A primeira retroescavadora hidráulica da JCB, chamada 'Mark One', saiu da linha de produção em Rocester, Staffordshire, em 1953. No ano seguinte, foram fabricadas 35 unidades, e demorou quase duas décadas para alcançar as primeiras 50 mil. Em 2012, a empresa celebrou a produção de 500 mil retroescavadoras e agora, apenas 13 anos depois, chega ao impressionante marco de um milhão, comemorado no final de janeiro com um evento repleto de simbolismo.
No evento comemorativo, centenas de funcionários da JCB reuniram-se na sede da empresa, ao lado do presidente Anthony Bamford, para assistir a um desfile de 16 retroescavadoras JCB de diferentes gerações. Entre elas, destacou-se uma Mark I de 1954 e um modelo 3CX de 2025, representando a evolução da marca ao longo das décadas.
A celebração contou ainda com a presença especial de Ken Harrison, ex-funcionário da JCB, atualmente com 100 anos. Harrison começou a trabalhar na empresa em 1952, quando a fábrica tinha apenas 29 trabalhadores. Reformou-se 36 anos depois, tornando-se um dos últimos membros sobreviventes da equipa que construiu as primeiras retroescavadoras JCB.
“Lembro-me bem dos primeiros tempos, quando começámos a fabricar retroescavadoras numa antiga fábrica de queijo em Rocester. Nunca imaginei que, após um início tão modesto, chegaríamos a fabricar um milhão destas máquinas. Mas, apesar de ser incrível olhar para trás, a JCB sempre focou no futuro, e estou entusiasmado com o que vem a seguir”, afirmou Lord Bamford, presidente do Conselho de Administração da JCB.
Inovação e crescimento contínuos
A JCB consolidou-se como uma referência global no setor das retroescavadoras, especialmente após o lançamento da tecnologicamente avançada 3CX, em 1980. Com um investimento de 24 milhões de libras, este modelo representou um ponto de viragem para a empresa, oferecendo uma economia de combustível até 11% superior aos modelos convencionais, quando equipado com o motor JCB Dieselmax.
Atualmente, a 3CX Pro é considerada a retroescavadora mais rápida do mundo, podendo atingir velocidades de até 50 km/h, reduzindo significativamente o tempo de deslocação entre locais de trabalho.
As retroescavadoras JCB são produzidas no Reino Unido, Índia e Brasil e vendidas em 120 países, estando entre as máquinas mais versáteis e produtivas do setor da construção. Atualmente, ocupam a quarta posição no ranking global de equipamentos mais vendidos do setor.
Muito mais do que retroescavadoras
Além das retroescavadoras, a JCB também fabrica uma vasta gama de equipamentos, incluindo:
- Manipuladores telescópicos Loadall
- Escavadoras de rastos e de rodas
- Pás carregadoras
- Miniescavadoras e microescavadoras
- Minicarregadoras e carregadoras de rastos
- Equipamento de compactação
- Empilhadores todo-o-terreno
- Tratores Fastrac
Uma retroescavadora ícone da cultura popular
Ao longo dos anos, as cabines das retroescavadoras JCB tornaram-se palco para diversas personalidades inglesas, incluindo membros da família real, políticos e estrelas de televisão. Além disso, uma retroescavadora JCB foi protagonista de uma canção que liderou as tabelas musicais do Reino Unido e até usada por ladrões numa tentativa falhada de roubo de diamantes no valor de 350 milhões de libras, no Millennium Dome, em 2000.
A milionésima retroescavadora JCB é um modelo 4CX, personalizado com uma pintura exclusiva em graffiti, assinada pelo artista e ilustrador londrino Dave Smith, apresentada a Lord Bamford durante as celebrações de janeiro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HD Hyundai XiteSolution, Gravis e Holcim unem forças para liderar a revolução da maquinaria autónoma na construção
23 Abr 2025
CASE dá forma ao futuro na Bauma 2025 com inovação e tecnologia de ponta
23 Abr 2025
KUHN apresenta nova gama de semeadores de mobilização mínima ESPRO 1002 (R)
23 Abr 2025
Os BOGE Partner Days combinam conhecimento técnico, inovação e diálogo entre parceiros
23 Abr 2025