O que fazer quando o trabalho é tanto que já não há mãos a medir? Contratar colaboradores. E quando um ano fiscal gera 80 000 euros de lucro? Abrir uma segunda oficina. E como se consegue quadruplicar o número de clientes empresariais? Através da abertura de uma terceira oficina no centro de Lisboa. A história de sucesso de David Carreto e do seu Carreto's Group é uma combinação de paixão, estratégia, visão e parceiros fortes. Há um ano, o empresário introduziu os panos de limpeza e as mantas absorventes da Mewa para assegurar a qualidade do serviço pós-venda e para trabalhar de forma mais amiga do ambiente. O serviço completo da Mewa faz parte do conceito de expansão.

Os objetivos estão definidos: em dois anos, o Carreto's Group terá um volume de negócios de 5 milhões de euros e, em três anos, contará com dez oficinas. “E vai acontecer”, assegura David Carreto, plenamente convencido. Atualmente, conta com uma equipa de 28 colaboradores e colaboradoras e 9.000 clientes – 60 % particulares e 40 % empresariais. Até ao final do ano, vamos abrir a nossa quarta oficina. Para além disso, estamos a criar um centro de colisão aqui ao lado, com cinco novos postos de trabalho. E ainda este ano, vamos iniciar o comércio de carros seminovos da Mercedes-Benz, informa o empresário de 42 anos.
A Mewa integra o plano de negócios para cada nova oficina
A colaboração com a Mewa é parte integrante da estratégia de crescimento. O prestador de serviços têxteis assegura que os mecânicos das oficinas da Carreto no Cacém, em Lisboa e em Almada, têm sempre à disposição panos de limpeza e mantas absorventes limpos. A Mewa recolhe os têxteis para lavagem e entrega-os novamente após o rigoroso controlo de qualidade de várias fases. “Li um artigo na net, numa revista de oficinas, sobre o sistema da Mewa, e pensei: Uau, este sistema vai-me tirar a preocupação de ter aqui sempre panos limpos e também já não preciso de dar seguimento aos resíduos. Percebi logo que a Mewa me conseguia oferecer toda esta organização e estrutura. Para além disso, os panos e as mantas são reutilizáveis. E pensei: Ótimo, com um gesto simples consigo tornar a Carreto’s ainda mais amiga do ambiente”, recorda David Carreto. Quando o colaborador da Mewa visitou a oficina em Lisboa, em setembro de 2024, assinaram logo contrato. Desde então, todo o Grupo Carreto’s opera com os panos de limpeza e as mantas absorventes de óleo. “Estou completamente satisfeito. Os meus mecânicos conseguem trabalhar mais rápido porque os panos são bem mais absorventes. E também estão mais motivados porque notam: Não é uma coisa qualquer que me estão a pôr à frente para eu usar, mas um pano profissional. A Mewa trouxe-nos mais tranquilidade, estrutura e limpeza no negócio. E, aliás: A Mewa faz parte do plano de negócios de cada nova oficina Carreto's.”

Nelson Silva, chefe de oficina da Carreto’s Cacém, descreve o posicionamento estratégico dos panos na oficina para estarem sempre ao alcance dos colaboradores: “Assim, os mecânicos não têm de andar muito. Os panos contaminados são colocados no seu próprio recipiente.” Este contentor de segurança da Mewa pode ser fechado hermeticamente e serve para guardar e transportar os têxteis usados de forma segura e em conformidade com a lei. “As mantas ajudam-nos a manter o chão mais limpo, e os panos são muito práticos e também têm sido uma mais-valia”, considera o mecatrónico. O seu colega de trabalho, Ricardo Vidigal, também valoriza os têxteis por estes serem ecológicos: “Há pessoas que ainda usam trapos velhos ou papel, e depois vai tudo para o lixo, enquanto os panos e as mantas da Mewa são lavados e reutilizados.”

A fórmula de sucesso da Carreto's: proximidade ao cliente + transparência + estrutura
A especialização em veículos da marca Mercedes-Benz foi a ideia que fez toda a diferença. Surgiu da observação de que, em Portugal, os condutores e as condutoras costumam deixar de levar os seus carros novos à oficina concessionária da marca após três a quatro anos. Foi sobre este fundamento que o empresário construiu o conceito, que integra a proximidade aos clientes e a transparência como valores-chave. “O preço é o que o cliente paga, o valor é o que o cliente leva. E o que é o valor? A proximidade com o serviço, a transparência nas fotografias, a rapidez no contacto, a sinceridade na passagem de informação. As pessoas apreciam isso. E é precisamente porque somos transparentes que temos mais negócio. A maior parte das oficinas automóveis não consegue ser transparente. Não porque não queiram ou não saibam. Simplesmente, não têm estrutura organizada.” O Carreto’s Group, por sua vez, tem uma equipa sólida, possui uma estrutura organizada e trabalha com método. Existem guias e padrões de qualidade.

David Carreto adora e vive o seu negócio: “Acredito que, ao proporcionar boas condições de trabalho, posso melhorar a vida das pessoas que trabalham comigo, e isso melhora a minha.” O empresário de 42 anos, cujo pai já era mecânico automóvel, está a construir algo grandioso. Será que ele espera passar, um dia, o negócio à próxima geração? “A minha filha Maria gosta de carros, mas eu quero que ela escolha.”
Etapas de uma história de sucesso:
2014 – David Carreto demite-se do cargo de mecânico na C. Santos e abre a sua primeira oficina
2021 – Abertura da Carreto’s Almada após um ano fiscal de sucesso
2023 – Abertura da Carreto’s Lisboa | O Grupo Carreto’s aumenta a quota de clientes empresariais de 10 % para 40 %
2024 – Início da colaboração com a Mewa
2025 – Até ao final do ano: abertura da quarta oficina
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arménio Pereira de Sousa entrega escavadora Wacker Neuson EW100 à ADESA
06 Nov 2025
Roadshow Bobcat 2025 atrai profissionais à Michaelis & Martins em Esmoriz
06 Nov 2025
Zeppelin Maquinaria lança campanha de inverno com a série telescópica ZRANGE
06 Nov 2025
Emissões zero: a Volkswagen Group Logistics e a MAN impulsionam a transformação
06 Nov 2025