NOTICÍA

Com a agenda digital da Landini, o futuro é agora

23 Jun 2023

A Landini Farm é a chave para aceder ao futuro e possibilitar uma gestão inteligente das explorações através da digitalização dos tratores que cumprem as regulamentações de emissões Stage V. Centra-se na digitalização do sector agroalimentar para responder às tendências emergentes da indústria e gerar uma vantagem competitiva no mercado agrícola.

 

O processo de digitalização da Landini começou com objetivos muito ambiciosos, graças a investimentos significativos em Web B2B e B2C, tecnologia ISObus, telemática e diagnóstico remoto e condução assistida por GPS.

 

A Landini Farm é a App que permite a gestão da exploração agrícola para gerir modelos agronómicos, mapas de prescrição, caderno de campo, bem como a integração de sensores no campo e a definição de protocolos de rastreabilidade e sustentabilidade.

 

“Não estamos a falar de projetos nem de teorias – explica Antonio Salvaterra, Diretor de Marketing da Argo Tractors, tudo isto já é uma realidade, presente nos nossos tratores com níveis de emissões Stage V que em breve estarão disponíveis no mercado: os agricultores poderão digitalizar completamente as suas explorações, dispondo da gestão financeira, operacional e agronómica. É uma tecnologia que constitui uma ferramenta indispensável para melhorar a qualidade de vida dos proprietários de explorações agrícolas e agromecânicas e que se centra mais no meio ambiente e na utilização dos recursos”.

 

Através da plataforma é possível gerir os principais recursos e atividades da exploração, começando pela cartografia do terreno através do registo, passando pelo armazém (deteção dos níveis ótimos de fertilizante a utilizar e controlo de stock) e a identificação das melhores colheitas com base nas características do terreno, até à gestão de máquinas, tratores e recursos humanos, além de guardar e exportar arquivos e relatórios gerados durante o processo, e assim preparar e enviar diretamente para os organismos oficiais o caderno de campo.

 

Graças à tecnologia de sensores aplicada em campo, é possível detetar o grau de humidade do solo e das folhas e, cruzando-os com os dados meteorológicos, determinar o melhor momento para a irrigação. Por outro lado, no campo do cuidado do solo e das plantas, podem ser verificadas possíveis doenças das culturas e a presença ou ausência de pragas para o uso de produtos específicos.

 

O calendário de manutenções programadas e o diagnóstico de qualquer ocorrência também estão entre as funções disponíveis, reduzindo paragens e supervisionando as intervenções para garantir a eficiência do trator ao longo da sua vida útil.

 

Tudo pode ser gerido através da versão web para computadores ou a partir da própria App para dispositivos móveis. Com a grande quantidade de informações armazenadas na plataforma, é possível, por exemplo, gerir a exploração com uma visão integrada e atualizada, completar o registo de atividades e certificar a rastreabilidade dos produtos para uma agricultura cada vez mais sustentável. Este processo é essencial para pequenas e grandes explorações que apostam na qualidade do produto, pois responde a uma visão inovadora que visa criar uma cadeia de abastecimento integrada e sustentável, desde o produtor até ao consumidor.

 

«A abordagem é a da agricultura de precisão que, hoje, beneficia de ferramentas tecnológicas inovadoras ao serviço do agricultor para uma maior eficiência e produtividade – continua Salvaterra – para fazer face ao crescimento demográfico e à redução da superfície cultivável, tendo em conta as alterações climáticas e a biodiversidade. Um aspeto extremamente importante é o da sustentabilidade: de facto, é possível, por exemplo, gerir e dosear a utilização de fertilizantes ou a irrigação de culturas através de estudos e análises de solo, com a consequente redução de custos e recursos, o que se traduz numa menor pegada de carbono e hídrica, mantendo ao mesmo tempo altos níveis de produção.»

 

Face à concorrência, a Argo Tractors apresenta uma oferta única, pois propõe uma integração completa de vários intervenientes e ferramentas, tais como: Telediagnóstico e Telemática, Farm Management Information System, sistemas de condução assistida por satélite e um sistema multiplataforma de recolha e partilha de dados (Agrirouter).

 

«O caminho percorrido é decisivo – conclui Salvaterra – e por isso a Argo Tractors lançou uma campanha massiva de formação que, começando pelos colaboradores do grupo, vai progressivamente abrangendo todas as filiais europeias: o objetivo é transmitir a informação e o potencial deste conjunto de soluções digitais para transformar a agricultura em Smart Farming. O valor das máquinas para os agricultores dependerá cada vez mais da capacidade de gerar e transmitir dados em ecossistemas digitais integrados para trabalhar com eficiência, rastreabilidade e sustentabilidade.»