NOTICÍA

Ponsse simplifica lubrificação das correntes de máquinas florestais com nova solução inovadora

02 Abr 2025

A Ponsse acaba de lançar um inovador sistema de lubrificação especificamente desenvolvido para cabeças processadoras (harvesters), que melhora significativamente a lubrificação das correntes das serras. Esta nova solução opcional utiliza cartuchos de massa lubrificante aparafusáveis, com a dosagem facilmente controlável através do sistema de informação Opti5G. Os cartuchos são armazenados num compartimento aquecido, garantindo lubrificação eficaz durante toda a jornada de trabalho, mesmo em condições de temperaturas baixas.

 

"Este sistema simplifica bastante o trabalho diário dos operadores de máquinas florestais, especialmente em climas frios. Os cartuchos substituem o tradicional depósito de massa no cabeçote do harvester, eliminando assim a necessidade de bombear massa lubrificante fria de recipientes externos. A troca dos cartuchos é rápida e simples, e estes podem ser facilmente transportados e armazenados na viatura ou na cabine da máquina”, explica Toni Rajaniemi, gestor de projeto da Ponsse.

 

O novo sistema de lubrificação acomoda dois cartuchos rosqueáveis de 400 gramas cada, proporcionando uma autonomia entre 8 a 16 horas de operação contínua, dependendo do volume de corte e das definições de dosagem. Estas configurações podem ser ajustadas diretamente através do sistema de informações Opti5G, permitindo ao operador adaptar rapidamente a lubrificação às necessidades operacionais específicas.

 

Para maior conveniência, o sistema informa automaticamente o operador quando é necessário substituir o cartucho, uma tarefa que pode ser realizada rapidamente, reduzindo significativamente os tempos de inatividade.

 

A Ponsse disponibiliza uma variedade de cartuchos de massa lubrificante adaptados às diferentes exigências operacionais, incluindo opções à base de óleo mineral ou biodegradável. Atualmente, o sistema está disponível para os modelos de cabeçotes PONSSE H6, H7 e H8, podendo também ser instalado em equipamentos já em operação.