A menor pegada de CO2 e o consumo de energia mais reduzido – a BOGE define novos padrões através do desenvolvimento dos novos secadores por refrigeração DT. O compressor de refrigeração regulado por frequência e o ventilador com regulação das rotações são apenas duas das características de equipamento mais inteligentes que garantem um funcionamento otimizado e adaptado às necessidades reais. Além disso, os novos modelos são particularmente ecológicos. Este equilíbrio energético é exclusivo – com a ampliação da série do secador por refrigeração DT, o especialista em ar comprimido de Bielefeld remete para segundo plano produtos comparáveis. Assim, os secadores por refrigeração consolidados, do DT 4 ao DT 140, que garantem um ponto de condensação constante de 3 °C com uma quantidade fornecida de 0,4 a 14 m³/min, são agora complementados por novos modelos com um fornecimento de 18 a 75 m³/min. Estes modelos são regulados de forma fixa ou por frequência, sendo também opcional a aquisição dos mesmos com refrigeração de água. Componente importante da nova geração é o compressor de refrigeração de espiral hermeticamente encapsulado, uma vez que também existe como variante com regulação de frequência a partir de uma potência de caudal de 18 m³/min (DT 180 F).
Económico e com a máxima flexibilidade
O compressor de refrigeração de espiral da série DT permite um funcionamento silencioso e de baixa vibração. A variante com regulação de frequência permite agora à BOGE ocupar uma posição de destaque relativamente à eficiência energética. Uma vez que o secador adapta o consumo de energia de forma flexível à carga térmica e à quantidade de caudal do líquido de arrefecimento, necessita de correntes de arranque mais reduzidas, diminuindo assim consideravelmente o consumo de energia, em especial, na área de carga parcial. A adaptação em função da necessidade diminui os custos energéticos, exercendo um impacto positivo sobre o Custo total de propriedade. Nesse sentido, a regulação da frequência assegura que o desempenho da secagem é perfeito e que o ponto de condensação da pressão é estável, mesmo em presença de cargas reduzidas. Cinco modos de operação permitem o ajuste individual. «Ao selecionar o modo de operação correspondente, o operador consegue dar prioridade à poupança máxima de energia ou ao melhor ponto de condensação possível da pressão», diz Gunnar Heise, Gestor de produto da BOGE. «No 5.º modo de operação, o secador por refrigeração alterna automaticamente entre os modos individuais para garantir resultados perfeitos.» Efeito de poupança adicional: se a potência de caudal baixar para menos de 20%, o comando tem a capacidade de desligar por completo o compressor de refrigeração. O condensado no permutador de calor arrefece o ar comprimido até o ponto de condensação ultrapassar o valor nominal. Só depois é que o compressor de refrigeração se volta a ligar. O ventilador com regulação de frequência reduz igualmente o consumo energético. A regulação da frequência origina o controlo preciso da potência de arrefecimento, resultando no perfeito controlo da temperatura e na perfeita eficiência de secagem.
Visão geral clara e menor pegada de CO2
O secador por refrigeração dispõe de um grande visor que apresenta todos os valores com clareza – desde o aproveitamento do compressor com regulação de frequência, o aproveitamento da válvula de expansão eletrónica, passando pelo ventilador com regulação das rotações, até aos parâmetros individuais tais como temperatura, pressão da evaporação e da liquefação. O registo de dados coerente serve de base às otimizações de processos e de suporte à indicação de erros. Possibilita ainda a melhoria do planeamento dos ciclos de manutenção. Graças à variedade de interfaces, os secadores por refrigeração DT proporcionam uma conectividade otimizada, podendo ser assim perfeitamente integrados na infraestrutura existente.
A série DT está equipada de série com o refrigerante R 513 A ecológico e projetado para o futuro, apresentando este um potencial reduzido de gás com efeito de estufa. O circuito de refrigeração hermeticamente fechado torna supérflua a verificação anual da estanqueidade por técnicos de refrigeração certificados. É desta forma que a BOGE preenche facilmente os requisitos do regulamento aplicável aos gases fluorados UE 517/2014, melhora o balanço de CO2 e presta, com isso, um importante contributo à sustentabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
AutoIMD realiza primeira venda como Concessionário Oficial da JAMA-REBOAL
14 Jan 2025
FUCHS apresenta estratégia para 2025 em Portugal durante almoço de imprensa
14 Jan 2025
JCB marca início de 2025 com aprovação histórica do motor a hidrogénio para uso comercial
13 Jan 2025
Inovação agrícola em destaque na Feira Abanca Cimag-GandAgro 2025, na Galiza
13 Jan 2025