Velocidade máxima de 300 km/h de uma extremidade à outra – é esta a rapidez com que o ar comprimido transporta os fios nos teares a jato de ar da Delcotex, empresa especializada na produção de têxteis técnicos para diversos setores da indústria. Para isso, o ar comprimido tem de estar isento de óleo e cumprir os mais elevados requisitos de qualidade. Esta é uma aplicação ideal para os turbocompressores da BOGE, que permitem poupanças energéticas até 35%.
A DELCOTEX Delius Techtex GmbH & Co. KG tem uma longa história. Em 1722, Johann Caspar Delius fundou uma tecelagem de linho, lançando as bases da empresa. Ao longo dos anos, a família Delius estabeleceu várias unidades de tecelagem mecânica, adaptando-as continuamente aos padrões modernos. Hoje, a DELIUS dedica-se à produção de tecidos decorativos e revestimentos, enquanto a DELCOTEX, fundada em 2002, centra-se nos têxteis técnicos. A empresa é líder de mercado na Europa e emprega cerca de 180 colaboradores na unidade de Bielefeld, onde possui uma área de produção de mais de 25.000 m², equipada com mais de 100 teares e tecnologia avançada de controlo de qualidade.
Eficiência e inovação na produção
Os têxteis funcionais produzidos pela DELCOTEX têm aplicações variadas: esteiras de transporte em aeroportos, coberturas de supermercados, paraquedas ou coletes à prova de bala. A procura por estes materiais está em crescimento. Para responder a essa procura, a empresa construiu recentemente um novo pavilhão dedicado à produção e armazenamento de tecidos acabados.
A produção baseia-se em teares a jato de ar, capazes de entrelaçar os fios de urdidura e da trama com alta precisão. Enquanto nos teares de pinças o fio da trama é transportado por elementos mecânicos, nos teares a jato de ar é uma corrente de ar que impulsiona o fio de uma extremidade à outra. A moderna tecnologia de válvulas garante o controlo do fornecimento de ar. “Os nossos teares também permitem trabalhar rapidamente com fios muito finos”, refere Lutz Burghoff, responsável pela divisão de Operações e Tecnologia da DELCOTEX. “Conseguimos mais de 1000 inserções da trama por minuto.”
Menor consumo com maior desempenho
O aumento da produção exige mais ar comprimido, mas este recurso é dispendioso. Por isso, a empresa dá prioridade à utilização de compressores energeticamente eficientes. Inicialmente, eram utilizados compressores de parafuso isentos de óleo, com 500 kW, de outro fabricante. Perante a necessidade de renovar os equipamentos, a DELCOTEX contactou a BOGE, com quem partilha proximidade geográfica. O fabricante recomendou a substituição por turbocompressores modelo T 220, permitindo à DELCOTEX alcançar ganhos significativos em eficiência energética.
Tecnologia BOGE para exigência máxima
Os turbocompressores da BOGE foram desenvolvidos à medida dos requisitos da DELCOTEX. A ferramenta Smart Service Tool 4.0 BOGE connect permite monitorização contínua dos parâmetros operacionais, garantindo a deteção antecipada de falhas e otimizando o desempenho. Após o sucesso do primeiro T 220, a DELCOTEX instalou mais dois modelos, com pressão de 7,6 bar e uma capacidade total de 90 m³/min, operando em três turnos.
Os compressores da série T da BOGE fornecem ar isento de óleo da classe 0, sem necessidade de lubrificantes nem energia adicional para os rolamentos dos eixos. A compressão é feita em três níveis, o que reduz a temperatura do processo e as perdas mecânicas. Os rotores de titânio de alta qualidade asseguram um rendimento superior, alcançando 100.000 rotações por minuto. Com uma potência de 220 kW, os T 220 fornecem até 40 m³/min de ar entre 5 e 8,5 bar. Têm metade do tamanho e apenas um terço do peso dos compressores de parafuso, sendo ideais para espaços reduzidos.
Eficiência energética e recuperação de calor
A substituição dos compressores antigos permitiu uma poupança energética de até 35%. Além disso, os turbocompressores permitem recuperar o calor gerado no processo, aquecendo água até 90 °C, que pode ser reutilizada. “Mesmo que ainda não tenhamos ativado essa funcionalidade, é bom saber que já está prevista”, afirma Burghoff. O potencial de poupança pode atingir os 90%.
A gestão é feita com o sistema inteligente BOGE airtelligence provis 3, que adapta automaticamente o funcionamento dos compressores às necessidades da produção. “Podemos ajustar a produção de ar comprimido quando uma máquina entra em manutenção, por exemplo”, explica Burghoff.
Parceria eficiente e com futuro
A BOGE não se limitou ao fornecimento dos equipamentos. Foi responsável por todo o projeto, desde o planeamento à instalação, incluindo a cablagem e a manutenção. “A cooperação é excelente”, resume Lutz Burghoff. “Os turbocompressores e o contrato de manutenção proporcionam-nos segurança e fiabilidade.” A DELCOTEX já planeia integrar novos modelos da série T, reforçando ainda mais a sua capacidade de resposta na produção.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mercado de tratores cai menos em junho, mas semestre fecha com perdas significativas
04 Jul 2025
ARAG apresenta inovações em viticultura de precisão na Enovitis in Campo 2025
04 Jul 2025
Bobcat aposta forte em implementos: mais de 120 soluções para multiplicar a produtividade
03 Jul 2025
Tecnologia de cascata da Mewa: Meio século de sustentabilidade
02 Jul 2025