NOTICÍA

Entrevista a Henrique Duarte, Diretor-Geral da Irrimac, no âmbito dos 28 anos de atividade da empresa

17 Out 2023

A Irrimac celebrou recentemente 28 anos de atividade e aproveitámos o momento para conversar com Henrique Duarte, Diretor-Geral da empresa, no sentido de perceber a evolução da mesma e as perspectivas para o futuro.

 

CM - A Irrimac é representante nacional da marca americana Toro. Como descreveria a relação de longa data com a Toro e como isso influenciou o crescimento e sucesso da Irrimac no mercado português?

 

HD - A Toro é uma empresa com mais de 100 anos de existência, líder nos mercado da Rega e Equipamentos para a manutenção de Relvados. A Irrimac, representa a Toro em Portugal desde 1995 e graças à formação e suporte comercial da Toro tem conseguido conquistar uma quota de mercado condizente com o prestígio da marca Toro.

 

CM - A Irrimac responde principalmente ao mercado profissional. Pode dar-nos exemplos específicos de como a empresa especifica soluções, fornece equipamentos e presta assistência técnica aos clientes profissionais, ajudando-os a crescer nas suas respetivas áreas de atuação?

 

HD - O nosso mercado profissional é sobretudo representado pelos municípios e empresas de manutenção de espaços verdes. Para este mercados a Irrimac apoia-se numa rede de distribuidores regionais e nas zonas onde não temos representação, promovemos diretamente os equipamentos através de demonstrações e outras ações comerciais. No entanto a cobertura nacional através de empresas associadas é o nosso objetivo primordial.

 

CM - Além de equipamentos para manutenção de espaços verdes e veículos elétricos, a Irrimac também atua no fornecimento de máquinas de manutenção para campos de golfe. Poderia explicar de que forma a empresa entrou neste mercado e quais são os principais produtos e serviços oferecidos aos campos de golfe?

 

HD - O mercado dos campos de golfe é aquele onde a Toro desde a sua origem conquistou uma posição de líder absoluto pela enorme vantagem de trabalhar os equipamentos de rega e de manutenção para Golfe.

O início da atividade da Irrimac, coincidiu com o boom do desenvolvimento do golfe em Portugal e esse facto permitiu um forte crescimento da empresa mas relegou para segundo plano outras possibilidades. Depois da crise de 2009 o mercado do Golfe não voltou ao que era e a Irrimac sentiu necessidade de investir mais recursos noutras áreas.

 

CM - Em relação ao compromisso com os clientes, quais são os princípios que a Irrimac segue para garantir a satisfação e a rentabilização do investimento dos seus clientes?

 

HD - A Irrimac na sua abordagem comercial deixa claro aos seus clientes que os equipamentos recomendados por nós têm garantia de satisfação e de total retorno do seu investimento, assumindo a responsabilidade de retomar os mesmos quando isto não se venha a verificar.

 

CM - Quais são as tendências mais significativas que observou no mercado de manutenção de espaços verdes nos últimos anos? De que forma a Irrimac está a adaptar-se a estas tendências?

 

HD - A principal tendência, verificada sobretudo nos últimos tempos, tem sido a falta de mão-de-obra e isso está a provocar a procura de equipamentos de maior produtividade o que nos beneficia, pois a Irrimac sempre procurou trabalhar uma gama de produtos de maior qualidade e produtividade.

 

CM - Dado o foco da Irrimac incidir sobre os espaços verdes, qual é a abordagem da empresa em relação à sustentabilidade ambiental?

 

HD - Aquilo que nós preconizamos no mercado dos espaços verdes e não só, é a utilização de menos equipamentos substituindo estes por equipamentos mais produtivos. Os equipamentos de maior dimensão são menos poluentes e, além disso, necessitam de menos horas para executar o trabalho. `

Em relação à rega a nossa empresa aposta sobretudo na promoção de controladores de rega de controlo via net, na micro-aspersão e na rega gota-a-gota através de uma parceria com a marca Netafim.

 

CM - A Irrimac está a incluir veículos de mobilidade elétrica no seu portfólio. De que forma esta expansão se encaixa na estratégia da empresa e quais são os principais benefícios que identifica neste mercado em crescimento?

 

HD - Com o mercado dos relvados em queda devido às preocupações com a redução do consumo de água, a Irrimac identificou duas áreas de negócio adequadas a nossa expansão, que são os equipamentos de manutenção e gestão florestal e também a mobilidade elétrica. Nesta última a gama que representamos começa nas soluções de carga para bicicleta, acabando nas carrinhas de trabalho, fechadas ou de caixa de carga aberta.

 

CM - Quais são os planos de crescimento e expansão da Irrimac para o futuro? Há novos mercados ou produtos em que a empresa esteja interessada em entrar?

 

HD - Para o futuro a nossa empresa precisa sobretudo de consolidar estas novas áreas de atuação sem descurar os mercados tradicionais em que estamos envolvidos.

Para servir melhor os nossos clientes históricos e tradicionais como são os municípios, campos de golfe, empreendimentos turísticos e as empresas de espaços verdes temos um portfólio de equipamentos muito completo e que nos dá garantias de sucesso.