NOTICÍA

Continental abandona pneus agrícolas e foca-se na indústria pesada – Fábrica de Lousado será a mais afetada

08 Abr 2025

A Continental anunciou que vai sair definitivamente do mercado de pneus agrícolas até ao final de 2024. A multinacional alemã irá concentrar-se nas áreas de maior crescimento e rentabilidade: movimentação de cargas, movimentação de terras e operações portuárias.

 

A decisão resulta de uma análise estratégica interna, onde a empresa concluiu que o mercado agrícola tem sido fortemente impactado por perturbações económicas e uma crescente "comoditização", que já não se alinham com os seus objetivos de crescimento e diferenciação tecnológica.

 

Lousado no centro da reestruturação

A fábrica de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, será particularmente afetada por esta reestruturação, uma vez que é um dos principais polos de produção de pneus agrícolas da marca. A Continental assegura, no entanto, que irá apoiar os trabalhadores afetados e procurar soluções de realocação dentro do próprio grupo.

 

Segundo Paul Williams, diretor da unidade de Pneus Comerciais Especializados:

“Estamos orgulhosos do que alcançámos no setor agrícola. Esta reorientação permite-nos reforçar o foco nas áreas onde somos líderes e temos maior potencial de crescimento: pneus para equipamentos de movimentação de materiais, terraplenagem e logística portuária.”

 

Entregas asseguradas até 2025

A Continental compromete-se a manter a produção e entrega de pneus agrícolas até ao final de 2025, garantindo o cumprimento de todos os contratos existentes. As gamas afetadas incluem os modelos TractorMaster, Tractor70, Tractor85, CombineMaster e CompactMaster.

 

Já os pneus multiusos continuarão integrados na divisão de Pneus Comerciais Especializados, agora com uma oferta mais direcionada para setores industriais e de construção.