O Global Transition Award distingue as empresas que contribuem, de forma ativa, para uma gestão em conformidade com o objetivo de 1,5 °C e que estabelecem, assim, um novo padrão climático na economia alemã. O prémio foi atribuído pela terceira vez, desde 2022, pelo jornal alemão de renome Handelsblatt, em colaboração com o parceiro científico right° e a consultora Capgemini. A FUCHS SE, o maior fornecedor independente do mundo de soluções inovadoras de lubrificantes, já tinha recebido esta distinção em 2023 pelo seu papel de liderança no desempenho climático.
“Este sucesso não foi um acaso. O júri de especialistas confirmou o nosso compromisso permanente com a neutralidade climática, como parte do nosso programa de transformação FUCHS2025”, sublinha o CEO Stefan Fuchs. A empresa está focada em concretizar o objetivo de reduzir as emissões operacionais (emissões do scope 1 e do scope 2) e as emissões da cadeia de valor (emissões do scope 3). Desde 2011, a FUCHS tem feito grandes progressos. De 2021 a 2023, por exemplo, conseguiu reduzir as emissões dos scopes 1 e 2 em 20 %.
Meta 2025 da FUCHS: passar para 100 % de energia verde
A FUCHS quer tornar-se uma empresa net zero até 2050, ou seja, uma empresa com emissões líquidas nulas. Nas emissões operacionais dos scopes 1 e 2, quer atingir este objetivo já até 2040. Para o conseguir, o Grupo está a investir fortemente em Investigação & Desenvolvimento, descarbonização e soluções inovadoras. Também já preparou o terreno com passos decisivos:
Até ao final de 2025, a FUCHS quer passar todas as localizações a nível global para 100 % de energia verde – um marco significativo no caminho para um futuro mais sustentável. Em 2023, a quota da energia verde era já de 52 %. Outras melhorias previstas para 2025 são a eletrificação adicional de processos e da frota de veículos.
Quanto às emissões do scope 3, o objetivo é a transição gradual de matérias-primas fósseis para matérias-primas recicladas e de base biológica. O conceito ACT – Advanced Circular Technologies – da FUCHS para transformar a cadeia de valor de linear para circular, sem comprometer o desempenho, é o instrumento principal no caminho até net zero. Na Europa, a FUCHS já converteu todas as suas próprias embalagens de plástico para o setor automóvel em material 100% reciclado. Para além disso, atualizou a formulação dos produtos premium da gama TITAN e introduziu matérias-primas renováveis. Resultado: o mesmo alto desempenho com uma menor pegada de carbono.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Develon leva inovação e tecnologia de ponta à Bauma 2025
21 Fev 2025
Concurso de Máquinas Destacadas da Abanca Cimag-GandAgro 2025 distingue 12 inovações tecnológicas no setor agropecuário
21 Fev 2025
Valtra distinguida com o prestigiado Good Design Award 2024
21 Fev 2025
A gama de pneus BKT para agricultores: uma combinação de produtividade e fiabilidade
21 Fev 2025