NOTICÍA

Aproveitar o potencial de economia energética com o novo módulo de compressor com motor a gás natural BOGE

15 Dez 2023

Uma central de cogeração e um compressor de parafuso – podem ser combinados? A SOKRATHERM e a BOGE são a prova disso. As empresas de Ostwestfalen iniciaram uma parceira de sucesso. O resultado é uma série desenvolvida em conjunto com módulos de compressores com motor a gás compactos e eficientes.

 

Cooperação entre a BOGE e a SOKRATHERM para a criação de uma nova forma eficiente de produção de ar comprimido e energia térmica.

 

Produção de ar comprimido e energia térmica, praticamente sem consumo de energia elétrica – o novo módulo de compressor com motor a gás (módulo GK) da SOKRATHERM produz energia térmica industrial com um motor de combustão a gás. Graças à articulação com o compressor de parafuso da série S-4 da BOGE criase ao mesmo tempo ar comprimido. Deixando de ser necessário um motor elétrico e um gerador. “Para o desenvolvimento da central térmica de ar comprimido fizemos uma separação técnica”, afirma Joachim Voigt, Diretor de vendas da SOKRATHERM. “A BOGE contribui com a sua experiência na tecnologia de compressores e nós com a nossa competência em centrais de cogeração. Desta combinação resultou uma simbiose perfeita, pois ambos os lados beneficiam dos conhecimentos técnicos um do outro.” A cooperação começou com um pedido de projeto concreto em 2019. Um ano mais tarde, a SOKRATHERM celebrou o contrato e logo em março de 2021 foi possível produzir e fornecer a unidade. “Estamos sempre em constante e estreito contacto”, afirma Stefan Klare, Leiter Customised Solutions na BOGE. “Em pouco tempo desenvolvemos um protótipo, testamos exaustivamente e otimizamos o sistema.” Utiliza-se a tecnologia testada e comprovada das duas empresas. O resultado é um sistema fiável para a gama de potência mecânica entre 50 e 200 kW. Deste modo, o novo programa de fornecimento GK da oferta existente foi aprovado para módulos compactos de centrais de cogeração operadas a gás natural. Assim, a SOKRATHERM consegue disponibilizar um portfólio mais alargado com unidades de diferentes níveis de desempenho e, além disso, os módulos podem ser adaptados de forma flexível a diferentes requisitos. A transmissão integrada do compressor de parafuso permite uma combinação perfeita entre o motor a gás e o compressor, enquanto o caudal e a pressão são regulados individualmente.

 

Elevada rentabilidade e pegada reduzida

Os custos de acionamento convencionais para a produção de ar comprimido não se aplicam quando é usado um compressor. Com um grau de eficácia térmica de quase 90 % e uma produção adicional de ar comprimido, os módulos GK são amortizados em dois ou três anos, quando a unidade é usada para cobertura de uma carga de base correspondente para energia térmica e ar comprimido. Digna de nota é a pegada. O sistema compacto necessita de um espaço relativamente pequeno. Permutador térmico, circuito de óleo e outros componentes estão integrados num módulo separado e posicionável de forma flexível. No total, os clientes beneficiam de um produto altamente eficiente, que apresenta claras vantagens relativamente à produção em separado de ar comprimido e energia térmica e oferece uma economia enorme.