NOTICÍA

A BOGE relança a série EO. Compressores de parafuso para ambientes de trabalho sensíveis

27 Ago 2023

O fabricante de sistemas de ar comprimido BOGE recriou a sua série EO já estabelecida e alargou o intervalo de potência até 30 kW. Para isso, os modelos extremamente silenciosos e compactos podem agora ser usados numa área de aplicação maior.   E é precisamente para ambientes de trabalho sensíveis com elevadas exigências em termos de isenção de óleo e segurança dos processos que a série EO é mais procurada. No segmento de potência pequeno a médio, os compressores exploram as suas vantagens com os seus compressores de parafuso silenciosos, sem vibrações e sem óleo. Para fazer face à crescente procura de compressores de parafuso compatíveis de maior potência, a BOGE oferece a partir de hoje um modelo com uma potência de 30 kW. Os compressores estão disponíveis em três tamanhos para um intervalo de potência de 4 a 7 kW, 11 a 23 kW e 30 kW. O princípio de construção permite uma criação eficiente de ar comprimido absolutamente sem óleo.

 

Preço de aquisição reduzido e maior eficiência  

A série EO distingue-se pela sua superfície de montagem especialmente pequena. Isto aplica-se igualmente à variante com secador integrado. Os clientes beneficiam de um conceito modular e, ao mesmo tempo, compacto. Assim, o compressor também é disponibilizado com um reservatório de ar comprimido, como sistema duplo e com secadores frigoríficos integrados ou externos. As alterações na potência e nas dimensões dos compressores resultam em custos de aquisição menores e maior eficiência que, entre outras coisas, são o resultado da redução de perdas mecânicas. Por exemplo, o tipo de compressor EO 7 é disponibilizado numa caixa mais pequena e contém um compressor de parafuso, enquanto que o tipo anterior EO 8 tinha dois condensadores integrados numa caixa de tamanho médio. A refrigeração posterior de dois níveis permite temperaturas de saída otimizadas. Os compressores estão dimensionados para um ponto de condensação de 3°C.

 

Adaptação flexível às necessidades de ar comprimido  

Se, nos compressores do tipo EO 11 e EO 15 estiverem integrados dois condensadores, então o compressor EO 23 disponibiliza três e o compressor EO 30 quatro condensadores, que são controlados individualmente pelo comando focus control 2.0. O sistema pode ser adaptado perfeitamente conforme a respetiva necessidade. Além disso, proporciona segurança dos processos e redundâncias, pois os condensadores podem ser adicionados ou desligados com flexibilidade. Este conceito inteligente de comando e a operação sem óleo, eficiente e silenciosa, combinada com uma pegada reduzida, tornam a série EO especialmente atrativa para aplicações na tecnologia aplicada à medicina, mas também na agricultura, onde é igualmente exigida uma elevada disponibilidade.