NOTICÍA

Deutz-Fahr 5DF Platform MY24, com importantes atualizações tecnológicas

23 Fev 2024

Após dois anos de sucesso no mercado, a DEUTZ-FAHR atualiza a apreciada Série 5 DF de plataforma, oferecendo novas características adicionais e de alta tecnologia para aumentar a agilidade, a produtividade e o conforto do condutor. Os modelos 5 DF Platform MY24 oferecem um conjunto de opções que normalmente só se encontram nas versões topo de gama com cabina.

 

Para além da configuração totalmente mecânica, que combina simplicidade e facilidade de utilização com elevado desempenho, o Model Year 24 oferece um conjunto de novas opções:

 

  • Os motores FARMotion 35 e 45 certificados para funcionar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil /Óleo Vegetal Hidrotratado)
  • Nova transmissão com:
    • Powershuttle: mudança de direção sem embraiagem
    • SenseClutch: 5-ajustes de resposta à mudança de direção
    • Stop&Go: possibilidade de parar e voltar a arrancar o trator utilizando apenas os pedais de travão, sem acionar o comando da embraiagem
    • ComfortClutch; possibilidade de acionar a embraiagem carregando num botão na alavanca de velocidades.
    • HML 3-step Powershift: 45 velocidades para a frente e 45 velocidades para trás
  • Suspensão independente da ponte dianteira com Amortecimento Adaptativo, Autonivelamento Ativo, Anti-Dive (antiafundamento), Anti-Roll (antirrolagem) e DTC (Differential Traction Control):
  • TDF dianteira totalmente integrada e elevador frontal com capacidade de 2.100 kg
  • Elevador traseiro controlado eletronicamente com sistema de amortecimento de vibrações ecomandos externos nos guarda- lamas traseiros
  • Tirante direito hidráulico e estabilizadores hidráulicos com possibilidade de regulação através de comandos externos nos guarda-lamas traseiros
  • Até 10 vias hidráulicas traseiras e 4 tomadas hidráulicas centrais
  • Separador de caudal para utilização simultânea dos distribuidores traseiros e dos distribuidores
  • Banco do condutor com suspensão pneumática
  • SDF Fleet Management

 

A família 5 DF de plataforma é composta por cinco modelos, com potências de 91 a 116 CV. Estão disponíveis várias opções de equipamento de transmissão, desde uma simples caixa de velocidades 12+12 totalmente mecânica até à transmissão 45+45 de última geração com PowerShuttle e HML 3-step Powershift. A grande configurabilidade da Série 5 DF Platform é confirmada também pela vasta seleção de tamanhos de pneus disponíveis, que permitem obter diferentes larguras e alturas de trator.Em função do tamanho dos pneus, estão disponíveis duas alturas de plataforma para melhor adaptar as rodas, mantendo a altura do trator o mais baixa possível (a altura mínima do guarda-lamas é de apenas 1,18 m), o que torna os tratores 5 DF perfeitos para trabalhar em pomares de citrinos, kiwis, uvas de mesa ou outros pomares com ramos baixos.

 

Independentemente do tamanho, a plataforma está sempre suspensa em 4 Hydro Silent-Blocks. ASérie 5 DF de plataforma oferece ainda um nível de segurança excecional para o operador, com um arco de segurança dianteiro rebatível, uma distribuição de peso perfeita, um equilíbrio ideal entre um baixo centro de gravidade e uma generosa distância ao solo, e soluções técnicas avançadas, taiscomo travões de disco nas 4 rodas.

 

Os novos motores FARMotion 35 e 45 maximizam o desempenho na gama de tratores 5 DF deplataforma da DEUTZ-FAHR. A extraordinária compacidade do conjunto de soluções de pós-tratamento dos gases de escape utilizado, integrado de forma inteligente na silhueta do veículo, permitiu manter as mesmas dimensões exteriores globais que fizeram da geração anterior um sucesso entre os viticultores e fruticultores de todo o mundo. Para além das novas soluções tecnológicas aplicadas para cumprir a norma Stage V em matéria de emissões poluentes, todos osmotores desenvolvem agora maior binário e potência. Os FARMotion 35 e 45 podem agora funcionar com combustíveis alternativos, estando oficialmente certificados para HVO (Hydrotreated Vegetable Oil/Óleo Vegetal Hidrotratado). Os tratores 5 DFde plataforma estão, portanto, prontos para enfrentar os desafios da agricultura do futuro, como o aumento da sustentabilidade ambiental através da redução de CO2.

 

A eficiência, as várias opções de configuração e a versatilidade foram os objetivos que os engenheirosda DEUTZ-FAHR quiseram alcançar no desenvolvimento das transmissões da gama 5 DF. As configurações propostas vão desde uma versão de 4 velocidades com 3 gamas e inversorsincronizado, até uma versão de 5 velocidades com 3 gamas e relações HML 3-Powershift, totalizando 45+45 velocidades. Todas as versões permitem circular a uma velocidade máxima de 40 km/h, mas as versões de 5 velocidades também apresentam a função OverSpeed, que permite ao trator deslocar-se à velocidade máxima permitida em estrada com o motor a menor rotação e com menos consumo de combustível. Todas as versões estão equipadas com um super-redutor de série, que permite trabalhar com mudanças muito baixas (a partir dos 187 metros por hora) e com o motor à rotação máxima.

 

Disponibilizada com modos de velocidade universais 540 rpm e 540 ECO, a TDF vem de série com uma prática embraiagem de engate mecânico, enquanto o acionamento eletro-hidráulicoproporcional está disponível como opção. Ainda como opção, estão disponíveis modos de 1000 rpm esincronizada, bem como veios de saída amovíveis e rapidamente substituíveis, extremamente práticos.

 

A nova série 5 DF de plataforma oferece um extraordinário leque de opções de configuração emtermos de hidráulica. Graças a um sistema hidráulico de bomba dupla com caudal máximo de 68 l/min, todos os equipamentos podem ser utilizados. Todas as versões apresentam, de série, um circuito hidráulico separado dedicado à direção e serviços auxiliares, permitindo a realização de manobras altamente fluidas, mesmo com o motor em ralenti e o elevador a funcionar. Pode ainda ser instalado um número máximo de 10 acopladores hidráulicos, com diferentes modos operativos e umregulador de fluxo opcional. Todas as versões são equipadas de série com uma linha de retorno livre que permite trabalhar eficazmente com equipamentos acionados por motor hidráulico. Estão disponíveis 4 tomadas hidráulicas adicionais centrais, que permitem uma fácil ligação de equipamentos frontais.

 

O poderoso elevador traseiro tem uma capacidade máxima de até 3940 kg. Com o MY24, os engenheiros da DEUTZ-FAHR trouxeram a tecnologia da cabina do 5 DF para a versão de plataforma: elevador traseiro eletrónico disponível como opção. Para além de uma maior possibilidade de regulação (velocidade de descida, altura máxima de elevação), o elevador traseiro eletrónico é ainda mais confortável de operar, graças a um botão de subida/descida. Adicionalmente, o elevador traseiro eletrónico instalado no 5 DF de plataforma inclui de série o sistema de amortecimento das vibrações. Este sistema reduz a carga de choque, aumentando o conforto e permitindo uma menor tensão nos componentes do trator, quando se conduz na estrada com alfaia suspensa.

 

O eixo dianteiro apresenta um ângulo de viragem máximo elevado, garantindo uma excelente manobrabilidade, e está equipado, de série, com travões de disco em banho de óleo que asseguramum nível de segurança ativo superior em todas as condições de trabalho. O bloqueio a 100% do diferencial e o sistema 4WD são ativados e desativados através da simples pressão de um botão. Único no seu segmento, o 5 DF de plataforma pode ser equipado com uma suspensão independenteda ponte dianteira, que aumenta o conforto e a segurança do condutor, graças às funções Amortecimento Adaptativo, Autonivelamento Ativo, Anti-Dive (antiafundamento), Anti- Roll(antirrolagem). A suspensão independente da ponte dianteira inclui também um bloqueio do diferencialDTC que, juntamente com a Auto 4WD, tração às quatro rodas automática, assegura a mais elevada capacidade de tração.

 

O 5 DF Platform MY24 inclui também a ligação CTM, que desbloqueia todas as funções SDF Fleet Management, permitindo obter todas as informações de condução e a posição do trator, em tempo real, no computador portátil ou no smartphone.