Quatro miniescavadoras Yanmar CE EMEA estão a ser utilizadas na Salina Culcasi, em Sicília, Itália, substituindo os métodos manuais tradicionais na extração e manuseamento do sal marinho.
A colheita de sal sempre foi feita manualmente devido à delicadeza do produto e às dificuldades operacionais das salinas. No entanto, a mecanização tem evoluído, e as miniescavadoras desempenham agora um papel crucial na recolha sem comprometer a estrutura do terreno.
Francesco Scibilia, distribuidor da Yanmar na região, explica que as máquinas exercem uma pressão mínima no solo, preservando a integridade das salinas. Assim, quatro modelos Yanmar – duas ViO38-6, uma SV19VT e uma SV60-6B – foram fornecidos à Salina Culcasi, uma empresa familiar com quatro gerações de experiência na produção de sal marinho dentro da Reserva Natural das Salinas de Trapani, uma área protegida pela WWF e pela FAI.
A decisão de investir nestas máquinas, em vez de alugá-las, prende-se com a natureza sazonal da atividade e a necessidade de um equipamento fiável. As miniescavadoras Yanmar, conhecidas pela sua precisão, eficiência energética e respeito pelo meio ambiente, garantem uma extração delicada, utilizando cazos largos e sem dentes para evitar a contaminação com argila.
Este projeto reflete o compromisso da Yanmar com a sustentabilidade, alinhado com o Desafio Green 2050, promovendo práticas inovadoras que protegem tanto o ambiente como a tradição da colheita de sal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Miniescavadoras Yanmar otimizam a colheita de sal na Salina Culcasi, Sicília
04 Fev 2025
Entreposto Máquinas renova identidade e reforça compromisso com o futuro
04 Fev 2025
Auto IMD vende primeiro trator Lamborghini Crono 80 GS no Planalto Mirandês
04 Fev 2025
Primeira Feira Agrícola AGRO MARINHAIS: Nova iniciativa destaca maquinaria e produtos do sector
31 Jan 2025