Evento do sector na MAN, em Munique, reúne empresas internacionais de logística

- “Os camiões elétricos são a chave para tornar o transporte rodoviário sustentável”, afirma Simon Motter, Diretor da Volkswagen Group Logistics.
- O transportador Nanno Janssen garante: “O transporte de longo curso com eTrucks já é possível hoje.”
- O MAN eTruck, com o seu sistema modular de baterias, cobre mais de 80% de todas as aplicações de camiões: desde a distribuição e construção até ao transporte de longo curso e logística automóvel.
- A transformação está em marcha: já foram encomendados mais de 1.000 eTrucks à MAN.
- “A infraestrutura de carregamento precisa de um impulso, através de aprovações mais rápidas e da expansão das redes elétricas”, sublinha Friedrich Baumann, Diretor de Vendas da MAN.
A Volkswagen Group Logistics e a MAN Truck & Bus querem impulsionar em conjunto a eletrificação do transporte rodoviário de mercadorias. Para isso, as duas empresas convidaram empresas internacionais de logística, operadores de parques de carregamento, fabricantes de estações de carga e clientes com experiência na operação de eTrucks para o MAN Truck Forum, a 5 de novembro deste ano. O mote do evento foi: “Juntos por uma logística sustentável, juntos por zero emissões.”

Simon Motter, Diretor da Volkswagen Group Logistics, explica: “Na Group Logistics, trabalhamos continuamente para minimizar o impacto ambiental das nossas operações de transporte. Para além da otimização dos processos, a nossa iniciativa transversal “goTozero impact logistics“ centra-se em tecnologias e energias sustentáveis como alavancas essenciais para uma maior proteção climática. No transporte terrestre, em particular, as emissões de CO₂ dos camiões a gasóleo são especialmente elevadas em relação ao desempenho de transporte. É por isso que consideramos os veículos elétricos a bateria a tecnologia mais adequada para uma frota de veículos comerciais mais amiga do ambiente. A cooperação, tanto dentro do Grupo como com os nossos parceiros, é crucial: o nosso objetivo comum é proteger o clima e preservar os recursos.”
A logística dos fornecedores do sector automóvel caracteriza-se por um elevado grau de padronização. Em muitos casos, são utilizados contentores de carga com um metro de altura. Assim, uma altura de compartimento de carga de cerca de três metros permite empilhar três destes contentores. Isto requer camiões com uma altura particularmente baixa de quinta roda, conhecidos como “lowliners” ou “ultra-tractors”. Desde o lançamento dos seus modelos elétricos eTGX e eTGS, em outubro de 2023, a MAN é o único fabricante a oferecer camiões lowliner elétricos.
Desde o início de 2025, os camiões elétricos MAN já percorreram de forma fiável mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária nas frotas de grandes prestadores de serviços logísticos europeus. Isto comprova a adequação prática dos veículos para uma ampla variedade de tarefas de transporte. A geração eTruck da MAN apresenta um sistema modular de baterias que permite aos clientes escolher entre maior autonomia ou maior capacidade de carga útil. Mais de 80% de todas as aplicações de camiões, desde o transporte de estaleiro e de contentores amovíveis até à logística automóvel, podem ser realizadas com os eTrucks da MAN.
“Os primeiros clientes já percorreram bem mais de 100.000 quilómetros com um MAN eTGX em pouco mais de um ano. Isto mostra que os camiões elétricos são fiáveis e práticos. E cada vez mais clientes chegam à mesma conclusão: atualmente temos cerca de 1.000 encomendas dos nossos eTrucks, e a tendência continua a crescer”, explica Friedrich Baumann, membro do Conselho de Administração da MAN para Vendas e Soluções ao Cliente.

“Na Alemanha, prolongámos a isenção de portagens para camiões sem emissões até 2031. É um sinal importante, que dá aos nossos clientes a previsibilidade necessária. No entanto, as pequenas e médias empresas precisam de mais apoio através de programas de financiamento. A expansão da infraestrutura de carregamento também necessita de um novo impulso, com processos de aprovação mais rápidos e a expansão das redes elétricas”, acrescenta o Diretor de Vendas da MAN.
Os programas de financiamento visam permitir que empresas economicamente sólidas, mas com menor disponibilidade de capital, consigam fazer a transição — por exemplo, através de empréstimos ou garantias.
A empresa de transportes Nanno Janssen, sediada em Leer, já tem 35 camiões elétricos na sua frota e mais veículos a caminho, incluindo 15 modelos MAN eTGX. O diretor-geral Nanno Janssen partilhou a sua experiência prática no MAN Truck Forum, em Munique: “O transporte de longo curso com camiões elétricos já é possível hoje na Europa. Agora é uma questão de escalar a tecnologia.”
A Volkswagen Group Logistics e a MAN organizaram o E-Experience Event para que empresas de logística, fabricantes de veículos comerciais, expedidores e fornecedores de infraestrutura de carregamento pudessem trabalhar em conjunto para eliminar reservas ainda existentes e encontrar soluções para um transporte de mercadorias mais sustentável. Afinal, concretizar a transição para sistemas de propulsão mais amigos do ambiente em toda a Europa requer o esforço conjunto de todos os intervenientes. Só juntos será possível alcançá-lo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arménio Pereira de Sousa entrega escavadora Wacker Neuson EW100 à ADESA
06 Nov 2025
Roadshow Bobcat 2025 atrai profissionais à Michaelis & Martins em Esmoriz
06 Nov 2025
Zeppelin Maquinaria lança campanha de inverno com a série telescópica ZRANGE
06 Nov 2025
Emissões zero: a Volkswagen Group Logistics e a MAN impulsionam a transformação
06 Nov 2025