A BOGE acaba de apresentar o airtelligence provis 3, um sistema de controlo de última geração concebido para transformar a gestão de salas de ar comprimido, apostando numa abordagem mais eficiente, flexível e preparada para a Indústria 4.0.

Considerado o “cérebro” do sistema de ar comprimido, o airtelligence provis 3 integra hardware e software numa única solução, permitindo ligar, adicionar e gerir um número ilimitado de compressores, redes e acessórios. Através da sua porta Ethernet, o sistema possibilita comunicação simultânea entre vários terminais, garantindo uma gestão centralizada e em tempo real.
Um dos grandes diferenciais deste controlo é a sua capacidade de integrar não só compressores BOGE mais antigos, como também equipamentos de outras marcas, assegurando compatibilidade e proteção do investimento existente. A arquitetura aberta OPC-UA, independente da plataforma, permite ainda a realização de auditorias energéticas completas, com medições de potência, estudos de custos e relatórios detalhados.
Na prática, o airtelligence provis 3 coordena automaticamente todos os compressores e componentes ligados, selecionando a combinação ideal de equipamentos em função das necessidades reais do sistema. A pressão é regulada dentro de intervalos definidos, otimizando o funcionamento global e reduzindo significativamente os custos energéticos. O sistema pode ainda ser programado com base em prioridades, caudal necessário ou critérios de eficiência operacional.

Desenvolvido com foco na eficiência, flexibilidade e escalabilidade, o novo controlo de sala da BOGE posiciona-se como uma solução preparada para ambientes industriais exigentes e em constante evolução. A gestão centralizada baseada em dados reais permite às empresas tomar decisões mais informadas, melhorar a estabilidade operacional e avançar para uma produção mais sustentável.
Com esta solução, a BOGE reforça a sua aposta em tecnologias inteligentes que vão além do fornecimento de equipamentos, colocando o controlo, a fiabilidade e a visão de futuro no centro da gestão do ar comprimido industrial.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DEVELON Série 9 reforça segurança e produtividade com inteligência artificial
22 out 2026
CLAAS investe mais de 70 milhões de euros na fábrica de Paderborn
21 out 2026
FENAREG identifica 111 projetos de regadio que exigem investimento de 1,1 mil milhões de euros
21 out 2026
Herkulis participa no grande encontro mundial da FAE em Itália
21 out 2026