- Criação de um centro de I&D de baterias de nova geração em Indeokwon (Anyang, Coreia do Sul)
- Preparação do caminho para o desenvolvimento de baterias modulares estandardizadas
- Scott Park, CEO da Doosan Bobcat: “Um centro mundial de I&D de baterias definirá os padrões do sector”
A Doosan Bobcat anunciou oficialmente, no passado dia 27 de agosto, a inauguração do eFORCE LAB., um centro dedicado à investigação e desenvolvimento de baterias, com foco no avanço das tecnologias de eletrificação de nova geração para maquinaria compacta de construção e outros segmentos. A iniciativa representa um passo decisivo no desenvolvimento de baterias modulares estandardizadas.
O novo centro, inaugurado a 26 de agosto em Indeokwon, Anyang-si, província de Gyeonggi (Coreia do Sul), servirá como núcleo de testes e desenvolvimento de tecnologias de baterias concebidas para responder às necessidades da maquinaria de construção eletrificada.
O nome eFORCE LAB. combina o “e” de eletrificação, energia e ecológico, com “Force”, simbolizando a missão de liderar tecnologias energéticas de vanguarda para equipamentos eletrificados.
A cerimónia de abertura contou com a presença da administração da empresa, incluindo Scott Park, CEO e vice-presidente da Doosan Bobcat, e Hyungwon (HW) Park, presidente da Doosan Bobcat ALAO, entre outros executivos globais. Juntos, partilharam a visão de consolidar o eFORCE LAB. como centro mundial de inovação em baterias.
Avanços já no terreno
Desde que lançou as bases do negócio de baterias, em 2023, a Doosan Bobcat implementou com sucesso os seus packs de baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), desenvolvidos internamente, em empilhadores Bobcat no final de 2024. Já foram entregues mais de 100 unidades equipadas com estas baterias, confirmando os primeiros resultados positivos da estratégia de comercialização.
O primeiro projeto de investigação oficial do eFORCE LAB. é o desenvolvimento do Bobcat Standard Unit Pack (BSUP), uma solução modular de baterias de nova geração para equipamentos de construção e de movimentação de materiais. Concebido como blocos independentes, o BSUP permite aumentar a capacidade energética através da acumulação de unidades modulares. A estreia está prevista para empilhadores, com posterior expansão para carregadoras compactas, escavadoras e outros equipamentos Bobcat.
“A eletrificação é um futuro inevitável: é uma transformação já em curso no sector da construção. Com o eFORCE LAB. como o nosso centro global de I&D, estamos a projetar soluções otimizadas para os ambientes exigentes onde operam os equipamentos de construção, definindo novos padrões para a indústria”, destacou Scott Park.
Estratégia de integração vertical
A Doosan Bobcat tem vindo a investir numa estratégia de integração vertical com o objetivo de reforçar a qualidade e a resiliência da cadeia de fornecimento. Em outubro de 2024, a empresa adquiriu a Doosan Mottrol, internalizando a produção de componentes hidráulicos — elementos-chave da transmissão em máquinas com motor de combustão.
Com a tecnologia própria de baterias agora integrada no seu portefólio, a Doosan Bobcat está preparada para responder em simultâneo às necessidades de equipamentos de combustão interna e soluções elétricas, consolidando a sua posição como referência global em inovação e transição energética na maquinaria compacta.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nova TERRADISC HT 12000 reforça gama de grades Pöttinger
01 Set 2025
BKT destaca a importância do conforto acústico no sector agrícola: pneus silenciosos para mais eficiência e sustentabilidade
01 Set 2025
Doosan Bobcat inaugura eFORCE LAB: centro de I&D de baterias acelera desenvolvimento de soluções modulares
01 Set 2025
BUPi: quando o Estado pede aos proprietários para fazer o trabalho que lhe caberia
28 Ago 2025