NOTICÍA

CLAAS AXION TERRA TRAC, trator fundamental para a fertilização na primavera

09 Abr 2024

As chuvas excepcionalmente altas e as temperaturas elevadas durante o último inverno resultaram numa má acessibilidade aos terrenos agrícolas em muitas regiões da Europa. Nestas difíceis condições, o AXION TERRA TRAC da CLAAS tem demonstrado repetidamente a sua versatilidade para trabalhos de fertilização na primavera e aplicações fitossanitárias.

 

Em grande parte da Europa, o inverno passado foi demasiado húmido e quente. Devido às elevadas precipitações, as camadas de solo que se tinham secado nos anos de seca de 2021 a 2023 agora estão novamente cheias com água suficiente disponível para as plantas. No entanto, os solos dos campos mais baixos e os terrenos sem drenagem têm ainda uma capacidade de carga e transitabilidade limitadas. Mesmo em áreas com camadas de argila em níveis mais profundos do solo, a água da chuva atualmente infiltra-se lentamente.

 

Nestas condições desafiantes, o AXION TERRA TRAC da CLAAS tornou-se numa máquina chave em muitas explorações agrícolas e empresas. "Nos últimos anos, alguns clientes já utilizam o seu AXION TERRA TRAC para adubações minerais ou orgânicos em fevereiro e março, especialmente em regiões com muita chuva e períodos curtos de geadas", afirma Steffan Kurtz, Global Product Team Manager de tratores grandes na CLAAS Global Sales. "Durante as primeiras semanas após o fim do confinamento, em muitas áreas era quase impossível circular com máquinas de rodas sem deixar marcas profundas. Ao mesmo tempo, havia um alto risco de os veículos ficarem presos e necessitarem de ser desatascados. Isto implicava um grande custo em termos de maquinaria e mão-de-obra, tanto no caso de tratores com distribuidores de adubo e, consequentemente, cargas elevadas sobre o eixo traseiro, como em tratores com pulverizadores rebocados para adubo líquido e espalhadores de estrume para fertilização orgânica."

 

Formação mínima de marcas de passagem mesmo com alta humidade do solo: a estrutura do solo na marca permanece praticamente intacta, permitindo que os implementos rebocados ou as operações subsequentes beneficiem de uma maior capacidade de carga e afundem menos.

 

Graças ao sistema de rastos TERRA TRAC no eixo traseiro, o AXION TT pode também suportar cargas pesadas sem danificar o solo e sobre superfícies molhadas de forma estável e quase antiderrapante. Com rastos de 735 mm de largura, oferece 35% mais área de contacto do que um trator comparável com rodas traseiras de 900 mm de largura, reduzindo aproximadamente para metade a pressão sobre o solo. Devido ao sistema de suspensão, garante-se sempre uma ótima adaptação ao solo, reduzindo o risco de picos de pressão em determinados pontos. Além disso, a intervenção ativa da direção no sistema de rastos permite ao AXION TT mover-se da faixa para a cabeceira e para a próxima faixa sem danificar o solo. "Os nossos clientes relatam que com o AXION TT conseguem chegar ao campo duas ou três semanas mais cedo do que com tratores de rodas", continua Kurtz. "Além disso, mesmo os distribuidores de adubo rebocados afundam-se menos, já que o AXION TT não compacta demasiado a camada superficial do solo e a estrutura do solo é em grande parte preservada. Por outras palavras, o AXION TT deixa o terreno num estado ótimo."

 

Pelo menos 35% mais área de contacto e metade da pressão sobre o solo em comparação com um trator de rodas da mesma classe de potência. Graças ao design único dos trens de rodagem TERRA TRAC, o peso distribui-se de forma mais uniforme sobre o solo.

 

A CLAAS apresentou o AXION TERRA TRAC em 2017 como protótipo na Agritechnica e lançou-o no mercado em 2020. Estes tratores de grande porte são atualmente comercializados não só em países europeus, mas também na América do Norte e Austrália. Graças aos seus exclusivos rastos TERRA TRAC, continua a ser o único trator com suspensão total neste segmento de máquinas. A adaptação ao terreno resultante do design especial do chassis não só aumenta o conforto, mas também garante uma distribuição mais uniforme da pressão e uma força de tração inigualável, mesmo em terrenos irregulares. "O AXION TERRA TRAC foi desenvolvido principalmente para trabalhos de tração pesados", resume Steffan Kurtz. "Mas desde o seu lançamento no mercado, tem demonstrado cada vez mais a sua adequação como todo-o-terreno ao longo do ano, desde a fertilização até ao corte de relva ou centeio verde e utilização de silagem, passando pelos trabalhos de tração mais pesados na mobilização do solo, lavoura e sementeira".

 

As vantagens do AXION TERRA TRAC na fertilização da primavera resumidas:

 

- 35% mais área de contacto com rastos de 735 mm em comparação com rodas traseiras de 900 mm (ambas com rodas dianteiras de 710 mm; área de contacto total no AXION TERRA TRAC de cerca de 4 m2).

- Com rastos de 900 mm, a área de contacto aumenta em mais 20% em comparação com os rastos de 735 mm.

- A pressão sobre o solo na camada superficial é apenas de 0,5 bar, no subsolo varia entre 0,45 (a 40 cm de profundidade) e 0,2 bar (a 60 cm de profundidade). Um trator de rodas comparável tem 1,0 bar na camada superficial e entre 0,75 a 0,4 bar no subsolo (a 40 e 60 cm de profundidade).

- Formação de marcas extremamente reduzida com elevados níveis de humidade do solo, independentemente do tipo de solo.

- Sem "encravamentos" da combinação de implementos AXION TERRA TRAC: Não é necessário realizar operações demoradas de desatascamento, como acontece cada vez mais com tratores de rodas.

- Alta potência e reserva de tração em combinação com distribuidores de adubo semi-suspensos e pulverizadores fitossanitários.

- Tração praticamente antiderrapante de distribuidores de adubo e pulverizadores fitossanitários: sem formação de lama devido ao corte do solo nas pistas.

- A estrutura do solo nas faixas de passagem permanece praticamente intacta, pelo que os distribuidores de adubo e pulverizadores fitossanitários acoplados afundam-se menos.

- A transitabilidade para operações posteriores é significativamente melhor se a primeira passagem pelas faixas na primavera for feita com o AXION TT de forma a proteger o solo.

- A colheita é significativamente mais fácil de recolher devido à mínima formação de marcas.