Josep Ventura
Export manager
Agroglobal 2018
ENTREVISTA
Segundo nos contou, “Somos a marca nº1 em tratores especializados na Europa e com a gama mais completa, o objetivo da Antonio Carraro em Portugal é continuar a melhorar e apoiar uma rede de vendas em contínuo crescimento num dos mercados mais dinâmicos do sul da Europa na atualidade. Atualmente temos 12 concessionários em Portugal, o nosso objetivo é alcançar um número próximo dos 17. Temos trabalhado muito no sul do país mas há muito trabalho a fazer principalmente no centro e norte do país. A intenção é que o cliente não tenha que fazer mais de 50 km para encontrar um ponto de venda e assistência. A agricultura especializada portuguesa está a orientar-se cada vez mais para tratores inovadores, fiáveis e eficientes. Aproveitando a visibilidade garantida pela Agroglobal, a Antonio Carraro apresenta os modelos mais vendidos dos seus segmentos de mercado; desde tratores compactos para agricultores hobby, até equipamentos profissionais altamente tecnológicos, dedicados à agricultura especializada e desenhados para ultrapassar qualquer adversidade em terrenos difíceis e em condições desfavoráveis. Tudo isso sem perder de vista a comodidade e a segurança do operador. Esta é a primeira vez que estamos diretamente numa feira em Portugal. A vertente demonstrativa e profissional da Agroglobal seduziu-nos”.
Chassis Integral Oscilante Antonio Carraro - ACTIO
O novo chassis ACTIO, em destaque na Agroglobal, está constituido por uma robusta estrutura de ferro que respeita os eixos, cujo interior alberga a transmissão do trator e que consta de uma articulação central com oscilação longitudinal de até 15°. As duas partes oscilantes adaptam-se de forma independente à sinuosidade do terreno, garantindo estabilidade e tração a cada instante. A aderência dos pneus é constante, o que permite colocar no solo toda a potência do motor e aumentar o rendimento e a segurança.
Tratores reversíveis
O sistema de condução reversível RGSTM Antonio Carraro goza de uma longa e prestigiada tradição; permite inverter em poucos segundos a posição do posto de condução para utilizar as alfaias mais importantes com total comodidade e simplicidade em ambos os sentidos de marcha. Os tratores reversíveis são um marca distintiva da gama Antonio Carraro. A companhia trouxe dois dos seus reversíveis mais célebres à Agroglobal:
– O TRX 9900 de 85 CV, esteve em exposição: trator isodiamétrico reversível, veloz e compacto, fabricado para se adaptar ao maior número de atividades possível. Mantem uma boa iluminação do solo apesar do seu posto de condução baixo, o que lhe confere versatilidade em qualquer situação, além de uma potência e estabilidade ideais, inclusivamente nas circunstâncias mais complicadas – mudanças de inclinação lateral/vertical, espaços reduzidos, kiwi, vinhas em cordão, etc.–. O TRX está especialmente indicado para tratamentos e trabalhos em fileiras baixas situadas em encostas acentuadas.
– TRG 10900 Ergit R, esteve em demonstração: trator rígido reversível único da sua espécie. Graças às suas rodas traseiras de maior tamanho e à sua iluminação melhorada relativamente ao TRX, o TRG adapta-se, além de a vinhas e pomares, às tarefas de olival quer seja intensivo ou superintensivo, frutos secos assim como trabalhos de profundidade (lavoura) e de tração (floresta). Conjuga, de uma forma invulgar, força, estabilidade, compatibilidade e iluminação. Por tudo isso, não tem concorrente no mercado: é um trator reversível, potente e ágil, útil tanto em campo como nas tarefas de manutenção urbana durante o inverno; um trator adequado para os 365 dias do ano. Durante a Agroglobal foi possível observar a nova cabine Antonio Carraro equipada com AIR e certificada ROPS/FOPS (anticapotamento e proteção contra queda de objetos), predisposta para pressurização categoria 4: a máxima comodidade para o operador.
TGF – Cabine baixa e pressurização categoria 4
Dentro da série TGF encontrava-se o TGF 9900 em exposição e o TGF 10900 R em demonstração.
Desenhado para pomares com folhagem densa, vinhas em cordão ou em latada e qualquer tarefa de baixa altura. O TGF 9900 e o TGF 10900 Ergit R, de 85 CV e 98 CV respetivamente, chegaram à Agroglobal equipados com a cabine low-profile Protector, incrivelmente cómoda apesar da sua altura contida (até 174 cm) nas suas duas versões: versão base Protector S e versão com acessórios Protector 100; esta última também está disponível com pressurização categoria 4, o nível de proteção mais elevado da categoria. Conforme mencionou Josep Ventura “este é um aspeto muito importante na vertente de demonstração. Muitos agricultores valorizam o seu posto de condução e as condições da cabine, mas só conseguem comprovar as diferenças quando se sentam na máquina e percepcionam a realidade. É aí que se faz a diferença”.
SX – Articulado profissional
Além da Série Major, a Antonio Carraro leva à Agroglobal tratores articulados de potência média-alta: O SX 7800 S (71 CV) e o SX 9900 (85 CV) são tratores supercompactos com a potência necessária para desempenhar as atividades mais pesadas em fileiras estreitas; contam com uma transmissão 16+16 e TDF sincronizada, e podem equipar-se com uma cabine panorâmica climatizada Starlight.
Mercado Português para a Antonio Carraro, segundo Josep Ventura:
- Rede de vendas: “Atualmente temos 12 concessionários o nosso objetivo é alcançar os 17 concessionários. Procuramos crescer mais no centro e norte do país onde existem grandes oportunidades”.
- Maior potencial comercial da Antonio Carraro em Portugal: “Em Portugal a Antonio Carraro aposta essencialmente em tratores de 85 a 100 cv. Com banco reversível. Isodiamétricos ou rodas diferentes. Igualmente nos mini-tratores e nos tratores de 50 CV (média potência) temos bom potencial. Devido aos terrenos declivosos em fileiras estreitas, também existe potencial no produto articulado de última geração”.
- Evolução do agricultor português: “Existem 2 realidades. O agricultor que não obtém frutos, infelizmente continua a usar tratores obsoletos ou não adaptados às suas necessidades. Mas nos agricultores profissionais e nas empresas agrícolas que, com uma profissionalização, estamos a falar de áreas maiores, e estamos a entrar bem neste tipo de clientes. Nestes casos argumentos como consumo, serviço, custos de manutenção, proteção de riscos laborais (questão da cabine), ROI, etc. tornam-se mais importantes e geralmente fazem compreender ao cliente a adequação da proposta da Antonio Carraro”.
- Valor acrescentado: “A reputação da Antonio Carraro é excelente. Há clientes que pensam que não podem almejar ter um trator destes, mas na realidade conseguimos fechar negócios. Estamos a ganhar, ano após ano, quota de mercado e é uma quota de qualidade. Compreendemos que somos a única marca de tratores especializados que tem uma só cor, uma só rede de vendas e o nosso lema é “Tractor People”, porque estamos muito perto do agricultor. Estamos a obter benefício dessa melhoria na capilaridade da rede comercial”.
- Importância do concessionário: “A penetração é afetada pela qualidade do concessionário. Não é difícil encontrar concessionários, mas leva tempo encontrar concessionários que possam compreender e partilhar a nossa filosofia de marca. Na Antonio Carraro tentamos fazer uma distribuição ordenada para o bem do cliente e a qualidade do serviço técnico que merece como cliente Antonio Carraro. Assim mantém-se uma cadeia de confiança e de valor, que é muito importante. Por outro lado, a Antonio Carraro não troca de concessionário facilmente. Pode demorar tempo a encontrar um concessionário mas depois estabelece relações duradouras, é como um casamento”.
- Culturas onde a Antonio Carraro tem crescido mais: “Kiwi, onde temos mais máquinas em operação, principalmente graças ao trabalho dos concessionários mais antigos. As novas incorporações na rede de vendas são de grande valia e uma força que nos permitirá abrir novas áreas: Pequenos frutos, como mirtilo, framboesas. Também começámos muito bem em olival e amendoal intensivo. Distribuindo por zonas: Algarve (citrinos), Alentejo (fruta e olival), Douro (vinha), Oeste (fruta), Beira interior (fruta), Nordeste (fruta e vinha). Novas áreas de estufas que estão a aparecer por todo o país. Zonas de vinha no Norte do Distrito de Lisboa”.
Equipa técnico-comercial da Antonio Carraro na Agroglobal 2018