NOTICÍA

BKT premiada com a marca de qualidade “DLG-approved”

28 Nov 2023

Pneus Agrimax V-Flecto destacam-se em ensaios no terreno e de laboratório com resultados excecionais.

 

Compactação do solo reduzida, menos consumo de combustível, capacidades de autolimpeza e utilizador: estas são as características vencedoras pelas quais o DLG Test Center Technology and Farm Inputs, o instituto de ensaio independente alemão, atribuiu aos pneus da BKT, AGRIMAX V-FLECTO a marca de qualidade DLG-APPROVED, como reconhecimento do desempenho extraordinário durante os ensaios no terreno.

 

A BKT, o fabricante multinacional líder de pneus off-highway , recebe assim este prestigiado prémio que reconhece a capacidade do AGRIMAX V-FLECTO de responder aos exigentes requisitos quer de tecnologia quer de desempenho dos tratores de grande cilindrada. Em particular, os dois pneus AGRIMAX V-FLECTO nos tamanhos VF 650/65 R42 e VF 540/65 R30 alcançaram excelentes resultados nos módulos de ensaio do DLG "proteção de recursos" e "facilidade de utilização", ambos realizados no terreno.

 

Durante os ensaios no terreno, os pneus AGRIMAX V-FLECTO foram submetidos a rigorosos exames nos tratores Fendt 724 Vario (Gen6) e Fendt Vario 828. Os ensaios incluíram a avaliação da área de pegada dos pneus e dos valores de pressão no solo em diferentes profundidades, garantindo uma medição exata do impacto no solo e da compactação do solo.

Os exaustivos ensaios laboratoriais paralelos avaliaram o desempenho dos pneus em termos de tração, consumo de combustível e propriedades de autolimpeza. Esta abordagem combinada proporcionou uma avaliação abrangente e precisa do desempenho dos pneus em várias condições operacionais.

 

Durante os ensaios no terreno e em laboratório, os pneus da BKT mostraram ter uma maior pegada o que resulta numa pressão de contacto reduzida e, consequentemente, numa menor compactação do solo. Com uma pressão de 0,6 bar, o AGRIMAX V-FLECTO revelou uma pressão no solo 16 por cento inferior à dos restantes pneus testados - incluindo marcas premium e marcas mais económicas – bem como a profundidade de pegada mais baixa. Este resultado significa uma redução significativa na compactação do solo, crucial para práticas agrícolas sustentáveis.

 

Quanto combustível pode ser economizado com a BKT? Em comparação com o pneu VF com menor desempenho entre os concorrentes, os pneus da BKT apresentam um consumo de combustível reduzido em aproximadamente 5%. Considerando que arar a terra leva cerca de duas horas por hectare e que um dia de trabalho real é de 8 horas, é possível cultivar até 15 hectares por dia. Por outras palavras, o AGRIMAX V-FLECTO economiza cerca de 15 litros de combustível por dia por trator. Se multiplicarmos a poupança diária pelo número de dias úteis num ano, a vantagem económica torna-se significativa, especialmente para os empreiteiros que operam vários equipamentos. A título de exemplo, uma empresa que utilize 30 equipamentos, considerando a referida poupança de 15 litros por dia e por trator, pode conseguir uma poupança global de combustível até 450 litros por dia para toda a sua frota de 30 tratores. Com um custo médio de combustível de 1,80 euros por litro, isto equivale a uma poupança de 810 euros por dia, e multiplicado pelo número de dias de trabalho num ano, torna-se evidente a substancial poupança anual para um empreiteiro que opera uma frota de cerca de 30 tratores equipados com o AGRIMAX V-FLECTO.

 

No que diz respeito à autolimpeza, os pneus AGRIMAX V-FLECTO destacaram-se pela sua capacidade excecional de limpar os resíduos durante as operações, o que se traduz em menos tempo de manutenção e maior eficiência operacional. Durante os ensaios, o AGRIMAX V-FLECTO absorveu a menor quantidade de solo em comparação com os concorrentes, representando uma vantagem de 8 por cento sobre o concorrente mais próximo e até 126 por cento menos solo em comparação com o pneu com menor desempenho. Esta característica de desempenho não só melhora a produtividade, mas também contribui para manter as estradas mais limpas ao mover equipamentos de um campo para outro, em conformidade com os regulamentos de limpeza de estradas públicas.

 

"O nosso compromisso com a investigação e o desenvolvimento de soluções de ponta é evidenciado pelo desempenho superlativo dos nossos pneus AGRIMAX V-FLECTO, que representam a expressão mais avançada da nossa visão. A redução dos custos operacionais e o impacto positivo no ambiente são o resultado da tecnologia que atende às necessidades presentes e futuras da agricultura moderna. Continuaremos a fazer o nosso melhor para garantir que os nossos pneus são sinónimo de excelência e de um valor acrescentado sem paralelo para os clientes em todo o mundo."  - comenta Lucia Salmaso, diretora-gerente da BKT Europa.