João Hébil
Director Geral Espanha e Portugal
Manitou - FIMA 2020
Para dar resposta a este sentimento, nesta edição da FIMA 2020, as novidades da casa francesa passaram por:
Empilhador telescópico ultracompacto da Manitou
O empilhador telescópico MLT 420 constitui uma novidade na Península Ibérica e foi possível vê-lo em detalhe na FIMA. Com uma altura de 1,97 m e um comprimento de 1,49 m, esta nova máquina coloca-se entre as mais compactas do mercado. Graças especialmente aos seus 4 modos de direção e ao seu raio de viragem muito curto (3,06 m), o MLT 420 trabalha com facilidade em zonas apertadas. É o sócio ideal para a movimentação de fardos, a manutenção de estábulos ou inclusivamente a alimentação de gado.
As caraterísticas da cabine, idênticas à do MLT 625, permitem ao operador desfrutar de uma comodidade ideal e de uma tomada de controlo rápida.
O novo MLT de grande rendimento está equipado com um motor Stage V de 57 cv e possui uma capacidade de carga de 2 t para uma altura máxima de 4,35 m. Este modelo agrícola, com as suas 4 rodas motrizes, os seus guarda-lamas e sistema de limpeza automática do radiador é perfeito para as condições todo-o-terreno e de muito pó.
Gama de carregadoras articuladas MLA
A nova gama Manitou MLA é composta por 8 modelos e também esteve em destaque na FIMA. Estas máquinas, perfeitas para trabalhar em espaços exíguos, adaptam-se perfeitamente às necessidades de movimentação de cargas agrícolas, como a pecuária de bovinos de leite ou ovinos. A capacidade de descarga varia de 875 kg até 5 t para uma altura de elevação de entre 2,5 m e 5,20 m. As carregadoras articuladas são facilmente manejadas e oferecem uma excelente visibilidade 360º.
2 modelos estão equipados com uma lança telescópica, trata-se do MLA-T 516-75 e do MLA-T 533-145 V+ (5,20 m de altura de elevação e 3,3 t de capacidade máxima).
Em conversa com João Hébil, responsável da operação ibérica, foi possível perceber que a marca teve em 2019 um dos melhores anos em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao sector agrícola. Num total de 200 máquinas Manitou vendidas, 40 foram entregues ao mundo agrícola. Isto traduz-se num valor do mercado agrícola de cerca de 20%. Números nunca antes vistos em Portugal. Como indica Hébil "Este crescimento deve-se em primeiro lugar à aceitação do conceito da nossa máquina agrícola em Portugal. Por outro lado tem a ver com o investimento que temos feito nestes últimos 2 anos na promoção deste produto".
De referir que em Portugal existem vários sectores agro-industriais que têm acolhido muito bem a máquina Manitou. Segundo João Hébil esses sectores são os melhores "reclames" da marca em Portugal, "Áreas de negócio como a avicultura e a pecuária trouxeram uma nova centralidade aos equipamentos Manitou. Quando um potencial cliente percebe que um sector tão competitivo trabalha com as nossas máquinas fica imediatamente curioso por perceber melhor a nossa abordagem como marca e como produto orientado e profissional".
Por fim João Hébil deixa uma mensagem aos agricultores portugueses "Temos uma presença forte em Portugal, o êxito dos agricultores portugueses é o nosso êxito. Estaremos sempre ao seu lado na busca das melhores soluções para dar resposta às necessidades de um sector tão complexo e decisivo para a economia nacional".