A menor pegada de CO2 e o consumo de energia mais reduzido – a BOGE define novos padrões através do desenvolvimento dos novos secadores por refrigeração DT. O compressor de refrigeração regulado por frequência e o ventilador com regulação das rotações são apenas duas das características de equipamento mais inteligentes que garantem um funcionamento otimizado e adaptado às necessidades reais. Além disso, os novos modelos são particularmente ecológicos. Este equilíbrio energético é exclusivo – com a ampliação da série do secador por refrigeração DT, o especialista em ar comprimido de Bielefeld remete para segundo plano produtos comparáveis. Assim, os secadores por refrigeração consolidados, do DT 4 ao DT 140, que garantem um ponto de condensação constante de 3 °C com uma quantidade fornecida de 0,4 a 14 m³/min, são agora complementados por novos modelos com um fornecimento de 18 a 75 m³/min. Estes modelos são regulados de forma fixa ou por frequência, sendo também opcional a aquisição dos mesmos com refrigeração de água. Componente importante da nova geração é o compressor de refrigeração de espiral hermeticamente encapsulado, uma vez que também existe como variante com regulação de frequência a partir de uma potência de caudal de 18 m³/min (DT 180 F).
Económico e com a máxima flexibilidade
O compressor de refrigeração de espiral da série DT permite um funcionamento silencioso e de baixa vibração. A variante com regulação de frequência permite agora à BOGE ocupar uma posição de destaque relativamente à eficiência energética. Uma vez que o secador adapta o consumo de energia de forma flexível à carga térmica e à quantidade de caudal do líquido de arrefecimento, necessita de correntes de arranque mais reduzidas, diminuindo assim consideravelmente o consumo de energia, em especial, na área de carga parcial. A adaptação em função da necessidade diminui os custos energéticos, exercendo um impacto positivo sobre o Custo total de propriedade. Nesse sentido, a regulação da frequência assegura que o desempenho da secagem é perfeito e que o ponto de condensação da pressão é estável, mesmo em presença de cargas reduzidas. Cinco modos de operação permitem o ajuste individual. «Ao selecionar o modo de operação correspondente, o operador consegue dar prioridade à poupança máxima de energia ou ao melhor ponto de condensação possível da pressão», diz Gunnar Heise, Gestor de produto da BOGE. «No 5.º modo de operação, o secador por refrigeração alterna automaticamente entre os modos individuais para garantir resultados perfeitos.» Efeito de poupança adicional: se a potência de caudal baixar para menos de 20%, o comando tem a capacidade de desligar por completo o compressor de refrigeração. O condensado no permutador de calor arrefece o ar comprimido até o ponto de condensação ultrapassar o valor nominal. Só depois é que o compressor de refrigeração se volta a ligar. O ventilador com regulação de frequência reduz igualmente o consumo energético. A regulação da frequência origina o controlo preciso da potência de arrefecimento, resultando no perfeito controlo da temperatura e na perfeita eficiência de secagem.
Visão geral clara e menor pegada de CO2
O secador por refrigeração dispõe de um grande visor que apresenta todos os valores com clareza – desde o aproveitamento do compressor com regulação de frequência, o aproveitamento da válvula de expansão eletrónica, passando pelo ventilador com regulação das rotações, até aos parâmetros individuais tais como temperatura, pressão da evaporação e da liquefação. O registo de dados coerente serve de base às otimizações de processos e de suporte à indicação de erros. Possibilita ainda a melhoria do planeamento dos ciclos de manutenção. Graças à variedade de interfaces, os secadores por refrigeração DT proporcionam uma conectividade otimizada, podendo ser assim perfeitamente integrados na infraestrutura existente.
A série DT está equipada de série com o refrigerante R 513 A ecológico e projetado para o futuro, apresentando este um potencial reduzido de gás com efeito de estufa. O circuito de refrigeração hermeticamente fechado torna supérflua a verificação anual da estanqueidade por técnicos de refrigeração certificados. É desta forma que a BOGE preenche facilmente os requisitos do regulamento aplicável aos gases fluorados UE 517/2014, melhora o balanço de CO2 e presta, com isso, um importante contributo à sustentabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRUMPF celebra 10 anos em Portugal com mais de 500 máquinas instaladas e lança novas soluções digitais
01 Abr 2025
Grupo Lindley é o novo distribuidor da Cimolai Technology na Península Ibérica
01 Abr 2025
Mitas expande gama de pneus HC2000 com nova tecnologia de pneus agrícolas que protege os solos
31 Mar 2025
LASO conquista Europa com os seus transportes especiais e chega à final dos ESTA Awards 2025
31 Mar 2025