A Develon confirmou que o seu novo Centro Europeu de Uptime já se encontra operacional na sede regional da empresa no centro de Praga, República Checa.
A filial de Praga faz agora parte do Develon Uptime Center (DUC) global, com sede em Seul, na Coreia do Sul, que tem outras filiais em todo o mundo, em locais como Dubai, Gana, Brasil, América do Norte e a Indonésia.
O principal objetivo do DUC é otimizar o tempo de funcionamento das máquinas para garantir que o equipamento funciona de forma eficiente e eficaz. Com o DUC, a Develon pretende melhorar a produtividade do cliente através da utilização abrangente de tecnologias de serviço digital e da rápida resolução remota de pedidos de apoio de clientes e distribuidores ou revendedores.
Supervisão global de ativos digitais
Essencialmente, o Centro Uptime funciona como um centro de monitorização do estado e da disponibilidade de vários ativos digitais. Ao agregar dados de diferentes fontes, a Develon consegue ter uma visão abrangente e visual dos sistemas e serviços críticos das máquinas. Isto permite à empresa recolher informações sobre o desempenho do sistema, identificar potenciais problemas e responder rapidamente a quaisquer complicações que surjam.
O DUC oferece aos clientes uma abordagem preventiva, passando de uma posição inicial reativa (ou seja, os problemas são tratados à medida que surgem) para uma estratégia proativa. Esta abordagem consiste em antecipar os problemas potenciais e evitar períodos de inatividade.
A formação do DUC baseia-se na fase piloto do Centro de Monitorização de Máquinas (MMC) da empresa, que foi inaugurado em 2021 e oficialmente aberto como DUC no final de janeiro de 2024, com um âmbito de trabalho mais alargado para incluir serviços remotos ao cliente, bem como monitorização.
Incorporação de novas tecnologias e processos
O Centro Uptime pretende ser uma ferramenta indispensável, concebida para dar à Develon uma visão global e visual dos sistemas críticos e dos serviços das máquinas. Também incorpora ativamente novas tecnologias e processos nas suas atividades. O compromisso com a inovação é fundamental para que as máquinas atinjam e mantenham elevados níveis de tempo de atividade.
A monitorização frequente dos códigos de avaria permite à Develon efetuar a manutenção preventiva e evitar potenciais avarias, enquanto o exame dos dados da análise de óleo fornece informações sobre o estado dos lubrificantes das máquinas, ajudando a identificar potenciais problemas e a otimizar os calendários de manutenção.
Além disso, o acompanhamento dos trabalhos de manutenção através da análise dos dados relacionados permite controlar a manutenção dos equipamentos, garantindo que os trabalhos de manutenção são efetuados dentro dos prazos previstos para evitar avarias inesperadas. A análise de Big Data inclui o estudo de medições de vibração e de carga nos componentes, o que ajuda a compreender os pontos de tensão e as potenciais falhas, facilitando assim uma intervenção proativa.
O estudo de dados históricos sobre falhas de equipamento ajuda a identificar padrões e causas de raiz, o que permite criar estratégias para evitar problemas semelhantes no futuro. Os principais serviços prestados pela DUC incluem, por exemplo, a análise de códigos de avaria, simuladores de RV (realidade virtual), orientação em RA (realidade aumentada) ou registadores de dados CAN*. Estes serviços utilizam funções remotas que recorrem a várias tecnologias digitais.
*Registadores de dados CAN: tecnologia para diagnóstico remoto através da ligação ao barramento de dados CAN (controller area network), ou seja, a rede de comunicação interna dos componentes eletrónicos de um dispositivo, através de um sistema telemático (TMS).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Futuro da Mecanização Agrícola debatido na Agroglobal com casa cheia
17 Set 2025
Ascendum entrega os primeiros dumpers rígidos Volvo em Portugal
17 Set 2025
Fendt 600 Vario em primeira mão na Agroglobal com a Forte, Lda.
16 Set 2025
Olix da ID David: nova podadora de baixeiras atraiu atenções na Agroglobal
16 Set 2025