O Portal Comércio Máquinas destaca a mais recente atualização do modelo Pöttinger TOP VT 12540 C, um volta-fenos de quatro rotores compacto e altamente manobrável, agora disponível com o avançado sistema de controlo Profiline Comfort Control como opção. Esta nova configuração traz uma série de funções e modos de operação que aumentam significativamente o conforto e a eficiência no campo.
Máxima conveniência na operação
Uma das principais novidades é o modo Direct, que permite levantar qualquer rotor de forma individual, bastando um simples toque no ecrã de controlo. Esta funcionalidade é especialmente útil quando o operador se depara com obstáculos no campo, permitindo uma gestão rápida e precisa.
O modo de encordoamento em forma de cunha facilita o trabalho em terrenos com formatos irregulares. Sempre que um rotor dianteiro é levantado ou baixado, o rotor traseiro correspondente acompanha automaticamente, assim que atinge a mesma posição no campo. Além disso, os rotores dianteiros esquerdo e direito podem ser controlados de forma independente.
Outra vantagem é a possibilidade de ajustar a altura de trabalho dos rotores de forma eletro-hidráulica a partir da cabine do trator, seja para os quatro rotores ao mesmo tempo ou de forma individual. Consoante os equipamentos opcionais escolhidos, o sistema de rodas de apoio MULTITAST é ajustado automaticamente em conjunto com o chassis do rotor.
Controlo de secções de série
Os modelos TOP VT com o sistema Profiline vêm de série com função de controlo de secções (section control). Isto significa que, com um trator equipado com GPS e as funcionalidades correspondentes, os rotores podem ser automaticamente levantados e baixados nas cabeceiras de forma precisa, consoante a posição.
Controlo de sobreposição e alívio automático de peso
Ao efetuar curvas, o sistema de controlo de sobreposição ajusta automaticamente a posição do rotor dianteiro no interior da curva, garantindo sempre uma sobreposição adequada com o rotor traseiro. Assim que o trator retoma uma trajetória reta, o rotor dianteiro volta automaticamente à posição inicial.
O sistema de alívio automático de peso otimiza a pressão dos rotores dianteiros sobre o solo, ajustando automaticamente o nível de alívio consoante a largura de trabalho selecionada.
Modo de transporte com um simples toque
Com um simples toque de botão, o operador pode passar do modo de trabalho para o modo de transporte. O equipamento recolhe automaticamente a largura de trabalho, dobra os rotores e bloqueia-os de forma segura para o transporte.
Um modelo de sucesso com um salto tecnológico
Apresentado em 2024, o Pöttinger TOP VT 12540 C destacou-se desde o início pela sua robustez e desempenho. Com um chassis de quatro ou cinco rodas e o sistema MULTITAST, a máquina adapta-se perfeitamente às irregularidades do terreno. Os rotores dianteiros contam com alívio hidráulico de peso, enquanto os traseiros dispõem de suspensão mecânica.
A largura de trabalho pode ser ajustada hidraulicamente entre 10 e 12,50 metros, oferecendo grande flexibilidade.
De série, os volta-fenos TOP VT são fornecidos com o sistema Basicline, operado através de duas válvulas de duplo efeito e do terminal BASIC CONTROL. Já o sistema Profiline Comfort Control (opcional) requer um trator com sistema hidráulico Load Sensing ou Power Beyond. Com o Profiline, o operador pode controlar a máquina diretamente através de um terminal ISOBUS ou através de outros terminais compatíveis, como o CCI 1200, EXPERT 75 ou POWER CONTROL.
Independentemente da configuração escolhida, o Pöttinger TOP VT 12540 C continua a afirmar-se como um modelo de elevado rendimento e manobrabilidade, agora com um nível de conforto e automação ainda mais elevado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Época de fenação? A BKT apresenta a sua gama de pneus especificamente concebida para estes trabalhos
10 Jul 2025
Jungheinrich ganha IFOY AWARD 2025 com o seu empilhador elétrico contrabalançado EFG 425
09 Jul 2025
Apresentação do novo pulverizador automotriz 500R da John Deere
09 Jul 2025
Zeppelin lança trituradora combinada de 6,90 metros para agricultura intensiva
08 Jul 2025