NOTICÍA

CLAAS, AgXeed e Amazone criam o primeiro grupo de multifabricantes do mundo com soluções de automatização e autonomia avançadas

09 Out 2023

A CLAAS, a AgXeed e a Amazone intensificaram a sua colaboração no domínio da maquinaria agrícola e dos processos de trabalho altamente automatizados e autónomos, criando o primeiro grupo de autonomia multifabricante. O 3A – Advanced Automation & Autonomy tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, a normalização e a introdução no mercado de combinações trator-implemento semi-autónomas e totalmente autónomas através da sua experiência combinada e está aberto a outros fabricantes de máquinas agrícolas.

 

3A – Advanced Automation & Autonomy: Parceria multifabricante e multimarca para uma maior eficiência.

Em muitas regiões do mundo, a escassez de mão de obra qualificada é um dos principais factores que impulsionam o desenvolvimento de tecnologias altamente automatizadas e autónomas na indústria e na agricultura. O objetivo não é substituir os trabalhadores qualificados, mas libertá-los para tarefas mais exigentes, especialmente em alturas de picos de trabalho.

 

Soluções iniciais para a prática agrícola

A tecnologia comercial desenvolvida pelo Grupo 3A inclui software de conceção e implementação que anteriormente só estava disponível para robôs de campo autónomos, mas que agora pode ser utilizado em conjunto com a caixa de controlo AgXeed para controlar também tractores e alfaias. Dependendo dos requisitos e do hardware disponível, o nível de controlo pode variar de altamente automatizado a totalmente autónomo. Desde o planeamento à aplicação e análise, a tecnologia facilita a carga de trabalho dos gestores e operadores agrícolas e aumenta a eficiência dos processos agrícolas.

 

 

Mais do que planeamento de tarefas: planeamento futuro com parâmetros de máquinas reais

Para além das linhas A-B e dos contornos A-B para a direção automática e a otimização de rotas, as ordens de trabalho para tractores podem hoje em dia incluir um mapa de aplicação. 3A vai um passo mais além e permite um planeamento preliminar especificamente concebido para a otimização de processos. Isto inclui o ponto de início e fim da aplicação, curvas de cabeceira e controlo de implementos específicos do local.

 

Estão atualmente em curso conversações com outros fabricantes de máquinas interessados em aderir ao grupo multi-fabricante, desempenhando assim um papel ativo no alargamento da gama de aplicações.