NOTICÍA

John Deere atinge 2 milhões de tratores produzidos na sua fábrica de Mannheim na Alemanha

27 Mar 2023

A John Deere acrescentou um novo marco à sua história: a fabricação do seu trator número 2 milhões na sua fábrica de Mannheim, Alemanha. Trata-se de um trator 6R 250 que, em agradecimento à equipa de produção, será coberto com fotos de mais de 300 empregados da fábrica. 

 

O veículo foi apresentado ao público ontem, 22 de março, num evento presidido por John C. May, CEO da Deere & Co. Durante as próximas semanas, o trator estará em exposição no John Deere Forum, o centro de exposições da empresa em Mannheim. A mais longo prazo, ser-lhe-á atribuído um espaço honorário no museu da fábrica num local próximo do seu predecessor, o trator número um milhão produzido em Mannheim, um modelo 6.400.Foram necessários cerca de 70 anos desde o início da produção no local de Mannheim para a fabricação do número um milhão. No entanto, foram necessários apenas 30 anos adicionais para atingir o marco dos 2 milhões de tratores fabricados. 

 

Atualmente, a fábrica de Mannheim produz cerca de 40.000 tratores por ano, que são exportados para vários locais em todo o mundo. Para este fim, emprega 3.000 pessoas, o que a torna um dos maiores empregadores da cidade. 

 

Mannheim, uma fábrica com mais de 100 anos de história 

Mannheim é uma cidade que assistiu ao nascimento de grandes invenções como o carro, a bicicleta e o primeiro trator. Embora já nem o primeiro nem o segundo sejam produzidos, o distrito de Lindenhof, onde a fábrica está localizada, continua a produzir tratores na sua linha de produção. 

 

Foi há 102 anos atrás que a empresa Heinrich Lanz lançou as bases do que viria a ser a atual fábrica John Deere em Mannheim com a produção da série de tratores Bulldog. Só em 1956 é que os primeiros tratores John Deere foram produzidos aqui. 

 

O aumento significativo da produção nos últimos tempos fez desta fábrica a maior instalação da John Deere fora dos Estados Unidos. Além disso, dois em cada três tratores produzidos na Alemanha são fabricados aqui, tornando-a a maior fábrica de produção de tratores do país. 

 

A fábrica de Mannheim beneficia da sua proximidade com o rio Reno, o que permite o envio quinzenal de cerca de 250 tratores para locais como Roterdão (Países Baixos) ou Antuérpia (Bélgica), e territórios ultramarinos, incluindo o Reino Unido e a Irlanda. 

 

Além da produção, a fábrica de Mannheim realiza também trabalhos de desenvolvimento para todos os tratores médios da John Deere. Para este fim, a empresa tem 250 engenheiros a trabalhar nos modelos de tratores do futuro, concentrando-se em questões como o rendimento, conforto e eficiência. 

 

Como resultado, as cabinas dos atuais tratores têm as vantagens dos automóveis, tais como controlo climático, AppleCar Play, assentos confortáveis, direção assistida por GPS e muito mais. Ao mesmo tempo, os engenheiros estão também a concentrar os seus esforços no avanço da combustão limpa, uma vez que os tratores estão sujeitos às mesmas limitações e restrições que se aplicam a todos os tipos de veículos. John Deere Walldorf GmbH & Co. KG, Sitz Walldorf, Amtsgericht Mannheim HRA 707944 Persönlich haftende Gesellschafterin: John Deere Walldorf GmbH, Sitz Luxemburg, R.C.S. Luxemburg B220944 Geschäftsführer: Christian Eichholtz, Markwart von Pentz, Alejandro Sáyago, Dr. Wolfgang Voß 2 

 

Estão também a trabalhar em conceitos alternativos, tais como a utilização de biocombustível e o desenvolvimento de motores elétricos, embora estes últimos só estejam disponíveis para tratores mais pequenos, uma vez que a capacidade da bateria para modelos maiores ainda não é adequada. Assim, 2026 será o ano em que veremos o primeiro trator elétrico autónomo movido a bateria, com cerca de 100 CV. 

 

Os modelos de 6R e 6M em Mannheim 

O departamento de Desenvolvimento da fábrica de Mannheim foi responsável por liderar a conceção de ambos os modelos. A robusta ponte de aço do seu chassis confere-lhes uma estabilidade incrível quando utilizam alfaias pesadas. Além disso, outros componentes são feitos de materiais mais leves. É o caso das coberturas das caixas de velocidades, que são feitas de alumínio. 

 

Desde a introdução do desenho do chassis nos anos 90, houve um aumento nos números da produção. Um facto que permitiu à John Deere ser o principal fabricante de tratores na Europa Ocidental durante 20 anos. Este sucesso deve-se, entre outras coisas, a um dos carros-chefe da empresa, o 6R 250, que é produzido precisamente em Mannheim. Com uma produção máxima de até 300 CV, é o maior trator alguma vez construído nesta fábrica. Em geral, os tratores de Mannheim cobrem uma gama de 90 a 250 CV, o que os coloca na classe premium. 

 

Um olhar sobre o futuro 

Através deste trator comemorativo, John Deere não só olha para trás na sua história, mas também dá um passo no seu futuro. A empresa está atualmente a investir mais de 80 milhões de dólares para assegurar a continuidade da fábrica. 

 

Entre as medidas que estão a ser tomadas, graças à mais moderna tecnologia ambiental, está uma redução do consumo de energia e as emissões serão minimizadas. As águas residuais e outros resíduos serão evitados, e o nível de ruído será muito mais baixo do que nas fábricas anteriores. 

 

Além disso, a oficina de formação na fábrica de Mannheim celebra o seu 100º aniversário este verão. Este é um momento chave para a empresa, para o qual a formação dos jovens é crucial, tendo em conta a escassez de trabalhadores qualificados. Hoje, a oficina da fábrica oferece formação a 160 jovens que se especializarão para se tornarem técnicos de mecatrónica, técnicos de mecatrónica automotiva, mecânicos industriais, técnicos eletrónicos de engenharia industrial e mecânicos de construção com uma especialização em tecnologia de soldadura. 

 

Através do investimento contínuo na cadeia de montagem, para além da produção do trator 2 milhões, Mannheim demonstra que é uma fábrica preparada para o futuro e envia uma importante mensagem de continuidade aos mais de 3.000 empregados que ali trabalham, bem como ao distrito de Rhine-Neckar, onde se situa. 

 

A história de sucesso dos tratores de Mannheim 

1921: A Lanz produz o primeiro trator de petróleo bruto, o Bulldog de HL de 12 CV. Este trator estava equipado com um motor longitudinal de um cilindro, também conhecido como motor de cabeça incandescente. A forma particular da cabeça do cilindro e a tampa protetora superior deram ao trator o seu nome 'Bulldog'. O seu desenhador foi o Dr. Fritz Huber. 

 

1936: A Lanz vende os primeiros Bulldogs 'expressos'. Graças a esta maquinaria, o problema do transporte agrícola pôde ser decisivamente melhorado. Os Eibulldogs foram também utilizados de forma mais proeminente para o transporte rodoviário. 

 

1942: Fabrica-se o 100.000º modelo Bulldog na fábrica de Mannheim.

 

1945: A bomba destrói 90% dos edifícios das instalações e mais de metade das máquinas de produção ficam fora de uso. No Verão de 1945, porém, a ocupação americana autoriza as licenças de produção. A reconstrução prossegue lentamente. 

 

1953: A 9 de fevereiro, foi fabricado o 150.000º Bulldog. Do total produzido, 30.000 tratores foram enviados para o estrangeiro, enquanto 120.000 permaneceram na Alemanha. 

 

1956: Fabrica-se o 200.000º Bulldog. Ao mesmo tempo, a John Deere assume da Heinrich Lanz Ag com as suas fábricas na Alemanha e Espanha. 

 

1960: Após quase 40 anos, a produção do Lanz Bulldog com motor horizontal de um cilindro e dois tempos termina. Começa a comercialização dos dois modelos sucessores: John Deere-Lanz 300 com 28 CV e John Deere-Lanz 500 com 36 CV. Ambos têm um motor diesel moderno de quatro cilindros e quatro tempos. 

 

1962/63: Três modelos adicionais são acrescentados à gama de tratores. Os 100, 700 e 3010. 

 

1967: O nome da empresa muda novamente, e os capôs dos tratores agora apenas indicam John Deere, sem qualquer menção a Lanz. 

 

1974: É introduzida a série 30, com modelos que vão de 830 a 1130. A John Deere é o primeiro fabricante alemão de tratores a mostrar uma cabina integrada e confortável OCDE com níveis de ruído tão baixos como 86 decibéis (dB). 

 

1980: A John Deere constrói a fábrica de cabinas em Bruchsal. Hoje, a fábrica inteira ocupa 63 hectares. A partir de 1981, as primeiras cabinas de conforto SG2 saem da linha de produção. 

 

1986: A série 50 é lançada com modelos que vão de 38 a 114 CV. 

 

1992: A John Deere apresenta a inovadora série 6000 com chassis de ponte de aço. Inicialmente, são produzidos quatro modelos de quatro cilindros de 75 a 100 CV. 

 

1993: 72 anos após a introdução do primeiro trator de petróleo bruto da Lanz, é fabricado o trator número um milhão na fábrica de Mannheim. 

 

1997/98: A série 6010 é produzida, com um eixo dianteiro suspenso e motores PowerTech novos e mais económicos. 

 

2001/2002: A série 6020 é lançada com modelos entre 80 e 160 CV. 

 

2002: A John Deere é o primeiro fabricante a oferecer direção assistida por GPS, o novo AutoTracTM. A tecnologia é a porta de entrada para a precisão digital aplicada à agricultura. 

 

2004: A 23 de fevereiro, o 300.000º trator com o novo chassis sai da cadeia de produção. No mesmo ano, a nova oficina de formação abre as suas portas. 

 

2005/2006: A série 6030 é lançada com modelos entre 115 e 203 CV. 

 

2011: John Deere apresenta a nova série de tratores premium Mannheim 6R na feira Agritechnica. Os primeiros modelos são os 617R, 6190R e 6210R.

 

2017: A fábrica de Mannheim atinge uma potência máxima de 300 CV com o novo 6250R, o modelo mais potente da série de Mannheim. 

 

2023: A fábrica de Mannheim atinge a marca de dois milhões de tratores, um 6R250.