Em Portugal, entre janeiro e maio de 2023, o mercado de tratores agrícolas caiu 28,9% face ao período homólogo do ano passado. Até ao final de maio foram matriculados 2.038 tratores, um valor que contrasta com os 2.865 tratores matriculados em 2022.
A esmagadora maioria de marcas caiu em percentagem de matriculação de tratores. A marca mais vendida continua a ser a Solis. No entanto, o mês de maio foi especialmente negativo para esta marca, tendo apenas registado 18 tratores face aos 69 do mês de maio do ano anterior. Ainda assim a quebra no acumulado do ano foi de apenas 21,25% em vendas, por isso a quota de mercado da Solis mantém-se em alta com 16,73% face aos 15,11% para o mesmo período do ano passado. Em segunda posição encontramos agora a New Holland que ultrapassou a Kubota. Os números da New Holland em maio foram de 51 tratores vendidos e no acumulado do ano a quebra da marca situa-se nos 43,32% face ao período homologo anterior, com uma quota de mercado de 10,40%, correspondente a 212 unidades vendidas. Em terceiro lugar encontra-se, então, a Kubota com 192 unidades vendidas e uma quebra de 38,85%, correspondendo-lhe uma quota de mercado de 9,42%. De referir que, se analisarmos apenas o mercado do mês de maio (não o período completo de janeiro a maio), as marcas Landini e Lovol mantiveram-se estáveis face ao mercado do mês de maio do ano transato. Por sua vez as marcas: John Deere, LS, Massey Ferguson, Preet, Hurlimann, Startrac e Fendt tiveram mesmo um mês de maio de crescimento moderado.
Em relação ao acumulado de janeiro a maio face ao mesmo período do ano anterior, apenas as marcas LS, Preet Branson, Startrac, TYM (que entretanto se fundiu com a Branson) e Lovol têm mais matriculações do que no mesmo período do ano anterior. De realçar que se trata de marcas de tratores compactos (todas elas).
Considerando os totais mensais, o mês de março foi o melhor até esta fase do ano, uma vez que em Janeiro se matricularam 422 tratores, em Fevereiro trataram-se apenas 386, em Março o registo alcançou as 467 unidades, em Abril os valores recuaram para as 414 unidades e agora, em Maio, os números ainda recuaram mais para apenas 388 tratores vendidos (o que coloca o comércio ao nível de fevereiro).
Fonte: ACAP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primeira Feira Agrícola AGRO MARINHAIS: Nova iniciativa destaca maquinaria e produtos do sector
31 Jan 2025
Sustentabilidade e inovação em destaque na Feira Nacional de Agricultura
31 Jan 2025
Volvo CE apresenta nova geração de dumpers articulados com o lançamento do novo A50
31 Jan 2025
Fendt e100 Vario: a revolução elétrica para um trabalho agrícola sem limites
30 Jan 2025