NOTICÍA

Seis conselhos para obter uma silagem de erva perfeita

11 Abr 2023

Obter uma boa silagem de erva não depende apenas do momento em que é feita. Desde o desenho do silo até à colocação do plástico, há muitos fatores a ter em conta para garantir o valor do stock de comida para todo o ano. Neste artigo vamos explicar uma série de dicas para garantir que os seus silos alcancem a melhor qualidade possível e evitar perdas devido a erros de maneio.

 

6 Conselhos para uma boa silagem de erva

 

1. Cortar no momento adequado: a data ideal de colheita é um pouco antes do aparecimento das primeiras espigas. Isto ocorre geralmente quando a erva atinge cerca de 30 a 40 centímetros de altura. Recomenda-se uma altura de corte de 7 cm acima do solo. A partir daí, corre-se o risco de misturar o solo com a forragem e adicionar agentes nocivos à silagem. Além disso, a parte inferior da cultura tem um processo de fermentação e conservação mais complicado. Isto porque costuma ser mais seco e contém mais fibras e menos açúcar.

 

2. Colha a erva em condições ideais: A colheita da erva deve ser realizada em condições ideais, de preferência num dia soalheiro e seco. A colheita deve ser feita quando a humidade da erva estiver em torno de 60 a 70%. Colher a erva molhada pode levar a problemas de fermentação, enquanto colher a erva muito seca pode levar a perda de nutrientes.

 

3. Corte fino e secagem rápida: Cortar a erva finamente antes de compactá-la na silagem ajuda a garantir que fique uniformemente compactada e que haja uma boa distribuição de bactérias para iniciar a fermentação. O corte também ajuda a reduzir o oxigénio presente na silagem, o que ajuda a prevenir a sua deterioração. Em condições húmidas, recomenda-se estender a erva duas horas após o corte, e uma segunda pré-secagem à tarde, permitindo que o teor de humidade da forragem seja rapidamente reduzido. As condições climáticas e o estado da cultura devem ser considerados em cada caso: a meta é atingir um teor de matéria seca de 30%.

 

4. Compactação adequada: o recorte da silagem deve ter entre 3 e 6 cm. É necessário compactar ao máximo a silagem para eliminar os vazios com oxigénio no seu interior. Dependendo do tamanho do silo, é aconselhável realizar a sua compactação com vários tratores, de forma a realizar esta fase de forma consciente no menor tempo possível.

 

5. Revestimento rápido: É vital selar o silo o mais rapidamente possível. O uso de um plástico adequado para obter a máxima estanqueidade no interior. Para uma melhor selagem, é aconselhável usar um plástico cobrindo as paredes para melhorar a forragem que está em contacto com as mesmas.

 

6. Armazenamento e conservação perfeita: uma vez fechado o silo, recomenda-se esperar pelo menos 3 semanas antes de consumir a silagem (tempo de estabilização da fermentação). Devemos manter a zona de carga e a frente do silo o mais limpa possível. Isso evitará que o ar entre no silo. A presença de ar causa um aquecimento da forragem, o que se traduz em perda de valor nutritivo e palatabilidade.