A Irrimac celebrou recentemente 28 anos de atividade e aproveitámos o momento para conversar com Henrique Duarte, Diretor-Geral da empresa, no sentido de perceber a evolução da mesma e as perspectivas para o futuro.
CM - A Irrimac é representante nacional da marca americana Toro. Como descreveria a relação de longa data com a Toro e como isso influenciou o crescimento e sucesso da Irrimac no mercado português?
HD - A Toro é uma empresa com mais de 100 anos de existência, líder nos mercado da Rega e Equipamentos para a manutenção de Relvados. A Irrimac, representa a Toro em Portugal desde 1995 e graças à formação e suporte comercial da Toro tem conseguido conquistar uma quota de mercado condizente com o prestígio da marca Toro.
CM - A Irrimac responde principalmente ao mercado profissional. Pode dar-nos exemplos específicos de como a empresa especifica soluções, fornece equipamentos e presta assistência técnica aos clientes profissionais, ajudando-os a crescer nas suas respetivas áreas de atuação?
HD - O nosso mercado profissional é sobretudo representado pelos municípios e empresas de manutenção de espaços verdes. Para este mercados a Irrimac apoia-se numa rede de distribuidores regionais e nas zonas onde não temos representação, promovemos diretamente os equipamentos através de demonstrações e outras ações comerciais. No entanto a cobertura nacional através de empresas associadas é o nosso objetivo primordial.
CM - Além de equipamentos para manutenção de espaços verdes e veículos elétricos, a Irrimac também atua no fornecimento de máquinas de manutenção para campos de golfe. Poderia explicar de que forma a empresa entrou neste mercado e quais são os principais produtos e serviços oferecidos aos campos de golfe?
HD - O mercado dos campos de golfe é aquele onde a Toro desde a sua origem conquistou uma posição de líder absoluto pela enorme vantagem de trabalhar os equipamentos de rega e de manutenção para Golfe.
O início da atividade da Irrimac, coincidiu com o boom do desenvolvimento do golfe em Portugal e esse facto permitiu um forte crescimento da empresa mas relegou para segundo plano outras possibilidades. Depois da crise de 2009 o mercado do Golfe não voltou ao que era e a Irrimac sentiu necessidade de investir mais recursos noutras áreas.
CM - Em relação ao compromisso com os clientes, quais são os princípios que a Irrimac segue para garantir a satisfação e a rentabilização do investimento dos seus clientes?
HD - A Irrimac na sua abordagem comercial deixa claro aos seus clientes que os equipamentos recomendados por nós têm garantia de satisfação e de total retorno do seu investimento, assumindo a responsabilidade de retomar os mesmos quando isto não se venha a verificar.
CM - Quais são as tendências mais significativas que observou no mercado de manutenção de espaços verdes nos últimos anos? De que forma a Irrimac está a adaptar-se a estas tendências?
HD - A principal tendência, verificada sobretudo nos últimos tempos, tem sido a falta de mão-de-obra e isso está a provocar a procura de equipamentos de maior produtividade o que nos beneficia, pois a Irrimac sempre procurou trabalhar uma gama de produtos de maior qualidade e produtividade.
CM - Dado o foco da Irrimac incidir sobre os espaços verdes, qual é a abordagem da empresa em relação à sustentabilidade ambiental?
HD - Aquilo que nós preconizamos no mercado dos espaços verdes e não só, é a utilização de menos equipamentos substituindo estes por equipamentos mais produtivos. Os equipamentos de maior dimensão são menos poluentes e, além disso, necessitam de menos horas para executar o trabalho. `
Em relação à rega a nossa empresa aposta sobretudo na promoção de controladores de rega de controlo via net, na micro-aspersão e na rega gota-a-gota através de uma parceria com a marca Netafim.
CM - A Irrimac está a incluir veículos de mobilidade elétrica no seu portfólio. De que forma esta expansão se encaixa na estratégia da empresa e quais são os principais benefícios que identifica neste mercado em crescimento?
HD - Com o mercado dos relvados em queda devido às preocupações com a redução do consumo de água, a Irrimac identificou duas áreas de negócio adequadas a nossa expansão, que são os equipamentos de manutenção e gestão florestal e também a mobilidade elétrica. Nesta última a gama que representamos começa nas soluções de carga para bicicleta, acabando nas carrinhas de trabalho, fechadas ou de caixa de carga aberta.
CM - Quais são os planos de crescimento e expansão da Irrimac para o futuro? Há novos mercados ou produtos em que a empresa esteja interessada em entrar?
HD - Para o futuro a nossa empresa precisa sobretudo de consolidar estas novas áreas de atuação sem descurar os mercados tradicionais em que estamos envolvidos.
Para servir melhor os nossos clientes históricos e tradicionais como são os municípios, campos de golfe, empreendimentos turísticos e as empresas de espaços verdes temos um portfólio de equipamentos muito completo e que nos dá garantias de sucesso.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRUMPF celebra 10 anos em Portugal com mais de 500 máquinas instaladas e lança novas soluções digitais
01 Abr 2025
Grupo Lindley é o novo distribuidor da Cimolai Technology na Península Ibérica
01 Abr 2025
Mitas expande gama de pneus HC2000 com nova tecnologia de pneus agrícolas que protege os solos
31 Mar 2025
LASO conquista Europa com os seus transportes especiais e chega à final dos ESTA Awards 2025
31 Mar 2025