NOTICÍA

Deutz-Fahr 5115K: O trator de rastos para aplicações em campo aberto

29 Ago 2023

A DEUTZ-FAHR anunciou que a sua gama continuará a disponibilizar um trator de rastos tradicional, de plataforma plana e de perfil Heavy Dutty, para aplicações em campo aberto, equipado com rastos de aço e um motor líder de potência no seu segmento. O novo trator de rastos DEUTZ-FAHR 5115K, com a sua estrutura de alta resistência e a sua grande potência de tração, garante um desempenho extraordinário, mesmo nas tarefas mais difíceis.

 

O novo DEUTZ-FAHR 5115K

• 116 CV de potência máxima e até 472 Nm de binário do motor

• Rasto de 16.650 cm²

• Massa máxima autorizada de 6.250 kg

• 2 transmissões disponíveis: 1. Transmissão com super redutora com 12+12, que permite uma velocidade de avanço mínima de 430 m/h. 2. Transmissão com OverDrive com 16+16 velocidades

• 2 velocidades da TDF: 540/540ECO ou 540/1000, ambas com acionamento eletrónico da TDF

• Caudal hidráulico total de 75 l/min com até 5 distribuidores traseiros

• Plataforma do solo totalmente plana com luzes de trabalho LED opcionais, toldo guarda-sol ou pré-instalação da cabine

 

Com uma potência máxima de 116 CV e apenas 2.000 rpm, o exclusivo trem de rastos com 6 rolos e 40+40 sapatas de 450 mm de largura (uma impressionante superfície total de contacto com o solo de 16.650 cm²) disponibiliza uma capacidade de tração muito superior a qualquer modelo de rodas equiparável, ao mesmo tempo que limita eficazmente a compactação do solo e garante uma estabilidade total, mesmo nas condições mais críticas do terreno. O 5115K é uma excelente solução para trabalhar em inclinações pronunciadas que requeiram uma compactação mínima do solo, juntamente com uma flutuação superior em terrenos com capacidade de carga limitada.

 

Trator de rastos e o seu famoso FARMotion 45

O conceituado motor FARMotion 45 foi desenvolvido especificamente para tarefas agrícolas, requer pouca manutenção e garante um desempenho excecional, com um binário impressionante, mesmo a baixas rotações, bem como alguns dos valores de consumo específico de combustível mais baixos da sua categoria. O FARMotion 45 debita uma potência máxima de 116 CV e um binário máximo de 472 Nm às 1400 rpm. O excelente desempenho do motor, aliado à construção robusta do 5115K, evidenciada pela sua massa máxima autorizada de 6.250 kg com lastros, permitem-lhe trabalhar com total eficiência. O FARMotion 45 também tem custos de manutenção mínimos, com intervalos de troca de óleo estendidos para 600 horas. Por outro lado, a impressionante economia de combustível e o grande depósito de 130 litros permitem-lhe trabalhar sem parar durante horas.

 

O novo 5115K está equipado de série com transmissões de 4 velocidades e 2 gamas totalmente sincronizadas, com sistema de lubrificação forçada e radiador de óleo de transmissão dedicado, que minimiza as perdas de potência e garante uma fluidez impecável em qualquer situação. Estas transmissões estão disponíveis com divisor (OverDrive), para um total de 16+16 velocidades ou super redutora, para um total de 12+12 velocidades.

 

Tratores de rastos muito seguros

Esta última configuração permite uma velocidade de avanço de apenas 430 metros/hora na relação mais baixa e com o motor na velocidade máxima. As embraiagens de direção laterais (acionadas por novas alavancas servoassistidas e ergonomicamente localizadas no painel) e os travões a disco em banho de óleo garantem resposta imediata e extraordinária precisão de manobra, além de segurança incomparável mesmo nas condições mais críticas. A TDF inclui velocidades de 540 rpm e 540 ECO com engate progressivo da embraiagem controlada eletronicamente como standard, enquanto a combinação de velocidades de 540+1000 rpm é opcional.

 

Todos os tratores estão equipados de série com bombas duplas que fornecem um caudal de 75 l/min para garantir um funcionamento perfeito, mesmo a baixas rotações. A configuração básica do sistema hidráulico é composta por 3 distribuidores de duplo efeito, enquanto as configurações opcionais incluem até 5 distribuidores com regulador de caudal e descarga livre. O hidráulico traseiro tem uma capacidade máxima impressionante de 3.170 kg, medida nas extremidades dos braços inferiores.

 

Trator de rastos DEUTZ-FAHR: alta resistência

O 5115K vem de série com rastos e rolos de alta resistência, dimensionados especificamente para lidar facilmente com as cargas mais pesadas. Opcionalmente, podem ser instaladas rastos autolubrificantes, o que reduz ainda mais a absorção de potência, o desgaste e o ruído. Graças ao design inovador dos chassis de 6 rolos, a vibração gerada pelas bandas de rodagem no solo é significativamente menor do que num chassis convencional com apenas 5 rolos.

 

Os níveis de conforto a bordo de um Deutz-Fahr 5115K são incomparáveis ​​com qualquer outro trator de rastos: a plataforma da área do condutor é completamente plana e sem túnel central. A plataforma é perfeitamente isolada das vibrações de alta frequência, geradas pelo trem de força, através de sinoblocos, que amortecem melhor as vibrações dinâmicas, enquanto as vibrações de baixa frequência são amortecidas pelo confortável assento do operador, também disponível com suspensão pneumática. O trator 5115K pode ser equipado com 4 luzes de trabalho LED opcionais, capota solar e, a pedido, também pré-instalação da cabine.