Uma escavadora DEVELON, equipada com acessórios especiais, foi recentemente entregue para a demolição do antigo edifício Tesla em Lanškroun, na República Checa. A escavadora de demolição DEVELON DX380DM-7 está a desempenhar um papel central na remoção deste complexo industrial histórico, cujos trabalhos ainda decorrem. O objetivo principal é a demolição total e a remoção de entulhos de todo o complexo, num processo que deverá demorar cerca de um mês. No local será construída uma nova unidade de produção de chips de radiofrequência.

Antes da entrada em ação da DX380DM-7, os operários da construtora BISA spol. s.r.o. procederam à desmontagem manual do interior do edifício, retirando matérias-primas valiosas destinadas a uma reutilização futura. Apenas os resíduos e materiais não aproveitáveis foram enviados para o aterro. Elementos como vigas talhadas à mão, colunas de ferro fundido e escadas em granito aguardam agora um novo destino, possivelmente na recuperação de edifícios históricos.
A intervenção conta com cerca de trinta trabalhadores da BISA. A fase de demolição mecânica teve início apenas quando do edifício original restavam apenas as paredes perimetrais e as chaminés.
Versatilidade e potência ao serviço da demolição
A DEVELON DX380DM-7 é capaz de demolir edifícios com alturas até 23 metros, ideal para construções de quatro andares. O processo decorre por etapas: à medida que os trabalhadores preparam cada zona, a escavadora avança com a demolição. Está equipada com uma pinça seletora e, fundamentalmente, com um braço de demolição de longo alcance. Posteriormente, pode ser equipada com um braço de escavação standard para trabalhar a menor altura e carregar os resíduos.

O operador beneficia de uma transmissão de vídeo em tempo real a partir da extremidade do braço, visualizada diretamente no monitor da cabina, proporcionando maior segurança e precisão nas operações de manuseamento e demolição. Para reduzir a emissão de poeiras, são utilizados aspersores ao longo de todo o processo. Outras máquinas DEVELON também estão a dar apoio, desempenhando tarefas auxiliares.
Esta é a primeira máquina de demolição DEVELON adquirida pela BISA, mas a empresa já possui um total de nove equipamentos da marca e uma longa experiência com o serviço pós-venda. A escolha da DX380DM-7 foi influenciada pelas boas referências e pelo desempenho observado noutra obra de demolição na República Checa.
“Estamos muito satisfeitos por ver as escavadoras de demolição DEVELON a ganhar notoriedade neste segmento especializado. Estamos a acompanhar os trabalhos em Lanškroun em tempo real através da aplicação My Develon e preparados para prestar assistência sempre que necessário”, afirma Vít Brůžek, gestor de produto da DEVELON. “Graças ao seu chassis extensível, a DX380DM-7 oferece uma estabilidade excecional e, tendo em conta as dimensões da obra e o espaço disponível em redor do edifício, foi claramente a mais adequada dos quatro modelos de demolição disponíveis.”

DEVELON DX380DM-7: tecnologia de ponta para trabalhos exigentes
A escavadora de demolição DEVELON DX380DM-7 representa a nova geração de equipamentos pesados de construção, aliando alto desempenho a uma elevada eficiência operacional. Está equipada com um motor Scania DC09 de cinco cilindros, conforme à norma Stage V, com uma potência de 240 kW (326,5 CV) e um binário máximo de 1348 Nm.
Graças ao sistema Smart Power Control (SPC), aos quatro modos de potência disponíveis e à tecnologia e-EPOS, o desempenho hidráulico é otimizado e o consumo de combustível significativamente reduzido. Com um peso operacional de 47,5 toneladas, a máquina foi concebida para suportar as condições mais exigentes de trabalho.
O chassis em forma de X, os componentes forjados e os braços reforçados garantem uma elevada durabilidade mesmo em cenários extremos de demolição. O conforto do operador é reforçado por uma cabina pressurizada e espaçosa, com assento de suspensão, baixos níveis de ruído e um ecrã tátil Smart Touch de 8 polegadas. Em termos de segurança, a DX380DM-7 inclui um sistema de câmaras de 360°, além de plataformas e degraus com superfície antiderrapante.
A manutenção é facilitada pelo acesso direto a todos os pontos de serviço e pelo sistema de lubrificação central automática. Além disso, a escavadora é compatível com uma vasta gama de acessórios, como martelos hidráulicos e engates rápidos, tornando-se uma ferramenta versátil para demolição e mineração.

Um edifício com mais de um século de história
O antigo edifício da Tesla em Lanškroun tem uma história que remonta ao século XIX. Originalmente, funcionava como uma fábrica de tabaco, sendo um dos três maiores produtores de cigarros e cigarilhas do então Império Austro-Húngaro. Em 1944, o local foi transformado numa unidade de engenharia elétrica ao serviço da Siemens & Halske.
Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a fábrica foi integrada no recém-criado consórcio nacional TESLA, especializado na produção de condensadores eletrolíticos, resistências e potenciómetros. Em 1950, a unidade de Lanškroun tornou-se uma empresa nacional independente dentro do grupo TESLA.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FPT impulsiona nova geração de tratores New Holland na Agritechnica
14 Nov 2025
SMOPYC 2026 prepara uma edição histórica com mais inovação, tecnologia e presença internacional
14 Nov 2025
FNA 26 celebra o crescimento dos pequenos frutos na agricultura nacional
14 Nov 2025
Zeppelin Maquinaria reforça a campanha de inverno com soluções robustas para a preparação do solo
14 Nov 2025