Popup Banner Popup Galiforest Junho 2024
NOTICÍA

A MAN recebe o prémio de ouro da EcoVadis.

20 Mai 2024

Pequena série de camiões com combustão de hidrogénio prevista para 2025

 

- A classificação de sustentabilidade da EcoVadis atribuiu à MAN Truck & Bus uma medalha de ouro

- Com uma pontuação total de 73 pontos, a MAN está entre os cinco por cento das empresas mais bem classificadas

- A avaliação da EcoVadis inclui 21 critérios de sustentabilidade em quatro tópicos principais: Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Aprovisionamento Sustentável

- A MAN Truck & Bus foi mais uma vez galardoada com uma medalha de ouro pela EcoVadis, um fornecedor de classificações de sustentabilidade para empresas, pelos seus compromissos e desempenho em matéria de sustentabilidade. O produtor de veículos comerciais alcançou uma pontuação global de 73 pontos, o que o coloca entre os cinco por cento melhores de todas as empresas avaliadas no ano passado.

 

"Estamos muito satisfeitos pelo facto de os nossos esforços na área da sustentabilidade terem sido mais uma vez reconhecidos. Naturalmente, o prémio é também um incentivo para continuarmos a melhorar os nossos padrões e o nosso empenho em toda a empresa. O comportamento sustentável é essencial para nós, para continuarmos a ter sucesso no mercado futuro e para inspirarmos os nossos clientes com os nossos produtos", afirma Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus.

 

Dos quatro temas centrais do meio ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis, o "meio ambiente" recebeu a maior pontuação de sustentabilidade (80 pontos) na classificação EcoVadis. A MAN registou a maior melhoria na área de ética, onde a pontuação subiu de 60 (2022) para 70 pontos. Na classificação geral, a empresa melhorou de 72 (2022) para 73 pontos.

 

Classificação de sustentabilidade da EcoVadis

A EcoVadis é o padrão global para classificações de sustentabilidade corporativa e já avaliou mais de 125.000 empresas em todo o mundo. A avaliação inclui 21 critérios de sustentabilidade em quatro tópicos principais: Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Aprovisionamento Sustentável. As classificações de sustentabilidade da EcoVadis baseiam-se em normas internacionais de sustentabilidade, tais como os dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas, as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a norma Global Reporting Initiative (GRI) e a norma ISO 26000.

 

Sustentabilidade na MAN  

A visão da MAN é simplificar o negócio das empresas de transporte e de transporte de mercadorias através de soluções líderes e sustentáveis. Por isso, a sustentabilidade é um elemento central para o cumprimento da responsabilidade social e ambiental da empresa e a competitividade global. Por isso, a sustentabilidade é parte integrante da estratégia empresarial.

 

A estratégia de sustentabilidade da MAN Truck & Bus baseia-se em seis áreas de ação estratégica que estão essencialmente alinhadas com os requisitos ESG da MAN como fornecedor de soluções de transporte e mobilidade orientadas para o futuro. Estas incluem descarbonização, economia circular, sustentabilidade social, segurança de produtos, serviços e transporte, bem como conformidade, ética e integridade.  

 

Os progressos realizados no domínio do ambiente também podem ser vistos no relatório de sustentabilidade, recentemente publicado para o ano de referência de 2023. Por exemplo, a empresa conseguiu reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa nas suas instalações globais em mais de 50 por cento.

 

Ao aderir à iniciativa Science Based Targets (SBTi) 2021, a MAN estabeleceu objetivos vinculativos e baseados na ciência para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa que são prejudiciais para o clima.

 

Até 2030, 70 por cento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) devem ser reduzidas nas unidades globais da MAN em comparação com o ano base de 2019 (Âmbito 1 e 2). Até ao final de 2023, já tinha sido alcançada uma redução de 51,2 por cento.