“Se a Volkswagen fechar três fábricas na Alemanha, tem impacto em Portugal”, diz José Couto no primeiro dia do Automotive Summit, a 29 de outubro, em Águeda. O Presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) especifica ainda: “Se a Volkswagen tem uma constipação na Alemanha, apanhamos uma gripe à sério em Portugal.” No mesmo debate de abertura, moderada pela jornalista Marta Atalaya, Gil Nadais, o Secretário-Geral da Associação Nacional da Indústria das Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (Abimota) sublinha que a indústria de duas rodas está em forte crescimento e que Portugal é o maior produtor de bicicletas da Europa. No entanto, alerta: “As grandes marcas podem mudar a qualquer momento.” Também o Presidente da MOBINOV, a Associação da Indústria Automóvel, Jorge Rosa, desenha um cenário desafiante: “O setor vive um momento de profunda alteração.” Como fatores que “se fazem sentir no setor”, indica: “a transição energética, a Guerra da Rússia na Ucrânia e um player asiático com influência forte.”
Perante a situação atual, o Automotive Summit, organizado pela OPCO, continua a ser o fórum anual mais importante da indústria automóvel. A empresa de consultoria, formação e auditoria reuniu representantes do setor de todo o país para esta sexta edição da cimeira de 29 a 31 de outubro em Águeda. O tema é o ecossistema do setor automóvel nas suas quatro grandes áreas: Mobilidade, Fabricantes e Construtores, Serviços de Apoio e Serviços de Pós-Venda. Oradores e oradoras nacionais e internacionais apresentam inovações e debatem tendências. No primeiro dia do evento, Yulia Prakopchick e Teresa Müller-Ott apresentaram as normas VDA QMC e Paul Hardiman as normas IATF. Também houve inspirações fora da caixa, como a apresentação de Javier Fernández da Mewa de um sistema de panos de limpeza reutilizáveis para a indústria.
“O nosso objetivo é informar e dinamizar o setor com a nossa cimeira anual”, explica Pedro Silva, Diretor-Geral da OPCO, e sublinha: “Para conseguirmos que Portugal desempenhe um papel mais independente a nível internacional, temos de nos unir e especializar.”
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mercado de tratores cai menos em junho, mas semestre fecha com perdas significativas
04 Jul 2025
ARAG apresenta inovações em viticultura de precisão na Enovitis in Campo 2025
04 Jul 2025
Bobcat aposta forte em implementos: mais de 120 soluções para multiplicar a produtividade
03 Jul 2025
Tecnologia de cascata da Mewa: Meio século de sustentabilidade
02 Jul 2025