NOTICÍA

Kuhn apresenta novo distribuidor de adubo centrifugo rebocado AXENT 90.1

19 Jul 2023

O AXENT 90.1 é o mais recente acrescento à linha de distribuidores centrífugos KUHN, um novo modelo rebocado de grandes dimensões!

 

O distribuidor de adubo AXENT 90.1, com uma tremonha de capacidade de 9.400 litros, destaca-se pela sua grande autonomia. Permite espalhar com precisão até 400 kg/ha em 36 m a mais de 20 km/h! A largura de trabalho é de até 50 m. Equipado com o módulo de aplicação AXIS Power Pack de acionamento mecânico, requer um caudal hidráulico baixo para acionar o tapete transportador. É adequado para uma ampla gama de tratores a partir de 180 CV.

 

O distribuidor de adubo AXENT 90.1 combina múltiplas soluções de alta tecnologia: sistema EMC, CDA, VARISPREAD 8 ou PRO e alimentação 100% automática do tapete. É uma combinação vencedora que garante a aplicação correta de fertilizantes nas culturas, ao mesmo tempo que mantém os custos de fornecimento sob controlo.

 

- A tecnologia exclusiva EMC (controlo eletrónico de massa) regula continuamente e de forma independente e automática o fluxo para a esquerda e para a direita. O seu funcionamento é simples: o fluxo de adubo é medido em cada disco. Em caso de obstrução ou bloqueio, a abertura da válvula em questão é ajustada imediata e automaticamente para garantir a dosagem correta de adubo em cada lado.

 

- O sistema de distribuição CDA garante uma aplicação precisa e constante, mesmo quando a dosagem de adubo, a largura e a velocidade de trabalho variam. Um agitador de rotação ultralenta (17 rpm em 360°) alimenta os discos, preservando os adubos granulados. A forma específica das válvulas de dosagem em três pontos garante uma alimentação progressiva e homogénea das pás. Por fim, um guia de queda acompanha o fluxo de adubo até chegar aos discos, garantindo um ponto de queda preciso.

 

- Com o VARISPREAD, é possível variar a largura de trabalho diretamente do terminal ISOBUS do trator. O sistema VARISPREAD 8 permite reduzir progressivamente a dosagem de adubo em 8 secções, 4 de cada lado. Por sua vez, o controlo de secções VARISPREAD PRO utiliza 2 motores elétricos 2,5 vezes mais rápidos que um cilindro tradicional. Estes últimos, chamados SpeedServos, permitem ajustar a largura de trabalho de forma contínua e em alta velocidade, modificando os pontos de queda e a dosagem de adubo em secções de um metro. Desta forma, o leque de distribuição adapta-se perfeitamente à forma do terreno, garantindo uma cobertura ótima, mesmo em alta velocidade.

 

- Um tapete de alimentação 100% automático está localizado numa pré-câmara acima dos discos distribuidores. Isto significa que o AXIS PowerPack não requer a intervenção do operador para fornecer o fertilizante. Isto garante um fornecimento preciso e regular dos módulos de aplicação.

 

O distribuidor de adubo AXENT 90.1 também possui uma série de funções projetadas para otimizar o conforto e a experiência do utilizador.

 

- A sua tremonha está equipada com suspensão por meio de sinoblocos. Isto reduz as vibrações na tremonha para uma distribuição ainda mais precisa e regular. O conforto do operador também é garantido, tanto no campo como na estrada.

 

- Quatro células de pesagem permitem controlar a quantidade de adubo restante na tremonha a qualquer momento, diretamente do terminal ISOBUS ou da aplicação Spreadset no smartphone. Uma verdadeira vantagem para otimizar a logística e planear os reabastecimentos.

 

No que diz respeito ao sistema eletrónico, a máquina é gerida através dos terminais ISOBUS CCI 800 ou 1200 ou qualquer outro terminal ISOBUS já disponível na exploração. Estes terminais oferecem numerosas funções, como a modulação da dosagem por meio de mapas de aplicação ou um sensor de biomassa, além do controlo automático de secções através do VARISPREAD 8 ou PRO. Também é possível usar um joystick de controlo AUX-N, como o CCI A3 com tela sensível ao toque a cores. Por fim, as soluções KUHN CCI Connect, combinadas com o portal MyKUHN, otimizam a experiência do utilizador, permitindo, por exemplo, transferir dados da máquina para o escritório.

 

Todas estas vantagens tornam a AXENT 90.1 perfeitamente adequada para prestadores de serviços e grandes explorações agrícolas. As primeiras máquinas estarão disponíveis para a campanha de fertilização de 2024.