NOTICÍA

Exército Português reforça capacidade de comando e controlo terrestre com novas viaturas MAN

17 Out 2024

O Exército Português deu um grande passo em direção à modernização e fortalecimento das suas capacidades operacionais, com a recente aquisição de uma frota de 108 Viaturas Táticas Médias MAN, adquiridas através de um Concurso Internacional da NATO. Esta aquisição, parte de um esforço contínuo para atualizar os recursos e equipamentos das forças armadas e representa um marco significativo para o Exército e para a segurança nacional.

 

 

A MAN Truck & Bus Portugal, acompanhou a entrega das primeiras seis viaturas 4X4 Porta Shelter, que visam dotar as Unidades de Transmissões com um grau superior de mobilidade e proteção, no âmbito do desenvolvimento da Capacidade “Comando e Controlo Terrestre”.

 

Na cerimónia de entrega destas primeiras unidades, estiveram presentes também representantes da TSD e da NATO, havendo oportunidade de abordar diversos temas de interesse geral, nomeadamente formação, manutenção futura das viaturas, entre outros.

 

Nesses dias, foram efetuadas ações de formação da parte dos chassis MAN e também dos equipamentos da TSD, empresa fornecedora das viaturas e que é especializada na conceção, desenvolvimento e fabrico de veículos especiais personalizados e na carroçaria de veículos para forças armadas, forças policiais e empresas de segurança.

 

 

No decurso dos anos 2024 a 2026, serão entregues os cento e oito veículos 4x4 e 6x6, com diferentes aplicações no chassis (transporte de carga, transporte de tropas, grua, veículos blindados, camiões-cisterna).

 

As viaturas a fornecer são produzidas pela RMMV, Rheinmettal MAN Military Vehicles, uma Join Venture, na qual a Rheinmettal detém 51% e a MAN AG 49%.

 

Estas viaturas constituem a Plataforma de Mobilidade do Projeto Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T), um sistema desenhado, concebido e desenvolvido pelo Exército Português com o objetivo de dotar as suas unidades operacionais com a capacidade de Comunicações e Sistema de Informação (CSI) que garanta a interoperabilidade e adaptabilidade ao teatro de operações, habilitando-as a trabalhar em ambientes operacionais exigentes e em constante transformação.

 

Este investimento traduz o compromisso do Exército Nacional com a manutenção de uma força de defesa altamente capaz e pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro.