores PowerTech novos e mais económicos.
2001/2002: A série 6020 é lançada com modelos entre 80 e 160 CV.
2002: A John Deere é o primeiro fabricante a oferecer direção assistida por GPS, o novo AutoTracTM. A tecnologia é a porta de entrada para a precisão digital aplicada à agricultura.
2004: A 23 de fevereiro, o 300.000º trator com o novo chassis sai da cadeia de produção. No mesmo ano, a nova oficina de formação abre as suas portas.
2005/2006: A série 6030 é lançada com modelos entre 115 e 203 CV.
2011: John Deere apresenta a nova série de tratores premium Mannheim 6R na feira Agritechnica. Os primeiros modelos são os 617R, 6190R e 6210R.
2017: A fábrica de Mannheim atinge uma potência máxima de 300 CV com o novo 6250R, o modelo mais potente da série de Mannheim.
2023: A fábrica de Mannheim atinge a marca de dois milhões de tratores, um 6R250.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Grupo Kramp atinge novamente recorde de vendas em 2022
02 Jun 2023
Opção de emissão zero agora disponível para qualquer transporte SPMT
01 Jun 2023
Feira Nacional de Agricultura promove o que de melhor se faz no país
31 Mai 2023
John Deere fecha primeiro semestre do seu ano fiscal com lucro líquido de 4,5 mil milhões de euros
31 Mai 2023